Ginecologia e Obstetrícia
Geral: O objetivo deste curso é propiciar um cenário adequado para o desenvolvimento de habilidades fundamentais pelo pós-graduando para a construção de uma postura crítica, ética e proativa, com ênfase no seu preparo para saber lidar com a Ética em Pesquisa. Estão incluídos conhecimentos, habilidades, competências e atitudes essenciais para o exercício competente e ético da pesquisa clínica e experimental. Específicos: a- Criar um ambiente de construção de conhecimento de práticas profissionais pautadas nos princípios da Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos; b- Capacitar os pesquisadores para a aplicabilidade do Código de Boas Práticas científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e das diretrizes do Comitê de Integridade Científica e Boas Práticas em Pesquisa da FMRP-USP. c- Apresentar as diretrizes e resoluções que regem a Ética em pesquisa em seres humanos e a estruturação dos órgãos regulamentadores (CEP e CONEP). d- Discutir os mais recentes conhecimentos na Ética em Pesquisa de áreas temáticas especiais do CONEP; e- Entender as peculiaridades da construção e aplicação do consentimento livre e esclarecido; f- Propiciar conhecimentos atuais sobre a Ética em pesquisa animal;
1) Promover a análise crítica da literatura científica encorajando a aprendizagem por pares;
2) Discutir as atualidades nos mecanismos etiológicos da endometriose e da sua fisiopatologia relacionada aos seus dois principais sintomas: infertilidade e dor;
3) Destacar aspectos moleculares genéticos, epigenéticos e imunológicos da doença;
4) Aplicações do modelo experimental em endometriose;
5) Aplicações de técnicas de biologia molecular em endometriose.
6) Discutir, baseado nas bases etiopatogênicas, as implicações clínicas para o diagnóstico e tratamento.
Geral: Apresentar e capacitar em técnicas de pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas e tecnológicas. Específicos: • Compreender o que é a pergunta científica e qual sua importância; • Discutir níveis de evidências científicas; • Conhecer o processo de publicação de artigos e importância dos fatores de impacto dos periódicos; • Fontes de informação científica: introduzir as principais bases de dados e seus objetivos; • Compreender a estruturação dos descritores em pesquisa e a diferenciação com termos livres; • Conduzir pesquisas bibliográficas por assunto, usando de forma eficiente os descritores, operadores lógicos booleanos e grupos limites de assunto.