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B

RW

BYD Dolphin

by Ryan Weege Achjian - Tuesday, 15 August 2023, 5:36 PM
 

O Dolphin é um veículo de motorização completamente elétrica desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa Build Your Dreams, ou apenas BYD. A proposta da empresa com este veículo é de apresentar um carro de passeio completamente elétrico e bem equipado a um preço convidativo. O Dolphin utiliza a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, que atualmente é a mais recente oferecida pela empresa. Uma curiosidade é que o nome "Dolphin" (Golfinho, em portugês) se dá devido ao fato dos veículos com esta plataforma terem o seu design baseado em criaturas aquáticas. Um outro modelo, cotado pela montadora para o Brasil, com esta mesma plataforma se chama "Seagull".

Primeiramente apresento algumas imagens do veículo:


Imagem 1 - Vista externa dianteira


Visão traseira (China)

Imagem 2 - Vista externa traseira


interior.jpg

Imagem 3 - Interior


A seguir elenco as características pedidas sobre o veículo:

  • Tipo de aplicação: Transporte pessoal
  • Tipo de veículo: BEV (Battery Electric Vehicle)
  • Dimensões: 4.125 x 1.770 x 1.570 mm (Comprimento x Largura x Altura)
  • Distância entre os Eixos: 2.700 mm
  • Bitolas (Dianteira e Traseira): 1.530 mm
  • Tipo de combustível: Apenas energia elétrica
  • Peso Bruto Total: 1.815 Kg
  • Peso em Ordem de Marcha: 1.405 Kg
  •  Ocupantes: 5 pessoas
  • Capacidade máxima de carga: 1310L (345L apenas com o porta-malas) => 375kg
  • Tipo de Tração: FWD (rodas dianteiras)
  • Velocidade Máxima à Frente: 160Km/h
  • Velocidade Máxima à Ré: -
  • Aceleração: 10,9s apara ir de 0Km/h a 100Km/h
  • Potência: 95cv (Acredito ser a potência máxima)
  • Autonomia (padrão do inmentro): 291km
  • Autonomia (outros padrões): 401km (NEDC)
  • Freios: Freio regenerativo nos dois eixos, discos ventilados no eixo dianteiro e disco sólido no eixo traseiro
  • Preço: R$149.800,00

  • Baterias:
As baterias do Dolphin são colocadas em quase toda a extensão inferior do carro entre os seus eixos. As baterias utilizadas são de íon-lítio, mais especificamente lítio ferro fosfato (LiFePO4). O arranjo das baterias se da na forma de uma série de "lâminas" justapostas, onde cada uma das lâminas é uma célula e o conjunto de todas as lâminas (são 104 no total) é um pacote. Cada uma das células tem capacidade para 135Ah e apresenta uma tensão nominal de 3,2V. O pacote como um todo apresenta uma capacidade de 44,9 kWh e tem uma tensão nominal de 332,8V. O peso total do pacote é de 308,9Kg e sua densidade energética é de 145Wh/Kg.
O sistema de resfriamento das baterias permite a sua operação nominal entre -30ºC e 60ºC. Ele oferece quatro opções de clima, da mais fria a mais quente, de operação do sistema de controle termal das baterias (chamado pela BYD de Thermal Management System, uma novidade na plataforma e-platform 3.0). Este sistema tem integrado o sistema de resfriamento e aquecimento das baterias. O seu funcionamento se dá por meio de um material refrigerante líquido e um radiador. Este sistema faz uso também de um compressor. No caso do modo de pré-aquecimento o compressor permite a circulação do material refrigerante em alta temperatura, o que permite o aquecimento das baterias. Esta etapa serve para pré-aquecer rapidamente as baterias assim que o veículo começa a funcionar.
Para a recarga da bateria é possível utilizar carregadores tanto DC quanto AC. No caso de DC o tipo do carregador é CCS 2 com potência de 60kW, o que carrega a bateria de 30% até 80% em aproximadamente 30 minutos. No caso do carregador AC o seu tipo é Tipo 2 com potência de 6,6kW. Além das tomadas a bateria também se carrega nas frenagens do veículo com a utilização de freios regenerativos inteligentes.
A BYD oferece uma garantia de 8 anos nas suas baterias (3 anos a mais do que o veículo em si) sem limite de quilometragem. Como o veículo acabou se ser lançado e ainda não tem nenhuma unidade entregue, não existe estimativa do preço de troca do pacote de baterias. Por fim, a vida útil estimada das baterias é de 5000 ciclos de carga e descarga.

Battery pack of BYD Dolphin
Imagem 4 - Baterias do tipo Blade

BYD Blade battery with thermal management
Imagem 5 - Gráficos de AlcanceXTemperatura e Tempo de CargaXTemperatura de diferentes tipos de baterias

Depth: Study and judge the technical status of BYD e-platform 3.0 integrated thermal management (based on refrigerant) system
Imagem 6 - Sistema de resfriamento das baterias (seta vermelha: compressor; seta azul: conexão do duto de fluídos à bateria; seta preta: valcula de controle de pressão; seta amarela: controle de trocas térmicas do fluído; seta branca: UC de controle térmico; seta verde: bloco do motor). Fluído aquecido -> dutos vermelhos. Fluído frio -> dutos azuis.



  • Motorização:
O BYD Dolphin apresenta apenas um motor que fica ligado ao eixo dianteiros. A plataforma e-Platform 3.0 da BYD permite utilizar um motor do eixo dianteiro, um motor no eixo traseiro ou dois motores, um em cada eixo. Este motor é resfriado pelo mesmo sistema que realiza o resfriamento das baterias. Este motor apresenta um torque máximo de 180Nm e potência de 95cv. A BYD chama o motor do Dolphin de "8 em 1", uma vez que ele reúne 8 componentes em apenas um bloco. São eles: VCU, BMS, MCU, PDU, conversor DC-DC, carregador on-board, motor síncrono de ímã permanente and transmissão. Todo este arranjo oferece uma eficiência de 89% na motorização do Dolphin. Não existem informações disponíevis sobre os componentes internos do bloco do motor da plataforma e-Platform 3.0 nem de como é feita a integração destes componentes. A BYD afirma que é a única do mercado a oferecer este tipo de motorização, assim, é possível que estas informações sejam patenteadas e, portanto, não estejam disponíveis.

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Imagem 7 - Motor "8 em 1"

  • Conversor DC-DC:
Não foi encontrada nenhuma informação sobre os conversores de energia do veículo. Este componente fica dentro do bloco "8 em 1" do motor na plataforma e-Platform 3.0 da BYD.