Disciplina: Técnicas de microscopia óptica e eletrônica

Carga Horária: 50 h

Teórica: 34 h

Prática: 16 h

Duração Total: 08 dias, manhã e tarde


Objetivos:

Capacitar os alunos a identificarem as principais vantagens, oportunidades e limitações das técnicas de análise microestrutural por microscopia ótica e eletrônica de varredura. O aluno deverá, ao final do curso, ser capaz de indicar a maneira mais adequada de iniciar uma análise investigativa microestrutural dos materiais mais comuns usados em engenharia. O aluno também deverá ser capaz de interpretar os principais resultados obtidos com essas técnicas para a caracterização qualitativa e quantitativa da microestrutura dos materiais.

 Justificativa:

Este curso tem como característica principal fornecer a oportunidade de verificar, na teoria e na prática, as metodologias e os princípios fundamentais para avaliação microestrutural, segundo normas técnicas internacionais, tendo em vista as diferentes aplicações em projetos mecânicos e estruturais de engenharia. A caracterização microestrutural de materiais é fundamental no controle de qualidade e no desenvolvimento de novos produtos pois existe uma relação direta entre a microestrutura e as propriedades que um material exibe.


Conteúdo:

Teoria: Introdução geral às Técnicas de Caracterização Microestrutural de Materiais: Microscopia Ótica, Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia Eletrônica de Transmissão, Microscopia Eletrônica Analítica. Microscopia ótica: tipos de microscópio, iluminação, formação da imagem e contraste, registro. Técnicas básicas de análise de imagens e de microscopia quantitativa. Preparação de amostras para análise por microscopia ótica.  Microscopia Eletrônica de varredura: funcionamento de um microscópio eletrônico de varredura, formação da imagem e contraste, tipos de sinais captados e informações que carregam,  espectroscopia de raios-X: princípios fundamentais, conceitos gerais de análise química qualitativa e quantitativa. Técnicas de preparação de amostras para microscopia eletrônica de varredura. 

Prática:

Prática 1

Apresentação do MEV: Sistemas, componentes, fontes, lentes, aberturas, detectores, etc. Colocação de amostras.  Efeito do tamanho do feixe e corrente (amostra com detalhes da ordem de 1 m).  Efeito do ângulo de convergência (WD) na profundidade de foco.  Efeito da voltagem de aceleração. Efeito das aberrações: esférica, difração, cromática e astigmatismo

Prática 2

Sinal de  BSE (Z, ângulo de incidência e resolução lateral), Sinal  SE (Z, carregamento, ângulo de incidência). Sistema de varredura e formação da imagem. Correspondência espacial (câmara – tela, amostra – imagem). Aumento e resolução. Spot size e pixel. Profundidade de foco. Distorção da imagem com o ângulo do feixe, correção de tilt.

 

Prática 3

Contraste químico por BSE, Contraste topográfico (BSE puro em E-T), Contraste topográfico (BSE + SE). Analogia com uma fonte de luz (forma de iluminação). Contraste topográfico com  SSD. Contraste por channeling.

 

Prática 4

EDS qualitativo: identificação de picos, interferência de picos, efeito do deadtime, artefatos (escape e sum peaks). EDS quantitativo: Correção ZAF (padrões). Preparação de amostras para MEV.

 

Forma de Avaliação:

Testes de múltipla escolha e avaliação oral durante a execução das práticas.

 

Bibliografia:

Joseph I. Goldstein et al. – Scanning Electron Microscopy and X-Ray Microanalysis, Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2003

Joseph Goldstein - Practical Scanning Electron Microscopy: Electron and Ion Microprobe Analysis, 2011.


Última atualização: sexta-feira, 21 ago. 2020, 17:34