Programação
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Atividade: construção de um quadro resumindo as concepções de cinco correntes da filosofia da ciência.
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Antônio Carlos Gil, Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999. Capítulo 2 - Métodos das Ciências Sociais.
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A. J. Alves-Mazzotti e F Gewandsznajder, O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2ª ed., 1998, pp. 10 a 41.
Atenção: neste arquivo, estão faltando as páginas 12 e 13 do livro.
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Este arquivo contém as páginas 12 e 13 que faltam no outro arquivo.
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Regina M. R. Borges, Em Debate: cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2ª ed., 2007. Capítulo 3 – Em que consiste o conhecimento científico?, pp. 31 a 48.
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CACHAPUZ, António; GIL-PEREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia: um requisito essencial para a renovação da educação científica. In: CACHAPUZ, António; GIL-PEREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. p. 37-70
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A. C. Kasseboehmer e L. H. Ferreira, Elaboração de hipóteses em atividades investigativas em aulas teóricas de química por estudantes de ensino médio. Química Nova na Escola, v. 35, n. 3, p. 158-165, 2013.
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Lemes, A. F. G.; Porto, P. A.; Introdução à filosofia da química: uma revisão bibliográfica das questões mais discutidas na área e sua importância para o ensino de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, p. 121-147, 2013.
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R. Hoffmann, O mesmo e o não-mesmo. R. L. Ferreira trad. São Paulo: EDUNESP, 2007, pp. 37 – 41, 121 – 130.
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Entregar no dia 03/05.
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Marco Antonio Moreira, “Behaviorismo, Humanismo e Cognitivismo”, in: Teorias de Ensino e Aprendizagem, São Paulo: EPU, 1999.
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"Psicologia e Educação"
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Philip Ball, Beyond the bond. Nature, v. 469, p. 26-28, 2011.
Este texto foi sugerido pela aluna Talita Sertorio Teixeira.
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M. A. Moreira, A teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel, in Teorias da Aprendizagem, São Paulo: EPU, 1999, p. 151 a 165.
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W. P. Brum e E. Schuhmacher, Aprendizagem Significativa: revisão teórica e apresentação de um instrumento para aplicação em sala de aula. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, vol. 14, n. 1, 2015.
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L. Ferracioli, Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 194, p. 5-18, 1999.
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J. D. Herron, Piaget para químicos - Explicando o que “bons” estudantes não conseguem compreender. Trad. P. A. Porto. Journal of Chemical Education, v. 52, p. 146-150, 1975.
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C. Coll-Salvador et alii, A teoria sociocultural da aprendizagem e do ensino. In: Psicologia do Ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2000, p. 258-266.
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As duplas e trios foram formados pelos alunos durante a aula de 24/05.
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L. H. Sasseron; A. M. P. Carvalho, “Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, pp. 59-77, 2011.
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T. Milaré; G. P. Richetti; J. P. Alves Filho, “Alfabetização Científica no Ensino de Química: uma análise dos temas da seção Química e Sociedade da revista Química Nova na Escola”. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, pp. 165-171, 2009.
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W. L. P. Santos; E. F. Mortimer, “Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira”. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, pp. 133-162, 2000.
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M. S. Melo, A transição entre os níveis macroscópico, submicroscópico e representacional - uma proposta metodológica. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Brasília: Universidade de Brasília, 2015, pp. 15-21.
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R. Canzian; F. A. Maximiano, Alterações nos sistemas em equilíbrio químico: análise das principais ilustrações presentes em livros didáticos. In: R. Gauche (coord.), XV Encontro Nacional de Ensino de Química - Anais. Brasília: Universidade de Brasília, 2010, 12pp.
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