Programação

  • avisos para aula 1 - 15/03

    Caros/as/es. 

    MENSAGEM 3 (16/03/22) (sobre divisão dos grupos)

    Para a divisão dos pequenos grupos de 8/9 estudantes, da turma A e B, preencher a planilha (lembrando:  turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias -, e turma B - de Julia Q. Santos a Viviane M. Saboia). 

    PLANILHA PARA DIVISÃO DOS GRUPOS:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-1Jy-NcAnq7iCOs1hudJ4yUR_Kn0wi91S1l1Ic0Y_Ss/edit?usp=sharing

    MENSAGEM 2 (14/03/22) 

    PARA A PRIMEIRA AULA (no dia 15/03) FAREMOS UMA DIVISÃO PELA LISTA DE PRESENÇA (a turma será dividida devido à necessidade de distanciamento).

    SALA 12 turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes)

    SALA 15 turma B - de Julia Q. Santos a Viviane M. Saboia (34 estudantes)

    MENSAGEM 1 (10/03/22) 

    Terça feira que vem, dia 15 de março, iremos nos encontrar das 10:00 às 12:00hs para uma conversa sobre o funcionamento e o objetivo da disciplina Sujeito, Educação e Sociedade nesse contexto atual.  A Comissão de Graduação irá informar sobre as salas das disciplinas na sexta-feira (escreveremos, novamente, quando soubermos). Seremos quatro pessoas trabalhando na disciplina: duas professoras e duas monitoras. Que bom será nos encontrarmos. Até terça.




  • aula 2 - 22/03

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes):

    sala 15 - aula sobre o TEXTO de Carlos Rodrigues Brandão (O que é Educação) 

    turma B -  de Julia Q. Santos a Viviane M. Saboia (34 estudantes): 

    sala 12 - encontro dos grupos da turma B na sala 12 com Beatriz Ardana (monitora). Atividades: (1) levar por escrito um texto  com cerca de 10 linhas para ser socializado sobre a seguinte questão: Como foi seu percurso, sua experiência, com a educação? (circunstâncias marcantes, uma educação não apenas escolar); (2) caderno coletivo.  

    PROPOSTA CADERNO COLETIVO - trabalho a ser realizado durante o semestre em pequenos grupos organizados por drive pelas monitoras. Construir um caderno coletivo  a partir das discussões em sala, questões refletidas e textos lidos.  O caderno pode ser físico ou virtual e ter o uso de escritos,  linguagens diferenciadas, colagens, desenhos...

    TEXTO de Carlos Rodrigues Brandão - O que é Educação. Ler capítulos: (1) Educação: isto e aquilo e o contrário de tudo e (2) Sociedade contra estado: classe e educação (pp 54 a 97)




  • aula 3 - 29/03

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes): 

    sala 12 - encontro dos grupos da turma A na sala 12 com Giovana Castro (monitora). Atividades: (1) levar por escrito um texto com cerca de 10 linhas para ser socializado sobre a seguinte questão: Como foi seu percurso, sua experiência, com a educação? (circunstâncias marcantes, uma educação não apenas escolar); (2) caderno coletivo (explicação do caderno coletivo na aula 22/03)

    turma B -  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia (34 estudantes): 

    sala 15 - aula sobre o TEXTO de Carlos Rodrigues Brandão (O que é Educação) 


    TEXTO de Carlos Rodrigues Brandão - O que é Educação. Ler capítulos: (1) Educação: isto e aquilo e o contrário de tudo e (2) Sociedade contra estado: classe e educação (pp 54 a 97).

    OBS : TEXTO foi inserido na aula de 22/03




  • aula 4 - 05/04

    turma A de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes): 

    sala 15 - aula sobre o TEXTO Adorno 

    turma B  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia (34 estudantes):

    Atividade coletiva na sala 12 com monitora Beatriz Ardana. Duas atividades: 

    (I) Leitura do texto Os Rios de Hiroshima, de Ecléa Bosi. 

    Tomando o rio como metáfora, escreva (ou registre com outras linguagens) como esse rio existe nas nossas formas de viver. Traga a produção para socialização na atividade coletiva. 

    (II)Produção do caderno coletivo. 


  • aula 5 - 19/04

    turma A de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes): 

    Atividade coletiva na sala 12 com monitora Giovana Castro. Duas atividades: 

    (I) Leitura do texto Os Rios de Hiroshima, de Ecléa Bosi (inserido na aula 4 de 05/04)

    Tomando o rio como metáfora, escreva (ou registre com outras linguagens) como esse rio existe nas nossas formas de viver. Traga a produção para socialização na atividade coletiva. 

    (II)Produção do caderno coletivo. 


    turma B  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia (34 estudantes):

    sala 15 - aula sobre TEXTO Adorno  (texto inserido na aula 4 de 05/04)



  • aula 6 - 26/04 Micropoderes

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes):

    sala 15 - aula Micropoderes. Discussão de textos de Michel Foucault e Gilles Deleuze

    (1) FOUCAULT, M. (1973). Conferências 4 e 5. In: ___________. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Ed. 2005. (priorizar conferência 5)

    (2) DELEUZE, G. (1992) Post-Scriptum – Sobre as sociedades de controle. In: _________. Conversações. Rio de Janeiro: Ed 34, p.219-226

    turma B -  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia

    sala 12 - atividade coletiva. (1) Ler o conto Um escritor nasce e morre do livro Contos de Aprendiz de Carlos Drummond de Andrade (escrito em 1951). Discutir: Como se criam os movimentos do viver? (2) Caderno coletivo.

  • aula 7 - 03/05

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias 

    sala 12 - atividade coletiva (ver proposta inserida na aula 6)

    turma B -  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia

    sala 15 - aula Micropoderes. Discussão de textos de Michel Foucault e Gilles Deleuze (textos inseridos na aula 6)

    OBSERVAÇÃO - nessas aulas sobre Mircropoderes, comentei do livro O Anti-Édipo de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Saiu uma matéria na Revista CULT sobre os 50 anos desse livro. Envio o link da matéria, caso alguém se interesse. 

    https://revistacult.uol.com.br/home/50-anos-de-o-anti-edipo-do-desejo-e-outras-quimeras/?fbclid=IwAR00dGoccgUjRMXIO8BllMqc5QGb8M0kwKgvl0-v9lE66B7YI1e8U9ivwsg




  • aula 8 - 10/05

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes):

    sala 15 - Violência simbólica e educação

    -  BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In. BOURDIEU, P. (org). A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. pp. 481-486. (OBS: 6 páginas intensas)

    - NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. Um arbitrário cultural dominante. Revista Educação. Biblioteca do Professor: Bourdieu pensa a Educação. São Paulo, vol. 5, . São Paulo, Editora Segmento. p.36-45, set. 2007 

    COMPLEMENTAR - Um texto de Maria Helena Souza Patto em que ela discute a situação educacional brasileira e apresenta uma entrevista feita com uma estudante que representa essa realidade. Muito bom ! 

    - PATTO, M.H. A miséria do mundo no terceiro mundo. In ______Mutações do Cativeiro: escritos de psicologia e política. São Paulo: Hacker Editores/Edusp, 2000 (pp. 187-222)


    turma B -  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia

    sala 12 - atividade coletiva 

    (I)- Bourdieu comenta sobre o problema da invisibilização  dos mecanismos de opressão. Trazer uma obra, produção artística - música, poesia, conto, imagem... - que dê visibilidade à produção de formas de opressão. Socializar essa obra com o subgrupo.

    (II) -  Caderno coletivo


  • aula 9 - 17/05

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes):

    sala 12 - atividade coletiva (proposta inserida na aula 10/05)

    turma B -  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia

    sala 15 - Violência simbólica e educação (ver textos inseridos na aula 10/05)



  • aula 10 - 24/05

    ATIVIDADE DE MEIO DE CURSO 

    Nesse dia as duas turmas terão a mesma atividade: turma A na sala 12 (com Adriana) ; turma B na sala 15 (com Claire). 

    Cada subgrupo irá apresentar para sua turma o processo de construção do caderno coletivo, tematizar sua função e discutir sobre a função da educação na sociedade elegendo alguma/as produção/ões do caderno. Cada subgrupo terá cerca de 15/20 minutos para apresentação.


    LEITURA COMPLEMENTAR. A estratégia do caderno colaborativo tem sido debatida por alguns/mas autores/as. Caso haja interesse, indicamos um texto escrito por Flávia Libermann, Márcia Moraes e Viviane Maximino.


  • aula 11 - 31/05

    turma B - de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia (ATENÇÃO, a aula será para turma B)

    sala 15 - Educação problematizadora 

    Ler capítulo 1 do livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire e assistir ao documentário "As 40 horas de Angicos".

    - FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 31-64, 2005. 

    - As 40 horas de Angicos. Direção: Cristiano Burlan. Brasil: SescTV, 2020.

    turma A -  de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias:

    sala 12 - atividade coletiva 

    (I) - Ouvir o episódio 'De onde a sua família veio?' sobre Carolina Maria de Jesus, do podcast Vidas Negras. Discutam sobre os sentidos da escrita a partir das experiência de Angicos e de Carolina Maria de Jesus. 

    (II) - Incluir algo que represente essa discussão no caderno coletivo



  • aula 12 - 07/06

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias (35 estudantes):

    sala 15 - Educação problematizadora (ver texto e documentário inseridos na aula 31/05)

    turma B -  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia

    sala 12 - atividade coletiva (proposta inserida na aula 31/05)


  • aula 13 - 14/06

    AULA SUSPENSA DEVIDO À GREVE DOS ÔNIBUS. AS DUAS TURMAS APRESENTARÃO NA AULA DO DIA 21/06.

    turma B - de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia (ATENÇÃO, a aula será para turma B)

    sala 15 - Educação para autonomia 

    A partir da leitura do texto completo cada grupo deverá eleger uma ou algumas exigências do ato de ensinar propostas por Paulo Freire e apresentar suas reflexões em aula. Cada grupo terá entre 15 e 20 minutos.

    - FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa.  Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, cap. 1, p. 12-20, 2002.


    turma A -  de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias:

    sala 12 - atividade coletiva

    Compartilhem experiências envolvendo a relação de ensino e aprendizagem na vida universitária que deixaram marcas, de potencialização ou enfraquecimento, em vocês. Hoje, ao se reportarem a essas experiências, o que fariam de diferente? Registrem algo dessa discussão no caderno coletivo.


  • aula 14 - 21/06

    Em virtude do cancelamento da aula de semana passada, as duas turmas farão a apresentação nesta semana. A atividade do caderno coletivo (proposta inserida na aula anterior) deverá ser feita em outro momento, de acordo com a preferência de cada grupo.

    Educação para autonomia 

    A partir da leitura do texto completo cada grupo deverá eleger uma ou algumas exigências do ato de ensinar propostas por Paulo Freire e apresentar suas reflexões em aula. Cada grupo terá entre 15 e 20 minutos.

    - FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa.  Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, cap. 1, p. 12-20, 2002.

    turma A - de Amanda B. Dias a Joyce M. L. Farias: sala 12

    turma B -  de Julia Q. Santos Viviane M. Saboia: sala 15



  • aula 15 - 28/06

    teremos duas atividades de fechamento do curso

    1 - a primeira será no dia 28/06, em que cada grupo apresentará o caderno coletivo construído.

    2 - a segunda será dia 05/07, na aula 16 (explicitada no próximo item)


  • aula 16 - 05/07

    Nesse dia, trazer o primeiro item (1) do trabalho de avaliação descrito abaixo - carta endereçada, para socialização em pequenos grupos. 

    TRABALHO INDIVIDUAL ESCRITO (três partes).

    (1)  Carta endereçada - eleger um/a destinatário/a e escrever uma carta sobre a experiência em Sujeito, Educação e Sociedade.

    (2)  Avaliação do percurso da disciplina - avaliar a escolha dos textos e de outros materiais, didática, forma de trabalho (aula e atividades de subgrupos) e participação da turma.

    (3)  Auto avaliação - fazer uma auto avaliação explicitando os critérios utilizados. Relatar o movimento pessoal na disciplina (diferenciações entre o momento em que entrou e o final).  Inserir nota e frequência.

    Quem quiser, pode reunir o item 2 e 3 em um mesmo item.

    O trabalho escrito, contendo os três itens descritos acima, deverá ser entregue através do moodle até o dia 12/07.

  • Tópico 16


  • Tópico 17

  • Tópico 18

  • Tópico 19

  • Tópico 20

  • Tópico 21