Programação

  • AULA 1. 16/08/2022. Apresentação da Disciplina e Organização das atividades da parte Prática em tempos de Pandemia COVID-19

    16/08/2022. Apresentação da Disciplina e Organização das atividades da parte Prática em tempos de Pandemia COVID-19 



    • AULA 2. 23/08/2022. Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: aspectos do contexto educacional latino-americano.

      EIXO 1. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO 

      23/08/2022 – Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: aspectos do contexto educacional latino-americano.

      TEXTO BÁSICO 

      SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Escolarização na América Latina: avanços e impasses. In: Lisbeth Rebollo Gonçalves e Marilene Proença Rebello de Souza. (Org.). Miradas sobre a América Latina: primeiro Ciclo de Aulas sobre Educação e Cultura. 1ed.São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2020, v. 1, p. 18-28. Acesso pelo endereço https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Miradas-Sobre-a-Am%C3%A9rica-Latina.pdf

      SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 13, n. 1, p. 179-182, 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 85572009000100021&lng=en&nrm=iso>. 

      access on 23 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021 



      • AULA 3. 30/08/2022 – Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar

        30/08/2022 – Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar 


        TEXTO BÁSICO 

        PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e

        rebeldia. São Paulo: Intermeios. 2015.  Cap.: O Modo capitalista de pensar a escolaridade. 

        Ver portal Maria Helena Souza Patto https://mariahelenasouzapatto.site/



        • AULA 4. 13/09/2022 – O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil

          13/09/2022 –  O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil 


          Vídeo: A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Dar86zYdCnc 



          • AULA 5. 20/09/2022 - Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar e Educacional

            Eixo 2. A PSICOLOGIA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA 

            20/09/2022 - Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar e Educacional

            TEXTO BÁSICO

            SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, v. 23, p. 129-149, 2010. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2461/2199



            • AULA 6. 04/10 /2022 Medicalização da Educação: contribuições interdisciplinares na compreensão e enfrentamento às práticas medicalizantes na educação básica

              27/09/2022 Medicalização da Educação: contribuições interdisciplinares na compreensão e enfrentamento às práticas medicalizantes na educação básica

              TEXTO BÁSICO

              MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Para uma crítica da medicalização na educação. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 16, n. 1, p. 136-142, June 2012 . Available from 

              <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100014&lng=en&nrm=iso>. access on 29 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014. 

              Vídeos sobre o tema 

              Medicalização da timidez nas escolas", Acesso 

              Sinopse: O curta-metragem “Medicalização da Timidez nas Escolas” é fruto do projeto de extensão “Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Piauí”, sob a coordenação do docente do curso de Psicologia, Prof. Dr. Fauston Negreiros, é composto por pedagogos, psicólogos, estudantes de graduação e de mestrado, professores da rede de ensino. Lançado no VII Seminário de Extensão da UFPI (SEMEX). A animação apresenta uma escola, problematizando como a criança considerada “tímida” pode ser discriminada na sala de aula como portadora de algum tipo de desvio ou distúrbio. A partir dessa percepção, é diagnosticada e inserida em sala especial de acompanhamento. O curta discute o papel da escola no processo de medicalização do comportamento da criança que se diferencia do esperado para a classe. Vídeo premiado por concurso na UFPI. 

              Ex.ET. Acesso

              Sinopse: A animação apresenta um planeta fictício em que comportamentos que estão fora dos padrões estabelecidos não são aceitos. O protagonista é uma criança que age com a criatividade e vivacidade próprias da infância, mas em desacordo com o esperado. O vídeo conta como esta comunidade intolerante lida com ela, passando pela medicalização. Desse modo, o vídeo faz, ao mesmo tempo, crítica e denúncia que fazem pensar sobre nossa própria sociedade. 



              • AULA 7. 11/10/2022 Princípios para uma atuação de psicólogos na Educação


                Eixo 3. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 

                11/10/2022 –Princípios para uma atuação de psicólogos na Educação

                TEXTO BÁSICO 

                CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – Documento “Referências Técnicas para Atuação de psicóloga(o)s na Educação Básica”. 2019. Disponível no sitio https://site.cfp.org.br/wp content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf 



                • AULA 8 8/10/2022 Educação Inclusiva: Políticas e desafios

                  TEXTO BÁSICO 

                  Matos, S. N., & Mendes, E. G. (2014). A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762



                  • AULA 9. 25/10/2022 Atendimento a Queixa Escolar

                    25/10/2022 Atendimento a Queixa Escolar

                    SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. In SOUZA,B.P. Orientação à Queixa Escolar (Org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, 1.a. Ed., p. 97-118.  

                    Portal Orientação à Queixa Escolar  

                    TEXTO BÁSICO

                    Endereço de acesso: https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/



                    • AULA 10. 01/11/2022 Intervenção da Psicologia na Educação Básica: a serviço de quê?

                      01/11/2022 Intervenção da Psicologia na Educação Básica: a serviço de quê?

                      TEXTO BÁSICO 

                      MACHADO, Adriana Marcondes. Os psicólogos trabalhando com a escola: intervenção a serviço do quê?. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. ed.