Enf Materno-infantil e Saúde Pública
- Conhecer o cenário sócio–político-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde. - Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil. - Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade. - Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
- Conhecer o cenário social-político-econômico-cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde. - Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil. - Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade. - Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
Esta disciplina será desenvolvida tomando como base, a articulação da formação ao mundo do trabalho e o referencial pedagógico crítico-reflexivo. Objetivo geral Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência técnico-política da organização e gestão do sistema de saúde e prática de enfermagem para construção da integralidade tendo a atenção primária em saúde como reorganizadora dos demais níveis de atenção. Objetivos específicos 1. Reconhecer a organização do setor saúde no Brasil à luz das diretrizes das políticas de saúde. 2. Desenvolver competências gerenciais para o trabalho de enfermagem nos serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde.
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
1. Analisar a partir da teoria do trabalho de Karl Marx a suficiência atual de seu paradigma na compreensão dos distintos formatos dos processos produtivos. 2. Discutir os paradigmas que têm permitido compreender os processos de trabalho em saúde em suas possibilidades tecnológicas de transformação no cotidiano dos serviços. 3. Conhecer a atual produção das teorias gerenciais como possibilidades de introduzir novos elementos analíticos.