Estudo dirigido
(atividade a ser realizada em sala de aula)
QUESTÃO 1
a) Qual o outro nome que costuma ser atribuído à Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa l de D. Ausubel ?
b) Quando essa teoria foi elaborada e quais as principais características que a diferenciam de outras teorias da aprendizagem?
c) A quais abordagens teóricas ela se opõe e quais as críticas feitas às concepções de aprendizagem dessas abordagens?
QUESTÃO 2
a) De acordo com Ausubel, quais as duas dimensões da aprendizagem e os quatro tipos (categorias) de aprendizagem identificados pelo autor? Exemplifique cada um deles.
b) Qual o tipo de aprendizagem defendido pelo autor como o mais relevante para a aprendizagem escolar? Justifique.
QUESTÃO 3
a) De acordo com Ausubel, quais as condições para que ocorra a aprendizagem significativa? Explique com suas próprias palavras.
b) Qual o processo psicológico subjacente à aprendizagem significativa? Como ele ocorre?
QUESTÃO 4
Descreva as três formas de assimilação cognitiva propostas por Ausubel para explicar os processos de aprendizagem humana e explique os conceitos de “diferenciação progressiva” e “reconciliação integradora”.
QUESTÃO 5
Como a teoria da assimilação cognitiva de Ausubel explica o fenômeno do esquecimento do que foi aprendido?
QUESTÃO 6
a. Qual o método de ensino escolar defendido por Ausubel e quais os aspectos frequentemente presentes nesse tipo de metodologia que deveriam ser evitados, segundo o autor?
b. Quais as sugestões do autor para contornar esses problemas?
QUESTÃO 7
O que são “organizadores prévios”? Qual a sua função e seus subtipos?
QUESTÃO 8
Que suportes e críticas (limitações) vem sendo atribuídos à teoria de Ausubel no contexto da psicologia cognitiva atual?
Método de avaliação: Nota mais alta