Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

N

Narração de histórias de vida e pesquisa-formação, Marie-Christine Josso

Marie-Christine Josso é socióloga e antropóloga, doutora em Ciências da Educação, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Trabalha com as experiências e histórias de vida em especial no campo da educação, trazendo uma proposta para formação de jovens e adultos e também para a formação continuada de professores.

Desenvolve suas pesquisas com foco na abordagem da experiência formativa, tecendo a pesquisa-formação. Seus trabalhos tem forte influência das teorias voltadas às histórias de vida e e à autobiografia. No Brasil, estabelecemos relação entre suas pesquisas e a proposta de educação libertadora de Paulo Freire, que a pesquisadora dialoga e referencia diretamente. É interessante para pensar o lugar da memória e das histórias de vida nessa interface com o campo da educação, dos processos formativos.

"A transformação de si a partir a partir da narração de histórias de vida", Marie-Christine Josso
Resumo – As narrações centradas na formação ao longo da vida revelam formas e sentidos múltiplos de existencialidade singular-plural, criativa e inventiva do pensar, do agir e do viver junto. Um trabalho transformador de si, ligado à narração das histórias de vida e a partir delas, torna-se indispensável a uma Educação Continuada digna desse nome. 
Palavras-chave – Formação e transformação; existencialidade; narração de histórias de vida; construção da identidade (identidade evolutiva); invenção de si.

"Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais", Marie-Christine Josso
Resumo - Este texto apresenta uma tentativa de delimitar os contornos atuais e as possíveis aberturas do uso da (auto)biografia nos campos da educação, formação, saúde, social, recursos humanos em empresas, seja quais forem as formas metodológicas e as maneiras de dar a ver (as artes incluídas) que serão proporcionadas por pesquisadores, autores, professores e formadores. As funções construídas referem-se às premissas de uma epistemologia meta-disciplinar do sujeito de cognição que ainda precisa ser construído pelas novas gerações.
Palavras-chave - (Auto)biografia. Epistemologia meta-disciplinar. Sujeito de conhecimento.

Citado por Denise Eloy.


Notas sobre a experiência e o saber de experiência - Jorge Larrosa Bondía

O segundo artigo escolhido, o filósofo e pedagogo Jorge Larrosa Bondía, também cria atravessamentos inquietantes muito significativos ao conversar com o leitor pesquisador. O autor desenvolve reflexões críticas e políticas no campo da educação e pesquisa a partir da diferenciação entre os conceitos de informação e experiência.

Com a crítica à sociedade da informação, e seus mecanismos de processamento de dados, desenvolve junto ao leitor-pesquisador o quanto este movimento gera um apagamento da experiência. O autor inquieta aquele que investiga à tomar aquilo que o alcança em suas travessias de pesquisa de forma receptiva e aberta à sua própria transformação e tudo que isso também (e sobretudo) envolve em termos de vulnerabilidade e risco frente à abertura ao desconhecido. "Tudo o que faz impossível a experiência, faz também impossível a existência"


Citado por: Uriel Cério Liguori
(Artigo 2/2)