A proposta desta disciplina visa a examinar discursos da e sobre a escolaridade privilegiando as especificidades da contribuição e da análise de fontes diversificadas, com vistas a apreender a conexão transnacional de tendências e de modelos educativos. Para tanto, pretende-se: 1) Realçar o potencial explicativo da exploração das categorias usadas nas estatísticas para conformar a compreensão dos discursos da e sobre a escolaridade; 2) Destacar a importância de se analisar as categorias e as temáticas abordadas nos textos de orientação pedagógica (manuais para professores; relatórios de inspeção, documentação escolar, por exemplo) e nos livros usados para ensinar (cartilhas, livros didáticos, por exemplo), considerando diferentes marcos temporais a fim de se apreender as mudanças e as permanências presentes na cultura escolar; 3) Ressaltar a potencialidade de se analisar os discursos da e sobre a escolaridade por meio dos significados produzidos pelos registros fotográficos realizados do cotidiano escolar, com vistas a construir uma memória de seus sujeitos e seus artefatos; 4) Evidenciar como o exame dessas fontes se vincula à análise dos processos por meio dos quais se constituem as imagens, os símbolos e os signos utilizados para identificar socialmente a escola e os grupos nela atuantes e que funcionam para legitimar práticas, valores e projeto e acabam por forjar uma memória coletiva, assim como compõem um território de significados para compreendê-los que ultrapassam fronteiras, permitindo, assim, apreender especificidades e recorrências.