A figura 1a mostra uma carga, modelada por duas fontes de corrente i1(t) e ih(t) , conectada a uma rede com tensão v(t) e indutância Thevenin equivalente L. As fontes de corrente senoidais são definidas pela equações 1 e 2:

                         i1(t)=num2str(IP1)*cos(2*pi*60*t)                         (1)

                         ih(t)=num2str(IPH)*cos(2*pi*60*num2str(H)*t)      (2)

A corrente harmônica ih(t) tem ordem h=','num2str(H)'.

- item a ( 1 ponto): Considerando L=0, a potência ativa consumida pela carga é de ', respP_1, ' W, a corrente eficaz na rede é de ', respIEF_1, ' A, o fator de potência da carga é de ', respFP_1, ', e o fator de defasagem da carga é de ', respCOSFI_1.

- item b ( 1 ponto): A partir da figura 1B, considerando L=0 e conectando um capacitor de correção de fator de potencia C= ', num2str(C), ' F  em paralelo com a carga, teremos para o conjunto "carga + capacitor" uma potencia ativa de ', respP_2, ' ,uma corrente eficaz na rede de ', respIEF_2,' ,um fator de potência de ',respFP_2, ' um fator de defasagem de respCOSFI_2.


- item c ( 1 ponto): Considerando a figura 1A, com L= ', num2str(L), ' H, a tensão na carga ( entre os nós A e B) apresenta um componente fundamental com valor de pico de ', respV1PAC, ' V, e um harmônico de ordem ', sum2str(h), ' com valor de pico de ', respVHPAC, ' V.


- item d ( 1 ponto): Considerando a figura 1C, com L= ', num2str(L), ' H, ', e um ramo de filtro ativo com capacitor Cf= 'num2str(Cf)', ' F, e indutor modelado por circuito RL série com Lf=', num2str(Lf), ' H, e resistência Rf= ', num2str(Rf), '  ohms, com frequencia de ressonância de ',respFres, ' o valor de pico do componente fundamental da corrente na rede será de ', respIf1, ' A, e do componente de ordem ', sum2str(h), ' será de ', respIfh, '.'


Última atualização: quarta-feira, 22 set. 2021, 14:20