Opções de inscrição
Nesse primeiro semestre de 2022, propõe-se analisar o que poderíamos caracterizar como sendo uma Psicanálise Perinatal que, dedicada a este campo fenomenológico e clínico se articula com diversas áreas do conhecimento, dentre elas a das Teorias do Desenvolvimento.
A psiquiatria infantil e a psicologia perinatal são propostas atuais de campos de saber e de intervenção que congrega saberes interdisciplinares, dirigidas aos profissionais da saúde, especialmente no que se refere aos cuidados dos bebês e suas famílias em diversos contextos e situações. Neste contexto, temos duas propostas consolidadas, de base psicanalítica, para o cuidado deste campo de fenômenos clínicos: a psicologia periantal (tal como a propôs Antonio Imbasciati) e a psicopatologia perinatal (tal como propõe Bernard Golse e Sylvain Missonnier).
Minha proposta, nesse semestre, é fazer uma apresentação histórico-crítica da proposta e constituição de uma psicanálise perinatal para, em seguida, apontar para que tipo de desenvolvimento poderíamos considerar poderem ser feitos a partir da teoria do desenvolvimento do SER (tal como descrita por Winnicott).
- Docente: Leopoldo Pereira Fulgencio Junior