Programação

  • Tópico 2

    Conceituação e caracterização da aprendizagem - 29/03

  • Tópico 4

    Aprendizagem por reestruturação - 19/04

  • Tópico 5

    Proposta de síntese: aprendizagem implícita e explícita - 03/05
  • Tópico 6

    Organização dos grupos e temas para aulas 10 a 12 - 10/05

    • Orientações e Cronograma das Apresentações Pasta
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-PSA1200-2022101
  • Tópico 7

    Aprendizagem: o papel da hereditariedade e ambiente - 17/05

  • Tópico 8

     O papel da afetividade e da cognição na aprendizagem 17/05

  • Tópico 9

    A natureza do conhecimento cotidiano, escolar e científico -24/05

  • Tópico 10

    Apresentação Seminários - 31/05
    Temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem 

    Grupo
    Tema:
    G161A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição.
    G236
    O processo de ensino-aprendizagem da leitura em uma turma de alunos surdos: uma análise das interações mediadas pela Libras.
    G434A aprendizagem da escrita e a escolaridade materna.
    G1240
    Concepções de professores da educação especial (APAEs) sobre a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual: um estudo a partir da teoria vigotskiana.
    G1611Aprendizado implícito em usuários intensivos de videogame

    • Tópico 11

      Apresentação Seminários - 07/06
      Temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem 

      G369Afetividade e metacognição em percepções de estudantes sobre sua aprendizagem em física.
      G670As emoções nas interações e a aprendizagem significativa.
      G1084Problemas emocionais e de comportamento e rendimento escolar em adolescentes.
      G873Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem.
      G1382Sintomas ansiosos e depressivos em universitários brasileiros.

      • Tópico 12

        Apresentação Seminários - 14/06
        Temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem 

        G78A influência de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças e adolescentes.
        G972Problemas externalizantes e agressividade infantil: uma revisão de estudos brasileiros.
        G1162Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola.
        G153O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica.
        G574O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche.

        • Tópico 13

          Fechamento da disciplina - 21/06

          Auto-avaliação e resolução de dúvidas.

          • Tópico 14

            Prova individual - 28/06
            Conteúdo: aulas e seminários

            • Tópico 15

              RECUPERAÇÃO - 05/07

              A combinar, conforme calendário do semestre.