Programação



    • O arquivo anexo contém o Programa Completo.


      Tarefas (Estratégias de Avaliação)

      Data

      Tarefa

      Valor

      12/08

      Participação na discussão

      10

      19/08

      Fórum 1: Discussão inicial sobre gênero

      10

      26/08

      Fórum 2:  Estereótipos de Gênero/Masculinidades  

      Seminários Sexualidade e Gênero

      10

      10

      02/09

      Fórum 3 - Resenha sobre Gênero

      Participação na discussão Gênero e Direitos Humanos

      30

      10

      09/09

      Fórum 4 Violência de Gênero e Saúde

      10

      16/09

      Participação na discussão – Violência Universitária

      10

      Total

      100

       


  • Semana 1 - 05/08 Apresentação da Disciplina

    A disciplina será ministrada de forma remota.

    Link para sala de aula virtual : meet.google.com/pme-tzwr-nea

    A bibliografia de cada aula será disponibilizada neste ambiente do e- disciplinas.

    A metodologia sempre envolverá leitura prévia, video-aulas e encontros presenciais síncronos para a discussão dos temas.

    A avaliação será estruturada considerando:

    1-) Leituras prévias e participação nos encontros síncronos;

    2-) Entrega de resenha

    3-) Participação nos Fóruns de Discussão, síntese de leituras e questões para discussão.

    Aula introdutória: Sexo, gênero e sexualidade.

    Tarefas 

    12/08

    -  Leitura dos textos 

    HARARI YN. Uma história da humanidade: Sapiens. LPM. Cap. 1 e 2.

    Judith Butler  Teoria de Gênero (Matéria da Folha de São Paulo)

    Trazer para discussão em encontro síncrono as 10 horas (12/08) : 01 questão de cada texto para discussão.

    Postar no Fórum 1 sua questão + resposta elaborada após a discussão em sala  

    Participação na discussão no encontro síncrono de 12/08 = 10 pontos

    Fórum 1: Discussão inicial sobre gênero (10 Pontos) (postar no Fórum até 19/08 a questão trazida para discussão em sala e sua resposta)

    02/09  Forum 3 - Resenha sobre Gênero (30 pontos)

    A partir da leitura dos textos abaixo, faça uma síntese dos principais conceitos discutidos pelas autoras, destacando as perspectivas de ambas (500 palavras).

    BUTLER, J. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Introdução e Cap. I, até a p. 37.

    SCOTT, J. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. Source: The American Historical Review, Vol. 91, No. 5 (Dec., 1986), pp. 1053-1075 Published by: Oxford University Press on behalf of the American Historical Association

    Leitura complementar: 

    REIS, Toni. EGGERT, Edla. IDEOLOGIA DE GÊNERO: UMA FALÁCIA CONSTRUÍDA SOBRE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO BRASILEIROS. Educ. Soc., Campinas, v. 38, no. 138, p.9-26, jan.-mar., 2017. 

  • Semana 2 - 12/08 Aula on line para discussão Butler/Sapiens

    Aula on line - síncrona

    Discussão para Fórum.

    das 10h00 as 12h00 - na nossa sala virtual meet.google.com/pme-tzwr-nea.


    Indicação de tarefas para 19/08

    Leitura obrigatória (Pasta): SOUZA, Edinilsa Ramos. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciências & Saúde Coletiva. 10 (1). 50-70. 2005.

    Assistir ao documentário "The mask you live in".

     Fórum 2: Estereótipos de Gênero - Manifestação das "masculinidades" ( 10 pontos)

    Leitura Complementar:

    COURTENAY, Will H. Constructions of masculinity and their in¯uence on men's well-being: a theory of gender and health. In: Social Science & Medicine 50.1385±1401. 2000.

    GOMES, Romeu. Sexualidade masculina e saúde do homem: proposta para uma discussão. In: Ciências & Saúde Coletiva. 8 (3). 825-829.2003.

  • Semana 3- 19/08 Masculinidade, estereótipos e violência

    Masculinidade, estereótipos e violência

    Aula on line Síncrona para Discussão dos textos e tarefa do Fórum.

    Preparo da aula de 26/08 - Sexualidade e gênero 

    (1) Fórum 3 - Resenha sobre gênero (30 Pontos)

    (2) Seminário (grupos de 3 ou 4)

    As interações entre sexualidade e gênero serão apresentadas através de seminário pelos estudantes, a partir da literatura indicada (Pasta Leitura Obrigatória - Seminários):

    VILLELA, WV. ARILHA, M. Sexualidade, gênero, direitos sexuais e reprodutivos. (Alba, Erika, Gabriela)

    HAWKES. The specialness of sex. (Juliano, Leonardo, Luisa)

    GIAMI, Saúde sexual. (Martha Patricia, Matheus, Thais)



  • Semana 4 - 26/08 Seminários - Gênero e sexualidade

    Encontro on line para apresentação dos seminários pelos grupos.

    G1: VILELLA  - Sexo, gênero e direitos sexuais

    G2: GIAMI - Saúde Sexual

    G3: HAWKES - The especialness of sex


    Preparação para aula de 02/09 - Gênero e direitos humanos

    - Assistir à vídeo aula sobre Violência contra mulher (Profa. Elisabeth Meloni Vieira)

    - Responder ao roteiro para guiar a discussão

    - Ler o texto na pasta leitura obrigatória (CRENSHAW)

    -Ver aula em PPT e textos complementares.

    Aula on line síncrona das 10 as 12 para discussão .

  • Semana 5 - 02/09 Gênero e Direitos Humanos

     Gênero e direitos humanos 

    Aula on line - síncrona (10 as 12 )- Discussão.

    Esta aula foi preparada através das tarefas abaixo.

    - Assistir à vídeo aula sobre Violência contra mulher (Profa. Elisabeth Meloni Vieira)

    - Responder ao roteiro para guiar a discussão

    - Ler o texto na pasta leitura obrigatória (CRENSHAW)

    - Ver aula em PPT e textos complementares.


    Preparação para aula de 09/09 Violência de Gênero e Saúde 

    Assistir a vídeo-aula sobre “Acolhimento e proteção à vítimas de violência” (Prof. Elisabeth Meloni Vieira) seguindo o roteiro para preparar a discussão on line na aula síncrona.

    Participação no Fórum 4 Violência de Gênero e Saúde (até 09/09), em 3 grupos, divididos pela leitura dos textos (Pasta Leitura Obrigatória)

    G1. Norma Técnica do Ministério da Saúde (Alba, Erika, Gabriela)

    G2. Atenção Integral à Saúde da Mulher  (Juliano, Leonardo, Luisa)

    G3. Health consequences of intimate partner violence (Martha Patricia, Matheus, Thais).




  • Semana 6 - 09/09: Violência de gênero e saúde

    Violência de Gênero e Saúde

    Discussão da vídeo-aula “Acolhimento e proteção à vítimas de violência”.

     Apresentação do Jogo Educativo - No Lugar Dela

    Discussão a partir do Fórum 4.


    Preparo da aula de 16/09:

    -  assistir vídeo-aula sobre “Violência na Universidade” (Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira), seguindo o roteiro  para discussão em sala de aula.

    - Assistir documentário "The Hunting Ground"

    - leitura obrigatória e leitura complementar,

    sintese individual para pautar a discussão em sala: como identificar a violência e acolher as vitimas; o que é possível fazer para prevenir a violência e educar a comunidade acadêmica.

  • Semana 7 - 16/09 Violência Universitária

    Violência Universitária 

    Aula on line

    Preparo desta aula:

    -  vídeo-aula sobre “Violência na Universidade” (Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira), seguindo o roteiro  para discussão em sala de aula.

    - leitura obrigatória e leitura complementar,

    - sintese individual para pautar a discussão em sala: como identificar a violência e acolher as vitimas; o que é possível fazer para prevenir a violência e educar a comunidade acadêmica.


    Preaparação da aula de 23/09

    Trazer uma síntese dos principais pontos abordados 

  • Aula 8 – 23/09 Finalização da disciplina

    Atividade de síntese. Nesta aula sintetizaremos tudo o que estudamos durante a disciplina. Após, faremos uma avaliação do pós graduando e da disciplina, por meio de uma auto-avaliação, além da avaliação da disciplina pelos discentes.