Programação
-
-
Trabalho Semestral de PSO
Cartografia Social de Equipamentos Públicos em São Paulo
a) trabalho em grupo.
b) Resultados do Grupo = cena, episódio ou percurso da experiencia de campo, pode conter uma ou mais percepções do mesmo material.
c) Interpretação e/ou Análise do dos Resultados do Grupo à luz de conceito Ou conceitos apresentados na disciplina de PSO2.
d) Sentido da interpretação e/ou análise de obstáculos e estratégias bem-sucedidas para a efetivação de Direitos ou Autonomia de Cidadãos e Cidadãs. {Importante: o item d) pode ser elaborado na forma de perguntas. Ou seja, caso o contato com os equipamentos tenha sido curto ou não se pode afirmar nada sobre obstaculos ou estratégias o trabalho final pode formular e justificar pergunta pertinente a luta por cidadania}
Entrega via e-disciplinas até 10 de janeiro de 2023.
-
2a. Aula (24/08) Investigação e História da Psicologia Social - Profa. Belinda e Prof. Luís Galeão. Pesquisador convidado: Dr. Thiago Bloss
-
Mello, Sylvia Leser e Patto, Maria Helena de Souza Psicologia da Violência e Violência da Psicologia. In PSICOLOGIA USP, São Paulo, outubro/dezembro, 2008, 19(4), 591-594
-
-
3ª aula (31/08): Socialização primária e secundária: realidade subjetiva - Profa. Vera Paiva e Prof. Luís Galeão
-
Berger & Berger . Socialização: como ser um membro da sociedade. In: Foracchi, Marialice Mencarini & Martins, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Livros Técnicos e Científicos, RJ, 1977. Cap.13 193-200 Neste LINK: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/392444/mod_resource/content/1/Berger%20%20Berger.pdf
-
Berger, P. & Berger, B. O que é uma instituição social?
BERGER, Peter L., BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social? In : FORACCHI, M. M.,MARTINS, J.S. (Orgs.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos, 1977. p.193-9.
-
Berger, P.L. & Luckmann. “A sociedade como realidade subjetiva”. In:
A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1983, pp. 173-195
-
-
4ª aula (14/09): - A construção cultural dos corpos: gêneros, sexualidades, idades, raças/etnias - Profa. Vera Paiva
-
Leituras obrigatórias:
Clastres, P. (1986). O arco e o cesto. Em: Clastres, P. A sociedade contra o estado: pesquisas de Antropologia Política. Rio de Janeiro: Francisco Alves
Gênesis 1 e 2, Bíblia Sagrada. (usar a versão que estiver a mão)
-
Leitura Complementar: Motta, D. (2018). Do universal ao específico: entrelaçando gênero, raça e classe. Cadernos CEMARX, no. 11, pp 70-88
-
-
-
Paiva, V. Cenas sexuais, roteiros de gênero e sujeito sexual. Em: Barbosa & Parker (org) Sexualidades pelo avesso. Direitos, identidades e poder. São Paulo: Editora 34, 1999.
Exercício para a aula: Trazer uma cena que indica violação de direitos, vivida e densamente descrita
-
-
6a. aula (05/10): Identidade e Movimentos Sociais - Identidade, Movimentos Sociais e Território - Prof. Luís Galeão
-
Sawaia, Bader. Identidade - Uma ideologia separatista? In Bader Sawaia (Org.), As artimanhas da exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade social (2a ed.). Petrópolis: Vozes, 2001, pp. 119-128.
-
-
-
Goffman, E. Estigma. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1988, Cap. 1.
Pré-requisito: Ter visto o filme “M8: quando a morte socorre a vida”
Link para o filme no YouTube: -
Exercício sobre estigma em sala
Interpretação do filme "M8: quando a morte socorre a vida" à luz dos conceitos de estigma e discriminação.
-
-
-
Pellegrino, H. Pacto edípico e pacto social. Em: Folha de São Paulo: Folhetim, 11 de setembro de 1983.
-
Édipo Rei – Trilogia Tebana, Jorge Zahar
-
Vernant, J.P. e Vidal-Naquet P. (1981). Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva. – Cap. 4: Édipo sem Complexo.
-
-
-
Leitura obrigatória: Martín-Baró. Poder, ideología y violencia. Madrid: Trota, p. 259-288
-
Leitura complementar: Parecer Psicossocial da Violência contra os Povos Indígenas Brasileiros: o Caso Reformatório Krenak. In Psicologia Ciência e profissão.
-
-
10ª. aula (16/11): Família: Definição e estrutura. Diversidade dos arranjos familiares - Profa. Belinda
-
Lévi-Strauss, C. A família. Em: O olhar distanciado. Lisboa: Edições 70,
-
Berquó, E. Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica. Em: História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, v.4.
-
-
-
Leitura complementar - parecer psicossocial sobre violência
-
Leitura obrigatória: Mandelbaum, B. Psicanálise da Família. BH: Editora Artesã, 2020, 3ª. edição.
-
Entrega do Diário de Campo
_ Texto individual
- Seguir indicações de redação presente no arquivo Apostila do Trabalho de Campo
- Indicar no Título do arquivo o Local do Estágio, por exemplo, CAA Butantã.
- Indicar no Título Indicar no Título do arquivo o Nome Completo da\o\e autor\a\e.
-
Para entender a Politica Pública como campo de ação e conhecimento da Psicologia Social.
Notem, este texto NÃO deve estar citado no Diário de Campo. O Diário de Campo é uma descrição densa das experiências concretas dxs alunxs para chegarem até os equipamentos da Saúde Pública.
O texto serve então de moldura para entendermos que a Politica Pública não são só as ações institucionais no equipamento. A Política Pública se realiza em conjunto de ações e conexões. Estas sim, podem ser descritas no Diário de Campo.
-
13ª. aula (07/12): O “lugar” do negro no Brasil (segregação e racismo ambiental). Pós doutoranda Valeria Nanci Silva
-
DE SOUZA FILGUEIRA, A. L. Racismo ambiental, cidadania e biopolítica: considerações gerais em torno de espacialidades racializadas. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 186–201, 2021. DOI: 10.5216/ag.v15i2.69990. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/69990. Acesso em: 15 ago. 2022.
Link para o vídeo "Projeto Sudoeste II - Sintonize na São Remo":
Link para o vídeo "Conheça o drama das famílias da Ocupação São Remo em São Paulo":
Link para o vídeo "Ybytantan Butantã terra batida":
-
15a. aula (14/12): Supervisão em grupo dos diários de campo - Profa. Belinda, Vera, Valéria, Galeão, Henrique, Yuri, Jan e Monitora Luana.
-