Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
PEA5900 - Tecnologia de Ensino de Engenharia (2020) - 3o Q
Início
Ambientes
2020
EP
PEA
PEA5900-2020-3o Q
21 outubro
perguntas - estratégias
perguntas - estratégias
Clique no link
Perguntas_sobre_Estrategias_2010.doc
para ver o arquivo.
◄ capítulo livro parte 2
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Plano da disciplina PEA 5900 3 Q 2020
trabalhos de 3o Q - 2020
entrega dos grupos e temas de trabalho - até dia 30/9/2020
links de ensino de engenharia
lista de livros
projeto pedagógico POLI-USP - EC2
projeto pedagógico POLI -USP - EC3
guia ortográfico
como fazer uma apresentação em 10 minutos
código de ética da USP
artigo Eric Mazur - novo
artigo Deslauriers - novo
documento novo modelo de avaliação docente da USP - NOVO
video - This Will Revolutionize Education - NOVO
exemplos de artigos de turmas anteriores
exemplos de monografias de turmas anteriores
LDB
diretrizes engenharia MEC 2002
link diretrizes curriculares atuais
novas diretrizes curriculares de engenharia - 2019
resolucao - numero de horas cursos de engenharia
artigo - comparação 48/76 e DCN 2002
48/76
instrumento avaliação - INEP
SINAES - portal
diretrizes do ENADE 2017 - engenharias
Matéria - Competências e habilidades - ENEM
artigo Competências - Revista Abenge
habilidades e competências - texto
instrumento de avaliação de cursos - MEC - novo
resolução 1010/2005 - CREA- atribuições atividades do engenheiro
Resolução Nº 1048 (15/08/2013) do CONFEA
resolução 1073/2016 CONFEA
entrega atividade 1a aula ate 30/09/2020
apresentacao sobre trabalho 1a aula - novo
apresentação - história engenharia
Método do projeto de engenharia
avaliação ensino superior no Brasil - Luiz Roberto Lisa Curi- CNE
1001 usos de um barômetro - Niles Bohr
Qual é o problema? - texto
A Engenharia não é uma ciência exata - Vahan Agopyan, reitor da USP
entrega atividade 2a aula - Características de Bons Professores - até 7/10/2020
Conceitos e Mapa Conceitual - PowerPoint
artigo: MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Marco Antonio Moreira
artigo - Os Professores Podem Fazer Mapas Conceituais? Sim, Eles Devem! - Paulo Rogerio Miranda et all
Link download Cmaptools
plano de disciplina 1
plano de disciplina 2
capítulo livro
Exemplo de um plano de ensino
entrega plano de disciplina até dia 7/10/2020
entrega nome da disciplina do trabalho individual - ate dia 7/10/2020
entrega Mapa Conceitual - ate dia 14/10
questionario de avaliação - POLI USP
questionarios da Universidade de Viçosa
site de avaliacao da Universidade Federal de Viçosa
Avaliação apresentação Nakao
tecnicas de avaliacao
capitulo 10 - parte1
capitulo 10 - parte2
indicadores avaliação CERT - USP
entrega atividades de tipos de avaliações + questionario de Viçosa - até dia 14/10/2020
estratégias - ppt
capítulo livro parte 1
capítulo livro parte 2
capítulo de livro - Aprendizagem Ativa
Workshop - Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa - Profa Valquiria Vilas Boas - UCS - Abenge
Link Plicker
entrega tarefa Listas Estratégias + Perguntas de Estratégias - ate dia 28/10
estilos aprendizagem
texto estilos aprendizagem - Lia Cristina B. Cavellucci
Teaching engineering - capítulos 12 e 13 -
sistemas representativos - ppt
sistemas representativos - ocular
múltiplas inteligências
quadro estilos e múltiplas inteligências
psicologia educação 1
psicologia educação 2
teste MTBI - 72 perguntas
teste - múltiplas inteligências
testes psicológicos
entrega - resultados teste MTBI - ate 28/10
entrega teste multiplas inteligencias - ate 28/10
entrega teste psicologicos - ate dia 28/10
entregar atividade salas Multiplas Inteligencias - ate dia 11/11
taxonomia Bloom
como estabelecer objetivos educacionais
texto Objetivos Educacionais
domínio afetivo - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
domínio psicomotor - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
artigo - Nova Taxonomia Bloom
exemplo
Kolb , Maslow , Sabato e Triple Helix
entrega tarefa - taxonomia de Bloom - ate 11/11
artigo " A Model of Learning Objectives" -novo
entregar atividade Taxonomia Bloom feita nas salas - ate dia 11/11
Univesp
universidade aberta do Brasil - UAB
educational technology and mobile learning
MIT Open Courses
ABED - Associação Brasileira de Ensino à Distância
Educação Superior a Distância - MEC
SEED - Banco Internacional de Objetos Educacionais - novo
"Educação a Distância: Conceitos, Tecnologias, Constatações, Presunções e Recomendações", de autoria de Eduardo Toledo Santos e Marcos Rodrigues
MOOCs
perguntas de EAD
entrega tarefa de EAD e Ferramentas -18/11/2020
link video aula EAD e Ferramentas
entrega de apresentacao trabalho das salas sobre Ensino Hibrido - ate 18/11
trabalhos em grupo apresentacao
link do video das apresentacoes dia 25/11
entrega avaliações de apresentações dos grupos dia 25/11 - ate dia 2/12
link do video das apresentacoes dia 2/12
entrega avaliações de apresentações dos grupos dia 2/12 - ate dia 9/12
entrega arquivo apresentação de trabalhos em grupo - ate dia 11 de dezembro
entrega arquivo texto de trabalhos em grupo - ate dia 11 de dezembro
entrega artigo individual - ate dia 18 de dezembro
capítulo de livro - Aprendizagem Ativa ►