Informação

“A informação sintoniza o mundo. Como onda ou partícula, participa na evolução e da revolução do homem em direção à sua história. Como elemento organizador, a informação referencia o homem ao seu destino; mesmo antes de seu nascimento, através de sua identidade genética, e durante sua existência pela sua competência em elaborar a informação para estabelecer a sua odisséia individual no espaço e no tempo. (...) É algo capaz de transformar estruturas”

-----------------------------

De acordo com o artigo, os registros da informação na sociedade primeiramente levaram à substituição da oralidade pela escrita. Em seguida, houve a multiplicação da informação por diferentes fontes, por exemplo, as bibliotecas, que dão suporte à memória do ser humano. Com esta evolução surge a sociedade da informação, que remete à relação tridimensional "homem/conhecimento/mercado", comunicação e desterritorialização da informação.

A pesquisa das autoras aborda a noção de estoques de informação, como meio de substituir os “homens-memória”, presentes na sociedade sem escrita, sendo ainda o princípio da construção da memória registrada. Tal substituição dos “homens-memória” pode ser comparada à transição do analógico para o digital, as autoras citam, por exemplo, a passagem do livro manuscrito para o impresso. E hoje em dia já temos a passagem do impresso para a digitalização do livro.

Blogs e outras ferramentas facilitam a dispersão da informação. Assim, sempre há algo a ser contado, sendo banal ou não. Além disso, tais ferramentas podem ser grandes aliadas dos profissionais da área de comunicação, tecnologia e da própria informação. Deste modo, as autoras buscam demonstrar que os blogs são uma ferramenta de comunicação utilizada no ambiente virtual que pode vir a favorecer a valorização da informação e da memória.

 

Autoras:

Luciana M. Carvalho e Monica M. Carvalho

O registro da memória através dos diários virtuais: o caso dos blogs. Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 53-66, jan./jun. 2005.

» Banco de Conceitos