A educação é o caminho para a emancipação. Dentro desta perspectiva esperamos que a experiência vivida pelo estudante do curso de medicina da FMRP-USP (tanto as curriculares quanto as extracurriculares) proporcione oportunidades reais e significativas para a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para a prática da profissão, tendo como premissa a segurança e o bem-estar pessoal e das pessoas e comunidades com quem o futuro médico vai interagir e atuar profissionalmente. Espera-se que ao longo da graduação seja possível aos estudantes construir e reconhecer a própria identidade profissional. Isto incluirá conhecimentos essenciais e habilidades para a prática profissional: comunicação verbal, não verbal e escuta ativa, história e exame físico, raciocínio clínico, pensamento científico e crítico, tomada de decisão, educação, promoção, prevenção e reabilitação da saúde tanto no nível pessoal ou na comunidade. Aderir e respeitar os valores da profissão (profissionalismo) e ser aquele que advoga em favor dos interesses de seus pacientes, respeitando e defendendo também o sistema de saúde. O estudante também deve ser capaz de trabalhar colaborativamente atuando, de maneira adequada e efetiva, como membro de equipes ou liderando-as. Como a prática profissional é dinâmica e sujeita a mudanças constantes, é necessário aprender continuadamente, a partir da reflexão sobre suas próprias experiências e propor ajustes e melhorias a partir da identificação de suas próprias fortalezas e recursos, bem como as lacunas e necessidades. O desenvolvimento pessoal e profissional é um eixo do novo currículo de medicina, e no segundo ano continuaremos com as atividades reunindo estudantes (8 alunos) com seus mentores, agora com foco maior nas narrativas das vivências dos próprios estudantes (curriculares e extracurriculares) seguidas de reflexão e oportunidade de conversa e devolutiva feita pelos mentores da disciplina. Além disso os mentores terão a oportunidade de acompanhar o desempenho dos estudantes nas disciplinas curriculares do segundo ano, auxiliando os estudantes a identificarem seus pontos fortes e oportunidades de melhoria ao longo do processo de formação.