Kursthemen
-
Objetiva-se:
1) Discutir temas relacionados a políticas públicas e implementação de práticas, especialmente na área de saúde e saúde mental, a partir de questões e conceitos formulados no campo da Psicologia Social, tais como: intersubjetividade, grupos, instituições. 2) Refletir sobre desafios à pesquisa em Psicologia Social no campo das políticas públicas de saúdeDocente responsável: Ianni Regia Scarcelli
PROGRAMA:
Apresentação (15/3)
I. Problematizando conceitos
1. Indivíduo, sociedade civil e Estado: algumas reflexões (22/3)
2. Público, privado e psicologia social (29/3)
3. Uma abordagem de psicologia social – /fundamentos para reflexão sobre políticas públicas e saúde (12 e 19/4)
II. O SUS em debate - 15º Ciclo de Aulas Abertas no IPUSP– meet.google.com/rhi-uyzv-iny
1. Retomada do SUS: transitando por outros caminhos (26/4)
2. Reivenção do SUS: reflorestando as terras devastadas(3/5)
3. Inovação em saúde: invenção nos novos tempos (10/5)
III. Psicologia Social, Políticas Públicas Saúde: diálogos possíveis
1. Saúde Mental, formação e trabalho em saúde (8/6)
2. Fórum de discussão – tema a definir (24/5)
3. Fórum de discussão – pesquisas em andamento (31/5)
4. Avaliação/autoavaliação – finalização (7/6) -
Referências:
ALMEIDA FILHO, Naomar. O que é o saúde? Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011.
CAMPOS, Gastão Wagner Souza. (et al.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. FioCruz, 2009.
SILVA JÚNIOR, Nelson.; ZANGARI, Wellington. (Org.) A Psicologia Social e a questão do hífen (livro eletrônico). São Paulo: Blucher, 2017.
PAIM, Jairnilson. O que é o SUS? Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011.
PICHON-RIVIÈRE, E. O Processo Grupal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1986.
SCARCELLI, I.R. Psicologia Social e Políticas Públicas: pontes e interfaces no campo da saúde. São Paulo: Zagodoni, 2017.
Entrega de trabalho teórico:
Primeira versão: 24 de maio (optativo) – arquivo word
Versão final + autoavaliação: 21/6, arquivo PDF
Encaminhar para o email: iannirs@usp.br solicitando confirmação de recebimento
Orientações para elaboração do trabalho teórico:
1) Identificar um tema que servirá como eixo do trabalho. Pode ser
- o objeto da pesquisa em desenvolvimento no programa de pós-graduação
- algum aspecto decorrente da pesquisa em desenvolvimento
- um tema discutido em aula que tenha sido alvo de interesse.
- ou reflexão sobre o conjunto de temáticas abordadas na disciplina
2) O objetivo do trabalho é desenvolver o tema escolhido considerando as referências teóricas da disciplina e as discussões desenvolvidas em aula.
3) Estruturação do trabalho – sugestão
· Introdução/justificativa – porque escolheu o tema e apontar com quais referências irá dialogar
· Desenvolver a discussão fundamentado na bibliografia indicada. Pode ser feito um diálogo entre as referencias indicadas e outras produções ligadas ao tema.
· Considerações finais.
4) Recomenda-se considerar os aspectos formais na apresentação/elaboração do texto: rigor na utilização de noções/conceitos, encadeamento de idéias, explicitação das referências, discussão clara sobre o objetivo proposto, etc.
Orientações para elaborar autoavaliação:
Avaliar a participação considerando:
- Conteúdo da disciplina
- Didática aplicada
- Desenvolvimento das aulas
- Textos indicados
-
COUTINHO, Carlos Nelson. Notas sobre cidadania e modernidade. In: Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000, pp. 49-69.
MARTINS, José de Souza. Reflexão crítica sobre o tema da “exclusão social”. In: A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2002, pp. 25-47.
-
WOOD, Ellen Meiksins. Sociedade civil e política de identidade. In: Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003, pp. 205-225.
CHAUI, Marilena. Publico, privado, despotismo. In: NOVAES, A (Org.). Ética. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura/Companhia das Letras, 1992, p.345-90.
-
PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Prólogo / Contribuições à didática da Psicologia Social. In: O Processo Grupal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1986, pp. VII–XII e pp. 173-181.
BLEGER, José. Temas de Psicologia – Entrevistas e Grupos. A instituição e as instituições - Estudos psicanalíticos. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 101-122.
-
SCARCELLI, I.R. Ressonâncias da questão social na práticas psicológicas: Algumas perguntas. In: CABRAL, B.E.B (org). Práticas em Pesquisa e Pesquisa como Prática: Experimentações em Psicologia. Curitiba: CRV, 2019, p.157-170.
Complementar:
SCARCELLI, Ianni Regia. Psicologia Social e Políticas Públicas: refletindo sobre as dimensões de uma práxis (Capítulo 3). In: Psicologia Social e Políticas Públicas: pontes e interfaces no campo da saúde. São Paulo: Zagodoni, 2017.
Acessível também no banco de teses da USP - https://teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/47/tde-01072019-152745/publico//scarcelli_LD_2016.pdf
-
AULA ABERTA
Por uma sociedade sem manicômios – Contribuições da etnografia e da arte no contexto da Saúde Coletiva/Saúde Mental
Convidado:
Thomas Josué da Silva – Professor e pesquisador da Universidade Federal Pampa (UNIPAMPA)
-
https://www.youtube.com/watch?v=slZoXo38Sy8&list=RDCMUCFXt71mX_7dxwQua633KQrQ&start_radio=1
-
AULA ABERTA
Concepções de saúde e Formação para o SUS: modelos e estratégias de caminhos formativos interprofissionais
Convidado:
Naomar de Almeida Filho – Titular da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP, Ex-Reitor da UFBA e da UFSB
TEXTO REFERÊNCIA AULA (não disponível em pdf)
ALMEIDA FILHO, Naomar. O que é o saúde? Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011. -
AULA ABERTA
Público, Privado e os caminhos do SUS em tempos de pandemia
Convidada:
Virginia Junqueira - Professora da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista
-
-
-
-
Avaliar a participação na disciplina considerando:
- Conteúdo da disciplina
- Didática aplicada
- Desenvolvimento das aulas
- Textos indicados
-
TEXTOS REFERENCIADOS EM AULA OU SUGERIDOS POR PARTICIPANTES
Sobre problemas no campo da política pública:
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Particularmente o número v.18 n.51 São Paulo fev. 2003
BUCCI, Maria Paula Dallari (org). Políticas Públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Vide o link: http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf
Aula 2:
BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasilia, UNB (várias edições).
CHAUI, M. A universidade hoje. In: AGUIAR, F. Antonio Candido: Pensamento e militância. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1999).
CHAUI, Marilena. NEOLIBERALISMO E UNIVERSIDADE (Conferência proferida na abertura do seminário: “A Construção Democrática em questão” no dia 22 de abril de 1997, no Anfiteatro de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP) Marilena Chauí Ideologia neoliberal e universidade) (está disponivel na web)
COUTINHO, C. N. Representação de interesses, formulação de políticas e hegemonia. In TEIXEIRA, S.F. Reforma Sanitária - em busca de uma teoria. São Paulo, Ed. Cortez, 1989, p.56/57.
DEMO, Pedro. O charme da Exclusão Social. Campinas, autores associados, 1998.
HOFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. (disponivel web)
MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo, Paulus, 1997.