Programação
Aula 01. Apresentação do curso
Nesta primeira aula apresentarei o curso, sua proposta, seu plano de conteúdos a serem ministrados, seu cronograma e nosso modo de avaliação.
24/08/2022. Aula 1. Apresentação do curso
Link para a aula gravada
https://drive.google.com/file/d/1x9sPfg_icA0AdwVu2cvMnhnOnmRYR8t0/view?pli=1
Este curso é dedicado a fornecer instrumentos, do ponto de vista da psicologia, para que vocês possam atuar como Terapeutas Ocupacionais
Ele é um curso misto, comungando atividades aulas-aovivo com aulas-gravadas, sempre acompanhadas e sustentadas por mim
Apresentação
Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão)
A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)
As teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional
Filme: Freud, Além da Alma
Apresentação dos fundamentos da psicanálise
Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade
As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud (quadro geral)
Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise
O lugar de Winnicott na História da Psicanálise
Para Ler Winnicott
Winnicott & Freud: continuidades e rupturas
Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER
O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise?
Brincar como uma atividade que tem valor expressivo (Klein)
Brincar como uma atividade que tem valor em si mesma, pelo fato de ser feito (Winnicott)
Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos
Aula de Finalização do Curso
*
Disciplina: PSA0286 - Psicologia do Desenvolvimento II
Developmental Psychology II
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2008
Desativação:
Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo principal fornecer ao graduando no curso de Terapia Ocupacional a compreensão do que são as teorias do desenvolvimento do ser humano, especialmente no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Propõe-se, dentro do campo das Teorias do Desenvolvimento, apresentar, como continuidade da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento I”: a teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) e a teoria do desenvolvimento sócio-afetivo do ponto de vista da psicanálise (especialmente, Freud e Winnicott). Nessa direção poderemos analisar, neste contexto, a teoria da comunicação em Winnicott, que é uma teoria do brincar-com e do estar-com o outro, útil para a prática da terapia ocupacional.
Docente(s) Responsável(eis)
907384 – Leopoldo Fulgencio
Programa Resumido
1. Introdução e quadro Geral
a. O que são e para que servem as teorias do desenvolvimento?
b. Campos e tipos das teorias do desenvolvimento
2. Teorias cognitivas do desenvolvimento
a. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista de Piaget (revisão)
b. O desenvolvimento da pessoa do ponto de vista de Wallon
3. O desenvolvimento socioemocional do ponto de vista da psicanálise
b. A teoria do desenvolvimento da sexualidade (Freud)
b. A teoria do desenvolvimento do ser (Winnicott )
4. A teoria da atividade de BRINCAR
Avaliação
Participação nas aulas.
Fichamentos de textos e de vídeos que são parte do programa do curso.
FICHAMENTOS ENTREGUE AO LONGO DO CURSO
Método
Procedimentos docentes: Aulas expositivas e discussões com a participação dos alunos.
Procedimentos discentes: fichamentos de textos; assistir vídeos com temas do curso.Critério
Frequência às aulas, participação nas aulas, avaliação de fichamentos e nota obtida na avaliação do trabalho final do curso.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho.
REFERÊNCIAS BÁSICAS:
Bibliograficas
Fulgencio, L. (2022). Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento. Estudo Crítico-Comparativo (Vol. 1. Origens e Consolidação). São Paulo: Blucher-FAPESP.
Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.
Aula 02
Aula 02
31/08/2022. Aula 02. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento
link para a aula gravada:
https://drive.google.com/file/d/1art_RyTsG06pgrXM8lDdAbg1Fj8jTKSW/view
1. “Teorias do Desenvolvimento: Aspectos Gerais”
“Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento”
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
14/08/2022. Aula 3. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão)
“Teoria do Desenvolvimento Cognitivo do ponto de vista de Piaget”
Aula 04. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Henri Wallon)
21/09/2022. Aula 4. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)
Aula 5. Os fundamentos da psicanálise
28/09/2022. Aula 05. Filme: Freud, Além da Alma
um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston, com trilha sonora de Jerry Goldsmith.
Aula 6. Análise dos fundaments da psicanálise
05/10/2022. Aula 06. Apresentação dos fundamentos da psicanálise
Introdução ao pensamento de Freud
Parte 1:
53:07 tempo
Parte 2:
20:25 tempo
Aula 7. A teoria do desenvolvimento da sexualidade
12/10.2022. Aula 07. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade
A Teoria do Desenvolvimento da Sexualidade, gravado em 30/09/2021
Aula 8. As teorias psicanalíticas do desenvolvimento
19/10/2022. Aula 8. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud
Parte 1 (35:19):
Parte 2 (43:10):
Aula 9. Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise
26/10/2022. Aula 9. Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise
O lugar de Winnicott na História da Psicanálise
Para Ler Winnicott
Parte 1. Para ler Winnicott: 00:54:00
Parte2 . Para ler Winnicott:
01:24:00
Winnicott & Freud: continuidades e rupturas
Vídeo complementar: para assistir como aprofundamento
“Winnicott e Freud: continuidades, desenvolvimentos e rupturas”
aula 10. A teoria do desenvolvimento do SER
02/11/2022. Aula 10. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER
Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto
1:23:46
Aula 11. O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise? I
09/11/2022. Aula 11.
Brincar como uma atividade que tem valor expressivo (Klein) e Brincar como uma atividade que tem valor em si mesma, pelo fato de ser feito (Winnicott)
Winnicott, Donald Woods. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.
Aula 12. O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise? II
16/11/2022. Aula 12.
Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos
Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.
https://youtu.be/PaS7_xEs82o