Programação

  • Bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes à disciplina Psicologia Social e Políticas Públicas

    Objetiva-se: 
    1) Discutir temas relacionados a políticas públicas e implementação de práticas, especialmente na área de saúde e saúde mental, a partir de questões e conceitos formulados no campo da Psicologia Social, tais como: intersubjetividade, grupos, instituições. 2) Refletir sobre desafios à pesquisa em Psicologia Social no campo das políticas públicas de saúde

    Docente responsável: Ianni Regia Scarcelli 

    PROGRAMA: 

     Apresentação (15/3)

     I. Problematizando conceitos

    1. Indivíduo, sociedade civil e Estado: algumas reflexões (22/3)

    2. Público, privado e psicologia social (29/3)

    3. Uma abordagem de psicologia social – /fundamentos para reflexão sobre políticas públicas e saúde (12 e 19/4)

     

     II. O SUS em debate - 15º Ciclo de Aulas Abertas no IPUSP– meet.google.com/rhi-uyzv-iny

     1. Retomada do SUS: transitando por outros caminhos (26/4)

     2.  Reivenção do SUS: reflorestando as terras devastadas(3/5)

     3. Inovação em saúde: invenção nos novos tempos (10/5)


    III. Psicologia Social, Políticas Públicas Saúde: diálogos possíveis

    1.  Saúde Mental, formação e trabalho em saúde (8/6)

    2. Fórum de discussão – tema a definir  (24/5)

    3. Fórum de discussão – pesquisas em andamento (31/5)

    4. Avaliação/autoavaliação – finalização (7/6) -

      

    Referências:

     ALMEIDA FILHO, Naomar. O que é o saúde? Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011.

    CAMPOS, Gastão Wagner Souza. (et al.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. FioCruz, 2009.

    SILVA JÚNIOR, Nelson.; ZANGARI, Wellington. (Org.) A Psicologia Social e a questão do hífen (livro eletrônico). São Paulo: Blucher, 2017.

    PAIM, Jairnilson. O que é o SUS? Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011.

    PICHON-RIVIÈRE, E.  O Processo Grupal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1986.

    SCARCELLI, I.R. Psicologia Social e Políticas Públicas: pontes e interfaces no campo da saúde. São Paulo: Zagodoni, 2017.

     Entrega de trabalho teórico:

     

     

    Primeira versão: 24 de maio (optativo) – arquivo word

     

    Versão final + autoavaliação: 21/6, arquivo PDF

     

    Encaminhar para o email: iannirs@usp.br solicitando confirmação de recebimento

     

      

    Orientações para elaboração do trabalho teórico:

     1)      Identificar um tema que servirá como eixo do trabalho. Pode ser

    • o objeto da pesquisa em desenvolvimento no programa de pós-graduação
    • algum aspecto decorrente da pesquisa em desenvolvimento
    • um tema discutido em aula que tenha sido alvo de interesse.
    • ou reflexão sobre o conjunto de temáticas abordadas na disciplina

     2)      O objetivo do trabalho é desenvolver o tema escolhido considerando as referências teóricas da disciplina e as discussões desenvolvidas em aula.

     3)      Estruturação do trabalho – sugestão

    ·         Introdução/justificativa – porque escolheu o tema e apontar com quais referências irá dialogar

    ·         Desenvolver a discussão fundamentado na bibliografia indicada. Pode ser feito um diálogo entre as referencias indicadas e outras produções ligadas ao tema.

    ·         Considerações finais.

     4)      Recomenda-se considerar os aspectos formais na apresentação/elaboração do texto: rigor na utilização de noções/conceitos, encadeamento de idéias, explicitação das referências, discussão clara sobre o objetivo proposto, etc.

      

    Orientações para elaborar autoavaliação:

     Avaliar a participação considerando:

    • Conteúdo da disciplina
    • Didática aplicada
    • Desenvolvimento das aulas
    • Textos indicados

     


  • Aula 1 - Apresentação da Disciplina (15/3/2023)

  • Aula 2 - Parte 1 - Individuo, sociedade civil e Estado: algumas reflexões (22/3/2023)

    COUTINHO, Carlos Nelson. Notas sobre cidadania e modernidade. In: Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000, pp. 49-69.

    MARTINS, José de Souza. Reflexão crítica sobre o tema da “exclusão social”. In: A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2002, pp. 25-47.


  • Aula 3 - Parte 1 - Público, privado e a psicologia social (22/3/2023)

    WOOD, Ellen Meiksins. Sociedade civil e política de identidade. In: Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003, pp. 205-225.

    CHAUI, Marilena. Publico, privado, despotismo. In: NOVAES, A (Org.). Ética. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura/Companhia das Letras, 1992, p.345-90.


  • Aula 4 - Parte 1 - Uma abordagem de psicologia social (4/5/2022) PRESENCIAL

    PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Prólogo / Contribuições à didática da Psicologia Social. In: O Processo Grupal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1986, pp. VII–XII e pp. 173-181.

    BLEGER, José. Temas de Psicologia – Entrevistas e Grupos. A instituição e as instituições - Estudos psicanalíticos. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 101-122.


  • Aula 5 - Parte 1 - Uma abordagem Psicologia Social (11/5/2022)

    SCARCELLI, I.R. Ressonâncias da questão social na práticas psicológicas: Algumas perguntas. In: CABRAL, B.E.B (org). Práticas em Pesquisa e Pesquisa como Prática: Experimentações em Psicologia. Curitiba: CRV, 2019, p.157-170.

    Complementar:

    SCARCELLI, Ianni Regia. Psicologia Social e Políticas Públicas: refletindo sobre as dimensões de uma práxis (Capítulo 3). In: Psicologia Social e Políticas Públicas: pontes e interfaces no campo da saúde. São Paulo: Zagodoni, 2017.

    Acessível também no banco de teses da USP -  https://teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/47/tde-01072019-152745/publico//scarcelli_LD_2016.pdf


  • O SUS EM DEBATE - Aula 6 - Parte 2 (18/5/2022)

    AULA ABERTA

    Por uma sociedade sem manicômios – Contribuições da etnografia e da arte  no contexto da Saúde Coletiva/Saúde Mental

    Convidado:

    Thomas Josué da Silva – Professor e pesquisador da Universidade Federal Pampa  (UNIPAMPA)


  • O SUS EM DEBATE - Aula 7 - Parte 2 - 25/5/2022 -

    AULA ABERTA

    Concepções de saúde e Formação para o SUS: modelos e estratégias de caminhos formativos interprofissionais

    Convidado:

    Naomar de Almeida Filho – Titular da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP, Ex-Reitor da UFBA e da UFSB


    TEXTO REFERÊNCIA AULA (não disponível em pdf)

    ALMEIDA FILHO, Naomar. O que é o saúde? Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2011.

  • O SUS EM DEBATE - Aula 8 - Parte 2 (1/6/2022)

    AULA ABERTA

    Público, Privado e os caminhos do SUS em tempos de pandemia

    Convidada:

    Virginia Junqueira - Professora da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista


  • Aula 9 - Parte 3 - Fórum de discussão (8/6) PRESENCIAL

  • Aula 10 - Parte 3 - Saúde Mental, formação e trabalho em saúde (15/6) PRESENCIAL

  • Aula 11 - Parte 3 - Fórum de discussão – pesquisas em andamento (15/6)

  • Aula 12 - ENCERRAMENTO - Avaliação e autoavaliação

    Avaliar a participação na disciplina considerando:

    • Conteúdo da disciplina
    • Didática aplicada
    • Desenvolvimento das aulas
    • Textos indicados

     


  • Textos complementares


    TEXTOS REFERENCIADOS EM AULA OU SUGERIDOS POR PARTICIPANTES


    Sobre problemas no campo da política pública:

    Revista Brasileira de Ciências Sociais. Particularmente o número v.18 n.51 São Paulo fev. 2003

    BUCCI, Maria Paula Dallari (org). Políticas Públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

    SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Vide o link: http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf


    Aula 2:

    BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasilia, UNB (várias edições).

    CHAUI, M. A universidade hoje. In: AGUIAR, F. Antonio Candido: Pensamento e militância. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1999).

    CHAUI, Marilena. NEOLIBERALISMO E UNIVERSIDADE (Conferência proferida na abertura do seminário: “A Construção Democrática em questão” no dia 22 de abril de 1997, no Anfiteatro de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP) Marilena Chauí Ideologia neoliberal e universidade) (está disponivel na web)

    COUTINHO, C. N. Representação de interesses, formulação de políticas e hegemonia. In TEIXEIRA, S.F. Reforma Sanitária - em busca de uma teoria. São Paulo, Ed. Cortez, 1989, p.56/57.

    DEMO, Pedro. O charme da Exclusão Social. Campinas, autores associados, 1998.

    HOFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. (disponivel web)

     MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo, Paulus, 1997.