A proposta visa expandir para a FDRP a experiência do projeto Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA), desenvolvido por docentes da FFLCH desde 2015. O PLEA partiu da constatação de que a dificuldade de compreensão e produção de textos representa um obstáculo para muitos graduandos. Tal carência pode comprometer a consecução do objetivo primeiro de um curso universitário: a formação, isto é, o desenvolvimento do espírito crítico imprescindível para a conquista de autonomia do pensamento e do agir. A falta de domínio básico da linguagem pode manifestar-se na inserção precária de estudantes na universidade ou em evasão. Considere-se que a autonomia intelectual permite ao estudante reconhecer conscientemente suas habilidades e carências bem como modos de superá-las, distinguindo a qualidade de acesso ao conhecimento, formas de apropriar-se dele e dar continuidade a sua formação para além da graduação. Assim, prepara-se o estudante para o mercado de trabalho ou a pós-graduação, âmbitos hoje em rápidas mudanças. Nesse contexto situa-se o objetivo maior do PLEA: desenvolver metodicamente habilidades de leitura e escrita de textos argumentativos complexos, no trânsito por diferentes especialidades, promovendo a autonomia crítica, bem como as competências expressivas. Pretende-se contribuir, desse modo, para a inserção acadêmica do estudante, intervindo nas causas de reprovações e evasão. Além disso, espera-se que os estudantes desenvolvam a autoconsciência dos procedimentos requeridos pelo estudo em nível superior, reconheçam as estratégias de exposição de diferentes escolas teóricas e, assim, exerçam o espírito crítico e a autonomia intelectual. A consecução desse objetivo requer prática sistemática de exercícios realizados com textos de diferentes linhas disciplinares, para que o confronto entre eles possibilite ao estudante o acesso à diversidade de correntes de pensamento e de estruturas de argumentação, bem como às estratégias de construção dos próprios textos.

O método de trabalho consiste na elaboração de sucessivos tipos de fichamento da estrutura expositiva de textos argumentativos e de uma dissertação. A sequência de exercícios tem o apoio de monitores, que corrigem os trabalhos e semanalmente promovem o diálogo com cada grupo de estudantes.

A metodologia do PLEA está organizada em uma sequência de 14 encontros divididos em dois módulos (8h30 – 10h00 e 10h30-12h00). O primeiro módulo é ministrado por docentes do consórcio, que se encarregarão de explicar o método e apresentar os textos a serem lidos e fichados e seus/suas autores/autoras. No segundo módulo, os estudantes reúnem-se em grupos orientados por monitores para a realização de uma oficina prática: discutir o texto, as fichas previamente elaboradas e compará-las. A sequência de fichamentos prepara a escrita, que é objeto de aulas específicas e novos exercícios.