Capacitar estudantes de pós-graduação, particularmente entomologistas e fitopatologistas, para pesquisa e ensino na área de transmissão de agentes fitopatogênicos por artrópodes. Ensinar fundamentos e técnicas experimentais para estudos de transmissão, e fornecer subsídios para o manejo racional de doenças de plantas associadas a insetos vetores.
Fornecer aos alunos o embasamento teórico em ecologia, de forma a aplicarem os conhecimentos na área de Entomologia Agrícola, com ênfase ao Manejo de Pragas. Os itens básicos que estruturarão a disciplina serão: Ecologia de populações, Estrutura de comunidades e Ecologia de Agroecossistemas, sempre com enfoque direcionado para a Ecologia de Insetos.
Fornecer conceitos básicos em manejo integrado de pragas (MIP), proporcionar conhecimento e discutir sobre as principais táticas e estratégias de controle dentro da perspectiva de integração, para desenvolver e adotar o MIP nos cultivos agrícolas, de modo a evitar danos econômicos, efeitos negativos da aplicação de agroquímicos e contaminação do aplicador, ambiente e alimento, respeitando o meio ambiente.
(1) levantamento bibliográfico para fins taxonômicos, (2) métodos de coleta e conservação de insetos, (3) noções sobre evolução dos insetos (4) classificação e filogenia de Insecta, com ênfase nas ordens de insetos de importância agrícola e (5) noções de nomenclatura zoológica.