O gerador de reativos mostrado na figura contém um conversor trifásico auto comutado e é conecado à rede via três indutores de *L*  mH. Notar que foi adotada a convenção de receptor para o gerador de reativos. Assim, Q>0 para correntes indutivas (atrasadas com relação à tensão na rede).

A frequência de chaveamento é de 10kHz.

A rede é modelada como três fontes de tensão ideais (va, vb, vc) senoidais, de sequência positiva ligadas em estrela. O valor eficaz da tensão de linha é de *Vef*  V. A frequencia é de 60Hz. A tensão de fase va(t) tem fase nula. A tensão CC tem valor médio de Vcc= *Vcc*  V.

*** muito cuidado para não confundir valor de fase com valor de linha e valor eficaz com valor de pico!

*** Dica: lembrar que o conversor trifásico contém 3 conversores meia pontes, e pode ser modelado pela conexão estrela de três fontes de tensão ideais (correspondentes à tensão de saída de cada conversor meia ponte)


Para se operar o gerador de reativos com Q= *Q*  kVAr:

a) (1 ponto)  o valor de pico da componente fundamental das correntes de linha (ia, ib, ic) é de  *Ip*  A,  e os ângulos de fase das correntes de linha valem respectivamente  /tetaa/  graus, /tetab/  graus  e /tetac/  graus;

b) (1 ponto) as tensões de referência (vrefa(t), vrefb(t) e vrefc(t)) têm valor de pico de  /Vrefp/  V  e ângulos de fase com valores  /Fia/ graus,  /Fib/ b graus   e /Fic/  graus.

c) (0,5 ponto) levando em conta o valor de Vcc, qual o máximo valor de pico que pode ser aplicado às entradas vrefa, vrefb, vrefc, para que não ocorra sobremodulação ( saturação) dos moduladores PWM. ( sem injetar sinal de sequencia zero às referencias) ( Levar em conta que cada fase é um conversor meia ponte onde Vd=Vcc/2!!!)



Última atualização: domingo, 13 dez. 2020, 19:44