A disciplina objetiva proporcionar ao estudante: 1) Reflexões sobre questões educacionais e sobre os fundamentos da didática; 2) Identificação dos principais modelos do pensamento educacional, seus representantes e as contribuições que cada um dos modelos apresentados oferece à ação educativa do profissional da área de ciências agrárias e biológicas (evolução sóciofilosófica das ideias pedagógicas); 3) Análise e discussão sobre os principais pressupostos teóricos da Didática, e as relações desses como o processo de ensinar e aprender e a estruturação do trabalho docente; 4) Refletir sobre a relação teoria-prática, ao aplicar o conteúdo da didática no contexto das relações entre educação e sociedade, com ênfase especial ao ensino técnico na área de ciências agrárias e ciências biológicas; 5) Entendimento sobre a importância da transposição didática, 6) Conceituar planejamento de ensino e distinguir os diferentes tipos de plano de ensino, bem como suas partes principais; 7) Reconhecer a relação que existe entre as fases que compõem o planejamento de ensino; 8) Desenvolver cada fase do planejamento de ensino, a saber: determinação de objetivos, seleção e organização dos conteúdos, dos procedimentos de ensino, dos recursos de ensino, indicar as competências e habilidades que poderão ser trabalhadas e os procedimentos e técnicas de avaliação do ensino; 9) Estruturar exemplos de planos de ensino atendendo aos itens já relacionados e considerando o campo específico da prática pedagógica; 10) Reconhecer o papel da educação a distância e das novas tecnologias da informação e comunicação, na condução de novos formas de ensinar e aprender; 11) Gestão do ensino e aprendizagem e técnicas de manejo de tempo, espaço e organização da classe; 12) Realizar atividades relacionadas a prática como componente curricular como: planejamento e execução de seminários; observação sobre o contexto educativo em escola do ensino formal, para analisar as relações professor – aluno e a abordagem didática realizada em sala de aula, valorizando os conhecimentos pedagógicos do conteúdo; 13) Visitas didáticas a espaços de educação formal e informal para reflexões sobre o contexto didático.

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