Programação
-
AULA 1. 16/08/2022. Apresentação da Disciplina e Organização das atividades da parte Prática em tempos de Pandemia COVID-19
16/08/2022. Apresentação da Disciplina e Organização das atividades da parte Prática em tempos de Pandemia COVID-19
-
AULA 2. 23/08/2022. Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: aspectos do contexto educacional latino-americano.
EIXO 1. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
23/08/2022 – Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas: aspectos do contexto educacional latino-americano.
TEXTO BÁSICO
SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Escolarização na América Latina: avanços e impasses. In: Lisbeth Rebollo Gonçalves e Marilene Proença Rebello de Souza. (Org.). Miradas sobre a América Latina: primeiro Ciclo de Aulas sobre Educação e Cultura. 1ed.São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2020, v. 1, p. 18-28. Acesso pelo endereço https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Miradas-Sobre-a-Am%C3%A9rica-Latina.pdf
SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 13, n. 1, p. 179-182, 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 85572009000100021&lng=en&nrm=iso>.
access on 23 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100021
-
AULA 3. 30/08/2022 – Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar
30/08/2022 – Psicologia e Educação no Brasil: do problema de aprendizagem ao fracasso escolar
TEXTO BÁSICO
PATTO, Maria Helena Souza. Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e
rebeldia. São Paulo: Intermeios. 2015. Cap.: O Modo capitalista de pensar a escolaridade.
Ver portal Maria Helena Souza Patto https://mariahelenasouzapatto.site/
-
AULA 4. 13/09/2022 – O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil
13/09/2022 – O percurso histórico da Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo e no Brasil
Vídeo: A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Dar86zYdCnc
-
AULA 5. 20/09/2022 - Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar e Educacional
Eixo 2. A PSICOLOGIA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
20/09/2022 - Elementos para a construção do pensamento crítico em Psicologia Escolar e Educacional
TEXTO BÁSICO
SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, v. 23, p. 129-149, 2010. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2461/2199
-
AULA 6. 04/10 /2022 Medicalização da Educação: contribuições interdisciplinares na compreensão e enfrentamento às práticas medicalizantes na educação básica
27/09/2022 Medicalização da Educação: contribuições interdisciplinares na compreensão e enfrentamento às práticas medicalizantes na educação básica
TEXTO BÁSICO
MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Para uma crítica da medicalização na educação. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 16, n. 1, p. 136-142, June 2012 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100014&lng=en&nrm=iso>. access on 29 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014.
Vídeos sobre o tema
Medicalização da timidez nas escolas", Acesso
Sinopse: O curta-metragem “Medicalização da Timidez nas Escolas” é fruto do projeto de extensão “Fórum de Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Piauí”, sob a coordenação do docente do curso de Psicologia, Prof. Dr. Fauston Negreiros, é composto por pedagogos, psicólogos, estudantes de graduação e de mestrado, professores da rede de ensino. Lançado no VII Seminário de Extensão da UFPI (SEMEX). A animação apresenta uma escola, problematizando como a criança considerada “tímida” pode ser discriminada na sala de aula como portadora de algum tipo de desvio ou distúrbio. A partir dessa percepção, é diagnosticada e inserida em sala especial de acompanhamento. O curta discute o papel da escola no processo de medicalização do comportamento da criança que se diferencia do esperado para a classe. Vídeo premiado por concurso na UFPI.
Ex.ET. Acesso
Sinopse: A animação apresenta um planeta fictício em que comportamentos que estão fora dos padrões estabelecidos não são aceitos. O protagonista é uma criança que age com a criatividade e vivacidade próprias da infância, mas em desacordo com o esperado. O vídeo conta como esta comunidade intolerante lida com ela, passando pela medicalização. Desse modo, o vídeo faz, ao mesmo tempo, crítica e denúncia que fazem pensar sobre nossa própria sociedade.
-
Eixo 3. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
11/10/2022 –Princípios para uma atuação de psicólogos na Educação
TEXTO BÁSICO
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – Documento “Referências Técnicas para Atuação de psicóloga(o)s na Educação Básica”. 2019. Disponível no sitio https://site.cfp.org.br/wp content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf
-
TEXTO BÁSICO
Matos, S. N., & Mendes, E. G. (2014). A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762
-
25/10/2022 Atendimento a Queixa Escolar
SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar. In SOUZA,B.P. Orientação à Queixa Escolar (Org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, 1.a. Ed., p. 97-118.
Portal Orientação à Queixa Escolar
TEXTO BÁSICO
Endereço de acesso: https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/
-
01/11/2022 Intervenção da Psicologia na Educação Básica: a serviço de quê?
TEXTO BÁSICO
MACHADO, Adriana Marcondes. Os psicólogos trabalhando com a escola: intervenção a serviço do quê?. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M.(Orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008, 2ª. ed.