INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – RMS 5759

 

EMENTA 2022

 

Prof. Dr. Juan S. Yazlle Rocha

Profa. Samára dos Santos Sampaio (tutora)

 

INTRODUÇÃO:

A pandemia pelo Covid-19 no Brasil causou uma tragédia social e grande dano económico; com inicio detectado em Fevereiro de 2020, forçou as medidas possíveis para atenuar os danos sociais: a quarentena e isolamento social - levando a suspender as classes presenciais - quebrando assim a tradicional supremacia do modelo de educação baseado em aulas presenciais. O uso de recursos como Zoom, Google-meet e outros tem auxiliado a manutenção da educação, principalmente de nível superior, mesmo considerando a falta de preparo de docentes e de infraestrutura dos estabelecimentos e a limitação das redes informacionais.  A incerteza das condições sanitárias condiciona a mudança das práticas educacionais e estimula a utilização de redes informacionais, computadores e plataformas para a educação. Assim ganharam visibilidade, embora disponíveis e subutilizadas há mais de uma década, principalmente nas Universidades Públicas. No estado de São Paulo há 20 anos iniciou-se o investimento na informatização da Universidade com vistas à modernização da administração, da investigação e oferecer facilidades para a educação de graduação e pós-graduação com instalações para gravação, edição e difusão de aulas e eventos. Muito embora tenha havido um crescimento gradual da utilização destes recursos ainda é notória a sua subutilização.  As tecnologias foram aceitas e utilizadas mais como um reforço do sistema educacional presencial desconsiderando a contribuição que a educação online traz à transformação e aprofundamento da educação elevando a motivação, a autonomia, o trabalho colaborativo, aprender a aprender, desenvolver a metacognição e a criatividade (Rocha&Sampaio, 2020).  

 Na área da saúde temos o desafio de contribuir ao aperfeiçoamento do sistema de saúde para melhor atender às necessidades da população e a Educação em Saúde joga importante papel na formação de novos profissionais (ensino de graduação) bem como no aprimoramento e capacitação de profissionais já graduados para compreender, pesquisar e qualificar as próprias práticas. Esta enorme tarefa no país não pode prescindir da utilização de novos modelos educacionais de ensino e pesquisa para médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e outros vinculados ao cotidiano dos serviços

 

 

OBJETIVOS:

Compreender os fundamentos pedagógicos da educação Online.

Modelar cursos tradicionais para incorporar a utilização das TIC.

Promover a utilização crítica das TICs no ensino-aprendizagem em saúde.

Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em saúde.

POPULAÇÃO ALVO/ VAGAS

Docentes, pós-graduandos e técnicos envolvidos na educação em cursos de graduação, residência, pós-graduação e educação permanente, motivados com a necessidade de mudar a estratégia e o modelo pedagógico. Serão oferecidas até 50 vagas.

 PERÍODO/CARGA HORÁRIA: 

Reuniões semanais, às quartas-feiras, trinta horas em aulas e seminários e quinze horas em estudo e trabalho prático.

METAS:

Produzir e/ou modelar cursos semipresenciais (online), desenvolver o treinamento com utilização de ferramentas da informação e comunicação.

Criar e adaptar materiais didáticos para ensino aprendizagem na Web.

Utilizar fontes de informações em saúde existentes na internet na pesquisa e avaliação.

Aplicar metodologia pedagógica voltada à teleducação

ATIVIDADES E DINÂMICA:

A disciplina se desenvolve ao longo de dois eixos simultâneos, um teórico para estudar e discutir os fundamentos da educação online e outro prático que consiste na transformação de uma disciplina de formato tradicional em proposta de educação online com os recursos aqui disponibilizados.

     1) FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO ONLINE

O atual desafio para docentes na educação superior é migrar da educação tradicional, presencial, para formatos de educação com auxílio de tecnologias da informação comunicação - migração imposta pela pandemia do Covid 19 que inviabilizou as práticas presenciais. Esta migração exige estudar e conhecer os fundamentos e características da educação online - requisito que será trabalhado semanalmente através dos webseminários. Semanalmente, todos os participantes, individualmente ou em duplas, após as leituras e/ou atividades indicadas, deverão postar no fórum, sinteticamente, o entendimento do assunto, dúvidas ou questionamentos sobre o tema da semana até 24 horas antes do web seminário presencial online. Cada aluno será avaliado pelas mensagens postadas, revelando o grau de leitura e compreensão do texto e tema central da semana.  No web seminário a equipe de moderadores organizará a discussão comentando as mensagens postadas (ou falta de) acrescentando questões de própria lavra ou outras, submetendo às considerações gerais de todos. Ao final do webseminário a equipe moderadora fará breve resumo assinalando pontos de consenso, dissenso e/ou dúvidas e questões em aberto.

1).- Introdução ao Curso. Educação pós-pandemia: crise e oportunidades.

2).- Natureza do conhecimento na era da informação

3).- Aprendizagem Online e Métodos de Ensino

4).- Ambientes Virtuais de aprendizagem

5).- Pesquisa Aprendizagem na Web – O WebQuest

6).- Avaliação do eAprendizado.

7).- Apresentação das Disciplinas modificadas

 

     2) TRANSFORMAÇÃO DE UMA DISCIPLINA TRADICIONAL EM PROPOSTA DE DISCIPLINA ONLINE

Conhecer criticamente a educação tradicional e as possibilidades da educação com tecnologias não é suficiente para transformar a forma de ensinar; devemos aplicar na prática essa transformação atendendo às características da nossa disciplina e explorar na prática as vantagens que os recursos das tecnologias da informação e comunicação nos oferecem. Esta transformação será promovida gradualmente ao longo das semanas da disciplina, aplicando à disciplina inicial proposta na tarefa 1 os conteúdos, formatos e, atividades propiciados pelos recursos online.

         3) GRUPO MODERADOR:

O Grupo Moderador/Debatedor tem por função organizar a discussão do tema semanal a partir das mensagens postadas no Fórum. Podem e devem intervir no debate destacando diferenças de interpretação, dúvidas levantadas, acrescentar pontos de vista e/ou autores não citados na proposta de estudo.

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DA DISCUSSÃO

 

1.Façam uma apreciação breve da qualidade do material para leitura e dos portais indicados para pesquisa/consulta – facilidades/dificuldades. Poste no fórum semanal.

2. Leiam com atenção as mensagens dos seus colegas registradas no fórum até as 12h00 do dia anterior do webminário e preparem uma síntese para a apresentação à classe incluindo:

·       Comentários acerca da qualidade dos trabalhos e observações dos seus colegas correspondente a cada sub-tema ou assunto, 
          destacando as mais importantes ou interessantes.

· Possíveis dúvidas levantadas e problemas não esclarecidos.

· Acrescentar à discussão do webminário citações, exemplos ou experiências relatadas que julguem interessantes.

 3. Escrevam conclusões, considerações e outras observações.

 Selecione o Grupo Moderador/Debatedor que vc gostaria de participar.

Até 3 participantes por Grupo.

 1).- Educação na era digital: pós-pandemia

2).- Natureza do conhecimento na era da informação

3).- Aprendizagem Online e Métodos de Ensino

4).- Ambientes Virtuais de aprendizagem

5).- Pesquisa Aprendizagem na Web – O WebQuest

6).- Avaliação do eAprendizado.

 

     4) DEFESA DA DISCIPLINA ONLINE

Ao finalizar a construção da sua disciplina em versão online a avaliação levará em conta as principais mudanças propostas na disciplina inicial do aluno, e/ou dupla, decorrentes das reflexões propiciadas pelo estudo, principalmente as que envolvem o modelo didático-pedagógico, a inclusão de recursos de transmissão de conteúdo. a organização de atividades e a formação de grupos ou atividades colaborativas. Justifique a utilização de recursos como bancos de dados, salas de conversas, consultas, questionários, foros, glossários, aulas, pacote de recursos, oficinas, tarefas, wikis, arquivos, portfolios, rótulos, livros, páginas etc. Comente os ganhos pretendidos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

 BATES, AW – Educar na Era Digital - design, ensino e aprendizagem. (versão digital). São Paulo 2017 Creative Commom Atribution, Vancouver BC 2015


Rocha, J. S. Y.
; Sampaio, S. - LA EDUCACIÓN ONLINE EN BRASIL: AVANCES Y DESAFIOS. RISTI (PORTO), v. 1, p. 524, 2020.

Galvão, M. C. B., I. L. M. Ricarte, C.;Darsie; A. C.Forster, A.C; Ferreira, J.B.B.;  Carneiro, M.; Sampaio, S.S.; Rocha, J. S. Y. - “Usos De Tecnologias Da informação E comunicação No Ensino Superior Em Enfermagem Durante a Pandemia Da COVID-19”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, maio de 2021, p. e02108, doi:10.36311/1981-1640. 2021.v15.e02108.

 Samson, P – Students often Prefer in-Person Classes ... until They don´t -Educause review March 1, 2022

 SAMPAIO, S. S. ; Galvao, M.C.B. ; Yazlle Rocha, J. S. ; Ferreira, J. B. B. ; FORSTER, A. C. . O uso do Moodle em disciplinas de pós-graduação de uma faculdade de medicina brasileira. In: Jornadas da Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde, 2020, Porto. Anais. PORTO: APDIS, 2020. v. 2020

 Anastasiou, LGC & Alves, LP - Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem, in: Cap 1 -  Processo de Ensinagem na Universidade - Univille Editora, Joinville, SC. 2013

Franco, S R K – O Construtivismo e a Educação – Ed. Mediação, Porto Alegre, 2004 (9a. edição)


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Freire, P. – Pedagogia da Autonomia – Paz e Terra, 1996




Última atualização: segunda-feira, 28 mar. 2022, 10:42