Oferecer aos alunos de pós-graduação conhecimentos dos principais métodos cromatográficos de análise, para que sejam capazes de selecionar a técnica adequada de acordo com a análise.
Oferecer aos alunos de pós-graduação os fundamentos bioquímicos e fisiológicos da fermentação etanólica, especialmente sobre a fermentação industrial brasileira de produção de bioetanol. Tais embasamentos credenciariam os profissionais a proporem soluções científicas apropriadas para o melhoramento do processo industrial.
Discutir conceitos relativos a ecologia microbiana, envolvendo aspectos como densidade de comunidades, diversidade filogenética e funcional. Adicionalmente, pretende-se dar uma visão de como as teorias ecológicas desenvolvidas para animais e plantas se adéquam ao estudo de comunidades microbianas. A disciplina deverá proporcionar uma base teórico-prática sobre a responsividade de comunidades microbianas à alterações do ambiente, com destaque para práticas agrícolas, que podem induzir alterações na estrutura de tais comunidades, influenciando na sustentabilidade agrícola. A ementa vem preencher um espaço nas grades de cursos de microbiologia com relação a ecologia de tais comunidades.
Discutir conceitos relativos a adaptação fisiológica e molecular de extremófilos e sua utilização como um recurso biológico em diversas áreas da medicina, indústria, agricultura e meio ambiente. A disciplina deverá proporcionar base teórico-prático sobre estratégias de isolamento e aproveitamento biotecnológico. A ementa vem preencher um espaço nas grades de cursos de microbiologia com relação a descoberta de novas espécies e análise funcional de micro-organismos de ecossistemas raros ainda intocados, do mesmo modo que esta disciplina vem complementar o escopo de muitos outros cursos de pós-graduação oferecidos nas Universidade brasileiras.