Programação
-
Bem vindos ao moodle da disciplina
Introdução ao Projeto de Formatura
Projeto de Formatura I e II (PEA3500 e PEA3507)
ObjetivosO projeto de formatura do curso de Energia e Automação Elétricas tem como objetivo consolidar os conhecimentos e habilidades desenvolvidos pelo aluno ao longo do curso, em um projeto de engenharia cujo ponto central é a solução de problemas reais.O projeto deve ser conduzido pelo aluno, sob orientação de um professor da Escola, de modo que ele possa se capacitar na utilização dos conceitos amplamente expostos nas disciplinas do curso, para a execução do projeto de engenharia.
Desta forma, é possível estimular a capacidade do aluno em resolver problemas concretos e abrir espaço para uma primeira experiência profissional e especialização no tema escolhido. Finalmente, destaca-se a oportunidade do aluno sair de um plano puramente acadêmico e partir para atividades profissionais, ainda na própria escola.Avaliação da disciplinaAavaliação da disciplina é conduzida considerando os seguintes aspectos:
Reuniões com a coordenação: o projeto de formatura do curso é conduzido pelo aluno, sob orientação de um professor da Escola, com o acompanhamento de um professor coordenador. O objetivo dessas reuniões é acompanhar o desenvolvimento do trabalho de forma crítica, de modo a reproduzir o ambiente profissional onde o engenheiro presta contas ao seu cliente a respeito do andamento do projeto. As entrevistas são marcadas antecipadamente, de acordo com um calendário estabelecido entre o professor coordenador e o aluno.
Texto escrito: durante o semestre o projeto é avaliado por meio de relatórios de progresso e de um relatório final. Esses relatórios devem incluir a apresentação de conteúdo referente às atividades realizadas, como por exemplo, análise crítica dos artigos lidos, apresentação da teoria utilizada, algoritmos empregados, diagrama de blocos e códigos de programa, resultados de simulação, medidas experimentais, dados coletados, etc. Esses constituem uma avaliação continuada do projeto, estimulando os alunos a trabalharem durante todo o ano, e evitando que sejam aprovados projetos feitos às pressas, de péssima qualidade.
Apresentação: a apresentação do trabalho deve prever uma exibição dos produtos ou protótipos (softwares, p. ex.) desenvolvidos até então. Além disso, o aluno deve responder às perguntas dos professores coordenadores e dos demais convidados.ProgramaO programa da disciplina está associado à solução de problemas de engenharia elétrica, cujos temas são escolhidos pelos alunos, em conjunto com professores orientadores. Para a elaboração dessa solução, os alunos empregam métodos de engenharia que envolvem: pesquisa bibliográfica; aplicação de metodologia de projeto, execução de atividades experimentais, estudos e simulações, análise crítica de resultados e elaboração de documentação técnica. -
As disciplinas PEA3500 e PEA3507 (Projeto de Formatura I e II, respectivamente) apresentam um conjunto de regras, bem como um cronograma, que devem ser seguidos à risca pelos alunos matriculados. As informações sobre esse conjunto de regras estão apresentados nos documentos a seguir.
-
Os templates em Word e Latex podem ser baixados nos links a seguir. Ambos os documentos foram elaborados seguindo o padrão definido nas Diretrizes para Apresentações de Dissertações e Teses da USP.
-
Enquanto não recebo as novas propostas dos professores, mantive as dos anos anteriores. As novas estão identificadas com "NOVO-1sem. 2020". Note que varios dos projetos antigos ja foram escolhidos ao longo dos ultimos anos, mas ao menos dá para ter uma idéia do que os professores andam propondo.
Os temas propostos pelos professores estão apresentados a seguir em vários formatos.
Alguns forneceram informações detalhadas (veja itens especifico abaixo), outros apenas temas.
-
A escolha dos tema deve ser feito por meio do link a seguir. Basta clicar nesse link, que dá acesso a uma página do tipo WIKI, e inserir seus dados em uma linha da tabela, com todas as informações solicitadas. Vale ressaltar que a escolha deve ser mútua, isto é, o(s) aluno(s) deve(m) procurar o professor e estabelecer esse contato inicial, antes de preencher a tabela.
-
Sugere-se os seguintes materiais para o aluno que pretende iniciar a revisão bibliográfica do Projeto de Formatura I, bem como iniciar a produção do relatório:
- Video explicativo sobre o acesso às bases de dados da USP (sra. Ana Maria Badiali - supervisora da Biblioteca da Engenharia Elétrica da EPUSP): este material foi produzido pelo Prof. Antonio Carlos Seabra para a disciplina Projeto de Formatura do PSI e cedido para utilização na disciplina Projeto de Formatura do PEA.
- Video explicativo sobre a formatação do relatório segundo as Diretrizes para Elaboração de Dissertações e Teses da USP (sra. Ana Maria Badiali - supervisora da Biblioteca da Engenharia Elétrica da EPUSP): este material foi produzido pelo Prof. Antonio Carlos Seabra para a disciplina Projeto de Formatura do PSI e cedido para utilização na disciplina Projeto de Formatura do PEA.
-
-
-
-
-