Glossário em EAD
SIMULAÇÃO: Construção de um Glossario através da definição/ acepção dos termos conforme a compreensão dos alunos
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
---|
ANDRAGOGIA | ||||
---|---|---|---|---|
Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. Essa é a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto.
https://eadbox.com/glossario-ead/ | ||||
Apreender no proceso de ensino | ||||
---|---|---|---|---|
O conceito de apreender é de segurar um conhecimento obtido, isto é, deixar ao aluno na capacidade de aplicar esse conhecimento num futuro processo de aprendizagem. | ||||
Avaliação | ||||
---|---|---|---|---|
Apreciação de um certo desempenho obtido | ||||
Avaliação formativa | ||||
---|---|---|---|---|
"O objetivo da avaliação formativa é monitorar a aprendizagem do aluno e fornecer feedback contínuo para funcionários e alunos. É uma avaliação para a aprendizagem. Se projetado de forma adequada, ajuda os alunos a identificar seus pontos fortes e fracos, pode permitir que os alunos aprimorem suas habilidades de autorregulação para que gerenciem sua educação de uma forma menos aleatória do que é comumente encontrada. Ele também fornece informações ao corpo docente sobre as áreas com as quais os alunos estão lutando, para que seja possível obter apoio suficiente. A avaliação formativa pode ser conduzida por um tutor, por pares ou autoavaliação. Avaliações formativas têm apostas baixas e geralmente não trazem notas, o que em alguns casos pode desencorajar os alunos de fazer a tarefa ou se envolver totalmente com ela." Fonte: Universidade de Greenwich https://www.gre.ac.uk/learning-teaching/assessment/assessment/design/formative-vs-summative | ||||
Avaliação somativa | ||||
---|---|---|---|---|
"O objetivo da avaliação somativa é avaliar a aprendizagem do aluno no final de uma unidade instrucional, comparando-a com algum padrão ou benchmark. As avaliações somativas costumam ter grandes riscos e são tratadas pelos alunos como prioridade sobre as avaliações formativas. No entanto, o feedback das avaliações somativas pode ser usado formativamente por alunos e professores para orientar seus esforços e atividades em cursos subsequentes." Fonte: University of Greenwich https://www.gre.ac.uk/learning-teaching/assessment/assessment/design/formative-vs-summative | ||||
C |
---|
COMPETENCIA | ||||
---|---|---|---|---|
«El concepto de competencia es el pilar del desarrollo curricular y el incentivo tras el proceso de cambio. Se define como “el desarrollo de las capacidades complejas que permiten a los estudiantes pensar y actuar en diversos ámbitos […]. Consiste en la adquisición de conocimiento a través de la acción, resultado de una cultura de base sólida que puede ponerse en práctica y utilizarse para explicar qué es lo que está sucediendo” (Cecilia Braslavsky). | ||||
Comunidade de investigação | ||||
---|---|---|---|---|
Um grupo de indivíduos com o intuito de construir o significado pessoal por meio do pensamento crítico, da reflexão. Possui como elementos chaves a presença social, a presença docente e a presença cognitiva. Ou seja, este modelo tem a capacidade dos participantes se identificarem com o curso em si. | ||||
E |
---|
e-Learning | ||||
---|---|---|---|---|
E-Learning é uma forma de se atingir objetivos de aprendizagem com o uso de sistemas computacionais baseados na Web. Sua utilização visa favorecer a interação entre aluno/professor e os recursos digitais disponíveis na Web, como forma de atingir os objetivos de determinado curso, bem como de habilidades de comunicação moderna,aprendizagem independente, ética e responsabilidade, trabalho em equipe e flexibilidade, habilidades de pensamento, competências digitais e gestão do conhecimento. | ||||
EMENTA | ||||
---|---|---|---|---|
Ementa é um tipo de registro que destaca os pontos essenciais sobre determinado assunto, normalmente em forma de lista. A ementa é como um resumo ou sinopse de determinado tema ou área. Quando se fala em “ementa do curso”, significa a apresentação de um texto que evidencia as principais características deste curso. | ||||