O curso tem como objetivo introduzir os alunos aos estudos das temáticas centrais do Brasil Monárquico e das principais discussões historiográficas que dizem respeito aos aspectos políticos, culturais, sociais e econômicos, além da história das ideias, que são considerados fundamentais para o período. A perspectiva de abordagem dos temas terá como fundamento a análise de questões historiográficas, teóricas e metodológicas capazes de capacitar e instrumentalizar os alunos tanto para a pesquisa quanto para a docência.
O curso tem como objetivo analisar os processos históricos que marcaram a formação do Estado no Brasil e a consolidação de uma economia escravista nacional, no período que vai da Independência à República, fornecendo um quadro para análise do século XIX em relação aos seguintes temas: 1. Emergência das estruturas do Estado; 2. Desenvolvimento de uma elite escravista e liberal e suas tensões frente ao estado; 3. Expansão, restrição e estrangulamento da economia escravista, enfocando as tensões decorrentes do fechamento do tráfico de escravos, da política emancipacionista e do movimento da abolição, entre outras questões. Por meio do delineamento dos contextos político, econômico e social do XIX, o curso busca elaborar uma releitura do período, propondo perspectivas que ensejem uma abordagem da história social dos segmentos subalternos. Bem como uma releitura da história política, propondo novas abordagens sobre as instituições monárquicas e suas relações com os diversos setores sociais.
O curso também procura contribuir para a formação de professores no Ensino Fundamental e Médio, por meio do aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à expressão escrita em língua portuguesa (o que se dá com atividades específicas de interpretação e produção de textos), pela construção de procedimentos de análise documental, distinguindo as diferentes linguagens e suas implicações nos processos de interpretação dos dados que podem ser coletados, e com o tratamento substantivo das várias linguagens que constituem o documento histórico), bem como pelo engajamento dos alunos em múltiplas experiências pedagógicas (seminários, preparação de aulas, atividades extraclasses).
- Docente: Ozias Paese Neves