Navegar usando este índice

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
Critério de ordenação atual: Nome crescente Ordenar por: Sobrenome | Nome Mude para decrescente

Página:  1  2  3  (Próximo)
  Todos

JC

Jessica Camila Ferreira

JC

Herança ligada ao sexo

por Jessica Camila Ferreira - domingo, 19 mai. 2024, 02:36
 

Um conceito em genética que se refere à transmissão de características genéticas que estão presentes nos cromossomos sexuais (X e Y) e que, portanto, estão relacionadas ao sexo do indivíduo. Genes presentes no cromossomo X podem ser transmitidos de maneira diferente de genes presentes no cromossomo Y, devido às diferenças entre os cromossomos sexuais.

 THOMPSON, Robert L.; THOMPSON, Michael W. Thompson & Thompson Genética Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.



 

JC

Herança mitocondrial

por Jessica Camila Ferreira - domingo, 19 mai. 2024, 02:42
 

Um tipo de herança genética que ocorre exclusivamente através do DNA presente nas mitocôndrias. Ao contrário do DNA nuclear, que é herdado de ambos os pais, o DNA mitocondrial é transmitido apenas pela mãe, já que os espermatozoides possuem a maior parte das mitocôndrias em seu flagelo o qual é perdido no momento em que o espermatozoide se liga às proteínas da zona pelúcida que envolve o ovócito secundário. A herança mitocondrial é importante em estudos genéticos para identificar a linhagem matrilinear da espécie humana.

THOMPSON, Robert L.; THOMPSON, Michael W. Thompson & Thompson Genética Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

CARVALHO, Hernanes F.; RECCO-PIMENTEL, Shirlei Maria. A célula. 3. ed. Barueri: Manole, 2013.


DE ROBERTIS, E. M. F.. De Robertis Bases da Biologia Celular e Molecular. 4 Rio De Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

JC

Herança monogênica

por Jessica Camila Ferreira - domingo, 19 mai. 2024, 02:40
 

A herança monogênica refere-se à transmissão de características determinadas por um único gene. Isso significa que a característica é controlada por um único par de alelos, localizados em um único locus em um cromossomo. A herança monogênica pode ser autossômica, quando o gene está localizado em um cromossomo não sexual, ou ligada ao sexo, quando o gene está localizado em um cromossomo sexual.


Referência bibliográfica: THOMPSON, Robert L.; THOMPSON, Michael W. Thompson & Thompson Genética Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

 

JC

Herança multifatorial

por Jessica Camila Ferreira - domingo, 19 mai. 2024, 02:41
 

Um tipo de herança genética em que um traço ou característica é influenciado por múltiplos genes (poligênicos), bem como por fatores ambientais. Esses traços podem incluir características como altura, peso, cor da pele e propensão a certas doenças. A herança multifatorial não segue um padrão simples de dominância ou recessividade, pois vários genes e fatores ambientais interagem de maneira complexa para determinar o fenótipo final.


Referência bibliográfica: THOMPSON, Robert L.; THOMPSON, Michael W. Thompson & Thompson Genética Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


 

Joao Gabriel Vilela

Joao Gabriel Vilela

Joao Gabriel Vilela

Herança Poligênica

por Joao Gabriel Vilela - quarta-feira, 22 mai. 2024, 14:53
 
A herança poligênica," refere-se à contribuição de múltiplos genes para a expressão de uma única característica fenotípica. Na herança poligênica vários genes, cada um com um pequeno efeito individual, somam-se para influenciar o fenótipo. Exemplos de características poligênicas incluem altura, cor da pele e predisposição a doenças comuns, que resultam da combinação de diferentes alelos em vários loci genéticos.


Fonte: Thompson & Thompson Genetics in Medicine

João Gabriel Vilela - 15638211

 

Joao Gabriel Vilela

Herança recessiva

por Joao Gabriel Vilela - quarta-feira, 22 mai. 2024, 14:59
 

A herança recessiva é um padrão de herança genética onde um traço só é expresso quando um organismo possui duas cópias do alelo recessivo para esse traço. Cada organismo herda duas cópias de cada gene, uma de cada progenitor. Portanto, indivíduos portadores de um gene recessivo (heterozigotos) geralmente não exibem o fenótipo associado, mas podem transmitir o alelo recessivo para seus descendentes. Isso aumenta a probabilidade de que o traço recessivo seja expresso nas gerações futuras quando dois portadores têm filhos.

1. "Thompson & Thompson Genetics in Medicine," 

2. Slides da aula


João Gabriel Vilela - 15638211

 

Joao Gabriel Vilela

Herança recessiva ligada ao X

por Joao Gabriel Vilela - quarta-feira, 22 mai. 2024, 15:10
 
A herança recessiva ligada ao cromossomo X é um fenômeno genético em que um gene determinante de um traço está localizado no cromossomo X. Em mulheres portadoras, que possuem dois cromossomos X, a presença de um alelo dominante em um dos cromossomos geralmente suprime o efeito do alelo recessivo, resultando na não expressão do traço, embora elas possam ser portadoras do gene. No entanto, em homens, que têm apenas um cromossomo X, a herança de um alelo recessivo ligado ao X leva à expressão do traço fenotípico.

Fontes:

1. Slides de aula

2. Introdução à genética molecular, Lygia V Pereira, Luís Eduardo Coelho Andrade. Rev. bras. reumatol, 157-166, 2001

João Gabriel Vilela - 15638211
 

Joao Gabriel Vilela

Hereditariedade

por Joao Gabriel Vilela - quarta-feira, 22 mai. 2024, 15:21
 

Hereditariedade é o fenômeno pelo qual os genes e as características dos pais são transmitidos aos filhos. Esta transmissão gênica ocorre com a fusão dos gametas logo após a fecundação. As células no corpo humano derivaram de uma única célula e apresentam exatamente o mesmo conteúdo cromossômico e genético.

1. https://doi.org/10.1590/S1415-54192004000200009


João Gabriel Vilela - 15638211

 

Jd

Joyce dos Santos Chaves

Jd

Heterogeneidade alélica, Heteroplasmia, Heterozigoto e Heterose

por Joyce dos Santos Chaves - quinta-feira, 23 mai. 2024, 16:18
 

Arquivo de word

 

JB

Julia Buzatto da Silva

JB

Hibridização

por Julia Buzatto da Silva - segunda-feira, 20 mai. 2024, 10:26
 

 Hibridização 

Em biologia molecular refere‐se à ligação de duas moléculas de ácidos nucleicos de cadeia simples complementares de acordo à regra de complementariedade das bases. 

 

Hibridização genômica comparativa (CGH)  

Técnica de hibridização com fluorescência utilizada para comparar duas amostras diferentes de DNA em relação ao conteúdo relativo de uma dada amostra de DNA. CGH pode ser usado com hibridização in situ por fluorescência (FISH) de cromossomos em metáfase ou com a hibridização de um grande número de fragmentos de DNA fixados num suporte sólido (array‐CGH). 

 

Hibridização in situ 

O mapeamento de um gene ou segmento de DNA por hibridização molecular em um cromossomo em análise ou o núcleo da célula numa lâmina com a utilização de uma sequência de DNA marcado que funciona como uma sonda correspondente ao gene ou segmento de DNA a ser mapeado. Geralmente envolve sondas tem marcação fluorescente, o que é referido como hibridização in situ por fluorescência (FISH). 

 

 

 


Página:  1  2  3  (Próximo)
  Todos