Banco de Conceitos
Cada aluno (a) individualmente deve incluir 4 conceitos no Glossário Banco de Conceitos, localizado no Moodle Stoa desta disciplina.
Os conceitos devem ser coletados nas leituras dos artigos realizadas para os seminários apresentados. Poderão ser incluídos conceitos oriundos de um mesmo artigo, mas não poderão haver conceitos repetidos. Procurem observar os conceitos já incluidos com atenção, para não haver repetição, em beneficio de maior diversidade.
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IconomiaSCHWARTZ e MORAES (2011, p. 16) falam que a "... tríade conceitual (criatividade,desenvolvimento e digitalização) dá conta de definir os horizontes da Economia da Informação na sociedade do conhecimento – configuração ou paradigma que preferimos identificar a uma nova disciplina, a iconomia". __________________________________________________________________________________ Para os autores, a iconomia pode criar novos mercados totalmente virtuais, onde a geração e a destruição de riqueza é incessante, com efeitos cada vez mais importantes sobre os universos paralelos da economia ou da ecologia. Por exemplo, um game, o EverQuest, já movimenta uma economia real maior que a da Bulgária. Neste contexto, o virtual pode ter grande relevância econômica, capaz de tomar proporões inimagináveis dado a característica do espaço cíbrido e a capacidade de receber interações [e investimento] de qualquer parte do planeta. A Iconomia pode ser alternativa para ações no espaço cíbrido, como mostra uma das iniciativas do Prof. SCHWARTZ " um dos exemplos é permitir que uma pessoa que descarte corretamente uma embalagem vazia em uma ‘lata de lixo tecnológica’, possa ser identificado e ‘remunerado’ pela atitude com moedas criativas.", que por sua vez, de alguma forma, impactariam na economia. SCHAWARTZ G, MORAES JL.Iconomia: Economia Criativa, Convergência Digital e Desenvolvimento Econômico.Temas de Economia Aplicada - Informações FIPE [internet]. 2011 [citado em 21 nov. 2013]. Disponível em: http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/6_16-18-jul-gils.pdf
Aluna: Juliane Duarte Camara
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Indústria Criativa“[são] aquelas indústrias que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individuais e que têm um potencial para riqueza e criação de empregos por meio da geração e exploração ---------------------------------
"...uma investigação dos processos sociais que se desenvolvem por trás da criatividade, o poder criativo do desejo coletivo e a natureza política de qualquer produto
É um tipo inovador mas nem tanto de indústria que trata de dar um tom comercial a todo o processo criativo-cognitivo social, em seu âmago buscando na maior parte das vezes a obtenção do lucro. | ||
InfopreneurshipInfopreneurship é a metáfora proveniente de entrepreneurship que propõe a reunião entre conhecimento e informação conduzindo a um escopo que resultará no infopreneuring, uma nova forma de gerenciamento. SILVA, Jovino Moreira. O ciberespaço como desafio para uma nova administração: Uma abordagem sobre INFOPRENEURING. Disponível em: http://www.angrad.org.br/artigos-de-divulgacao/o-ciberespaco-como-desafio-para-uma-nova-administracao-uma-abordagem-sobre-infopreneuring/638. Os novos desenhos organizacionais, baseados na informação e no conhecimento como geradores de resultados desejados, são como um salto do que o autor chama de entrepreneurship para infopreneurship. Assim, essa nova organização baseada na criação de conhecimentos, gestão e produção de informação gera os “infocustumers” (consumidores do ciberespaço), e um novo “infomarket” (mercado no ciberespaço) que terá necessidade de um sistema novo de distribuição para atender os novos “infomediários”. Ao promover sistemas cooperativos e autogeridos de negócio, e de infopreneurship, a empresa estará reinventando a sua existência administrativa, assim, reconstrói por antecipação, seus limites atendendo com qualidade os novos consumidores do ciberespaço administrativo. | ||
Informação“A informação sintoniza o mundo. Como onda ou partícula, participa na evolução e da revolução do homem em direção à sua história. Como elemento organizador, a informação referencia o homem ao seu destino; mesmo antes de seu nascimento, através de sua identidade genética, e durante sua existência pela sua competência em elaborar a informação para estabelecer a sua odisséia individual no espaço e no tempo. (...) É algo capaz de transformar estruturas” ----------------------------- A pesquisa das autoras aborda a noção de estoques de informação, como meio de substituir os “homens-memória”, presentes na sociedade sem escrita, sendo ainda o princípio da construção da memória registrada. Tal substituição dos “homens-memória” pode ser comparada à transição do analógico para o digital, as autoras citam, por exemplo, a passagem do livro manuscrito para o impresso. E hoje em dia já temos a passagem do impresso para a digitalização do livro.
Autoras: Luciana M. Carvalho e Monica M. Carvalho O registro da memória através dos diários virtuais: o caso dos blogs. Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 53-66, jan./jun. 2005. | ||
Informação: peneira de comportamentosMax Cohen em Alguns aspectos do uso da informação na economia da informação, trata da informação como uma espécie de peneira de comportamentos, já que reduz a incerteza conforme a taxa de novidades e a prospecção à segurança na informação. Trata da informação como um uso particular que só se pode entender devido aos fluxos contextuais e culturais de cada ser. E que é a partir do “tratamento automático da informação” que a organização é capaz de adquirir economia de escala, para reduzir os custos de operação. É ai que entram também os tais sistemas transacionais (já que a virtualização e o tratamento informacional permite uma alta taxa de redução de custos). Ressalta ainda que “como uma rede, a Internet tem proporcionado novo ambiente econômico para as organizações. Isso significa novos canais de comunicação e de troca entre os agentes econômicos. Nesse ambiente, a informação torna-se um material vital para sobrevivência.” A informação cria, então, valor. | ||
Inteligência ColetivaA inteligência coletiva de acordo com a definição de Pierre Levy (1998, p. 28) é "...uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências". Em obras posteriores, Lévy defenque que a inteligência coletiva não é um tema puramente cognitivo, mas também político e social, pois só pode existir desenvolvimento da inteligência coletiva se houver cooperação competitiva ou competição cooperativa.Conclui que é a partir do equilíbrio entre competição e cooperação que nasce a inteligência coletiva. Propõe que conceito de inteligência coletiva configura um ecossistema de quatro dimensões: material, técnico, cultural, social. LEVY, Pierre. A Inteligência Coletiva - Por uma antropologia do ciberespaço. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Loyola,1998
LEVY, Pierre. A Economia Virtual. In LEVY, Pierre. A Conexão Planetária. São Paulo: Editora 34. 2001 __________________________________________________________________________________ Pierre Lévy é um grande pensador engajado na discussão sobre o ciberespaço. Autor de vários livros sobre a temática é também precurssor e dissiminador de algums conceitos, como exemplo o de inteligência coletiva, considerando principalmente a utilização do ciberespaço. Para Lévy, a inteligência coletiva passa pelo processo de coompetição e cooperação, ou seja dois aspectos atuam ao mesmo tempo: o aspecto da liberdade – competição – e o aspecto do vínculo social e da organização institucional – cooperação. A rede já se mostrou muito útil como plataforma colaborativa, ou seja, conhecimentos agregados podem se transformar em soluções reais e benéficas para a sociedade. Os novos meios de comunicação (internet, redes sociais etc.) fomentam o capital social, ao nos permitir estabelecer relações uns com os outros e oferecem condições para o desenvolvimento do capital cultural, Porém, para ambos se desenvolverem, é necessário a base material aliada do capital técnico, como vem sendo explorados para o desenvolvimento da tecnologia da informação. A estruturação dessas quatros dimensões propicia o desenvolvimento e aproveitamento da inteligência coletiva.
Aluna: Juliane Duarte Camara
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