A proposta desta disciplina visa a examinar discursos da e sobre a escolaridade privilegiando
as especificidades da contribuição e da análise de fontes diversificadas, com vistas a
apreender a conexão transnacional de tendências e de modelos educativos. Para tanto,
pretende-se:
1) Realçar o potencial explicativo da exploração das categorias usadas nas estatísticas
para conformar a compreensão dos discursos da e sobre a escolaridade;
2) Destacar a importância de se analisar as categorias e as temáticas abordadas nos
textos de orientação pedagógica (manuais para professores; relatórios de inspeção,
documentação escolar, por exemplo) e nos livros usados para ensinar (cartilhas, livros
didáticos, por exemplo), considerando diferentes marcos temporais a fim de se
apreender as mudanças e as permanências presentes na cultura escolar;
3) Ressaltar a potencialidade de se analisar os discursos da e sobre a escolaridade por
meio dos significados produzidos pelos registros fotográficos realizados do cotidiano
escolar, com vistas a construir uma memória de seus sujeitos e seus artefatos;
4) Evidenciar como o exame dessas fontes se vincula à análise dos processos por meio
dos quais se constituem as imagens, os símbolos e os signos utilizados para identificar
socialmente a escola e os grupos nela atuantes e que funcionam para legitimar
práticas, valores e projeto e acabam por forjar uma memória coletiva, assim como
compõem um território de significados para compreendê-los que ultrapassam
fronteiras, permitindo, assim, apreender especificidades e recorrências.
- Docente: Paula Perin Vicentini
- Docente: Rachel Duarte Abdala
- Docente: Rita de Cassia Gallego
- Docente: Vivian Batista da Silva