Objetivo: Proporcionar a reflexão e análise sobre a prática docente universitária na área de Ciência Animal e Pastagens em ambiente acadêmico envolvendo ensino e pesquisa.

Justificativa da disciplina: Muitos são os pós-graduandos que se dedicam ou irão se dedicar à docência e pesquisa sem nenhuma etapa reflexiva sobre o ensino universitário e sobre experiências docentes consolidadas. Isto é particularmente verdadeiro para os pós-graduandos recém formados que atuarão em estágios supervisionados de docência junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE da USP (Portaria GR 3190/26/10/99). A disciplina procura introduzir discussões relevantes para a prática docente, considerando especificidades de áreas, formação do docente, inserção de disciplinas na matriz curricular, e ainda propiciar experiência na preparação e ministração de aula. O contato com sucessos e insucessos de outras experiências é privilegiado pelo formato expositivo dialogado durante as aulas, com discussão sobre o estágio PAE e suas perspectivas neste aspecto do aprender com o fazer docente e na percepção da história da formação de pesquisadores e docentes do ensino superior pela USP.

Carga horária: 45

Número de créditos: 3

Programa: A disciplina é dividida em quatro partes que envolvem formatos de participação dos pós-graduandos - 1) ciclo de aulas com especialista em pedagogia do ensino universitário para abordar temas sobre: O papel sócio-político do ensino superior; A identidade do professor universitário; A aula como espaço de produção do conhecimento; Interação entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem; Autonomia e avaliação do estudante; 2) elaboração de um memorial de formação ; 3) resenha circunstanciada individual discutindo a percepção do estudante sobre o conjunto de informações apresentadas;  e 4) apresentação de aula de 40-50 minutos sobre um tema do interesse e domínio do pós-graduando em uma das disciplinas oferecidas pelo departamento de Zootecnia no curso de graduação em Engenharia Agronômica.

Cálculo do conceito final: O conceito final será atribuído com base na avaliação do desempenho nas atividades realizadas durante o semestre, a saber: (i) dedicação presencial e participação(ii) avaliação do plano de trabalho e aula; (iii) memorial de formação; e (iv) resenha circunstanciada individual. Os itens i, ii e iii são avaliados pelo cumprimento da tarefa, enquanto o item iv é avaliado pela qualidade do material apresentado. Portanto, em se cumprindo as tarefas, o item iv definirá o conceito final da disciplina. A importância da resenha está no fato deste material abranger a síntese da contribuição da disciplina para a formação pedagógica do(a) pós-graduando(a), onde espera-se uma análise crítica dos conceitos apresentados em: sala de aula, materiais bibliográficos recomendados, intervenções durante as aulas e também na avaliação das aulas ministradas pelos pós-graduandos. A resenha não deve se constituir em resumo ou transcrição do conteúdo das aulas, mas em sistematização que explicite as relações construídas entre conceitos, experiências pessoais e aula ministrada na disciplina, evidenciando o posicionamento do autor.

Procedimentos gerais: O plano de aulas pode ser alterado de acordo com a necessidade ou conveniência do andamento do curso, disponibilidade de recursos, etc. Para o bom andamento da disciplina, solicita-se sejam observadas fielmente as disposições deste programa.
 
Bibliografia: 


Cadernos de Pedagogia Universitária USP - Repositório deste sítio.

Carvalho, A.M.P., e D.G. Pérez. 2000. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. Coleção Questões de Nossa Época 26. Editora Cortez, São Paulo, SP.            

Cunha, M.I. 2007. O Bom Professor e Sua Prática. 16ed. Editora Papirus, Campinas, SP

Cunha, M.I. 2007. Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Editora Papirus, Campinas, SP.

Krasilchick, M. 1986. Prática de Ensino. Ciências Biológicas. 2ed. Editora Harper, São Paulo, SP.

Krasilchick, M. 1987. O Professor e o Currículo de Ciências: temas básicos da educação e ensino. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Massetto, M. 1992. Aulas Vivas. M.G. Editora, São Paulo, SP.

Massetto, M. 2003. Competência Pedagógica do Professor Universitário. Summus Editorial, São Paulo, SP.

Massetto, M.; organizador. 1998. Docência na Universidade. Editora Papirus, Campinas, SP.

Moreira, D.; organizador. 1997. Didática do Ensino Superior: Técnicas e Tendências. Editora Pioneira, São Paulo, SP.

Pimenta, S.G.; e L.G.C. Anastasiou. 2002. Docência no Ensino Superior. Editora Cortez, São Paulo, SP.

Vasconcelos, M.L.M.A. 2000. A Formação do Professor do Ensino Superior. Editora Pioneira, São Paulo, SP. USP. Caderno Pedagogia Universitária.

Periódicos

Cadernos de Pesquisa (ISSN 0100-1574) [Fundação Carlos Chagas]

Ciência & Educação (ISSN 1516-7313) [Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru]

Educação e Pesquisa (ISSN 1517-9702) [Faculdade de Educação da USP]

Educação e Sociedade (ISSN 0101-7330) [Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES/UNICAMP]

Enseñanza de las Ciências (ISSN 0212-4521) [Universitat Autônoma de Barcelona]

Interface – Comunicação, Saúde, Educação (ISSN 1414-3283) [Escola de Medicina da UNESP, “campus” de Botucatu]

Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-24780) [Editora Autores Associados, Rio de Janeiro, RJ]

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (http://www.rbep.inep.gov.br) [INEP-MEC]