Glossário em EAD
SIMULAÇÃO: Construção de um Glossario através da definição/ acepção dos termos conforme a compreensão dos alunos
Critério de ordenação atual: Por data de atualização crescente Por ordem cronológica: Por data de atualização
Avaliação | ||||
---|---|---|---|---|
Apreciação de um certo desempenho obtido | ||||
WIKI | ||||
---|---|---|---|---|
Wiki é um conjunto de páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. Neste caso, a construção de uma wiki é um trabalho colaborativo, sendo expandido frequentemente, aprimorado e com pessoas dispostas a criar páginas sobre seus interesses e comentar páginas, dentre outras ações. | ||||
Tecnologia da Informação e Comunicação | ||||
---|---|---|---|---|
Ferramentas utilizadas no século XXI que favorecem os díalogos entre os povos favorecendo a aquisição do conhecimento e toda sua aplitude. | ||||
Avaliação formativa | ||||
---|---|---|---|---|
"O objetivo da avaliação formativa é monitorar a aprendizagem do aluno e fornecer feedback contínuo para funcionários e alunos. É uma avaliação para a aprendizagem. Se projetado de forma adequada, ajuda os alunos a identificar seus pontos fortes e fracos, pode permitir que os alunos aprimorem suas habilidades de autorregulação para que gerenciem sua educação de uma forma menos aleatória do que é comumente encontrada. Ele também fornece informações ao corpo docente sobre as áreas com as quais os alunos estão lutando, para que seja possível obter apoio suficiente. A avaliação formativa pode ser conduzida por um tutor, por pares ou autoavaliação. Avaliações formativas têm apostas baixas e geralmente não trazem notas, o que em alguns casos pode desencorajar os alunos de fazer a tarefa ou se envolver totalmente com ela." Fonte: Universidade de Greenwich https://www.gre.ac.uk/learning-teaching/assessment/assessment/design/formative-vs-summative | ||||
Avaliação somativa | ||||
---|---|---|---|---|
"O objetivo da avaliação somativa é avaliar a aprendizagem do aluno no final de uma unidade instrucional, comparando-a com algum padrão ou benchmark. As avaliações somativas costumam ter grandes riscos e são tratadas pelos alunos como prioridade sobre as avaliações formativas. No entanto, o feedback das avaliações somativas pode ser usado formativamente por alunos e professores para orientar seus esforços e atividades em cursos subsequentes." Fonte: University of Greenwich https://www.gre.ac.uk/learning-teaching/assessment/assessment/design/formative-vs-summative | ||||
Aprendizagem colaborativa | ||||
---|---|---|---|---|
Aprendizagem colaborativa refere-se a um método de aprendizagem no qual os estudantes trabalham juntos, em pequenos grupos, em torno de um objetivo comum. Os alunos são responsáveis pelo aprendizado uns dos outros. | ||||
Fórum Social | ||||
---|---|---|---|---|
São diversos tipos de fóruns que é possível utilizar, como o fórum padrão onde qualquer um pode iniciar uma discussão a qualquer momento; um fórum onde cada estudante pode postar apenas uma discussão; ou um fórum de perguntas e respostas. O professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos posts dos fóruns. Além disso, pode ser utilizado como espaço social entre os alunos, local de discussão sobre conteúdos e diversos temas, área de suporte para estudantes e até mesmo para atividades de extensão, como "Brainstorms". | ||||
Inovação | ||||
---|---|---|---|---|
Para aplicação de tecnologias digitais é necessário ter experiência ou a força de vontade de querer mudar a forma de ensino. Para isso, o docente precisa usar de artifícios tecnológicos aliados as teorias de aprendizagem. Fugindo do classicismo inerente aos método medievais de ensino. | ||||
Mídias Sociais | ||||
---|---|---|---|---|
Surgidas por volta de 2005, são ferramentas da web que foram aproveitadas para o uso educacional. Elas permitem que os usuários acessem, criem, difundam e compartilhem informações facilmente em um ambiente amigável e aberto ao público. Normalmente são gratuitas, custam apenas tempo do usuário. No geral não há muito controle do conteúdo difundido por ela. Por isso, as mídias sociais carregam o título de "democratizadoras da web". Em geral, as ferramentas de mídias sociais são baseadas em softwares muito simples, na medida em que têm relativamente poucas linhas de código, e por isso, novas ferramentas e aplicativos surgem o tempo todo para complementá-la. | ||||