Iconomia

SCHWARTZ e MORAES (2011, p. 16) falam que a "... tríade conceitual (criatividade,desenvolvimento e digitalização) dá conta de definir os horizontes da Economia da Informação na sociedade do conhecimento – configuração ou paradigma que preferimos identificar a uma nova disciplina, a iconomia".

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Para os autores, a iconomia pode criar novos mercados totalmente virtuais, onde a geração e a destruição de riqueza é incessante, com efeitos cada vez mais importantes sobre os universos paralelos da economia ou da ecologia. Por exemplo, um game, o EverQuest, já movimenta uma economia real maior que a da Bulgária. 

Neste contexto, o virtual pode ter grande relevância econômica, capaz de tomar proporões inimagináveis dado a característica do espaço cíbrido e a capacidade de receber interações [e investimento] de qualquer parte do planeta. 

A Iconomia pode ser alternativa para ações no espaço cíbrido, como mostra uma das iniciativas do Prof. SCHWARTZ " um dos exemplos é permitir que uma pessoa que descarte corretamente uma embalagem vazia em uma ‘lata de lixo tecnológica’, possa ser identificado e ‘remunerado’ pela atitude com moedas criativas.", que por sua vez, de alguma forma, impactariam na economia.

SCHAWARTZ G, MORAES JL.Iconomia: Economia Criativa, Convergência Digital e Desenvolvimento Econômico.Temas de Economia Aplicada - Informações FIPE [internet]. 2011 [citado em 21 nov. 2013]. Disponível em: http://www.fipe.org.br/publicacoes/downloads/bif/2011/6_16-18-jul-gils.pdf 

 

Aluna: Juliane Duarte Camara

 

 

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