Programação
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Docentes
- Profa. Dra. Maria Inês Assumpção Fernandes - marines@usp.br
- Profa. Dra. Ianni Régia Scarcelli - iannirs@usp.br
Colaboradora (estagiária PAE)
pós- graduanda Thalisiê Correia - thalisiecorreia@usp.br
Métodos de Avaliação
1) Participação nas atividades em sala de aula e nos estágios
3,0
2) Resenha de dois textos
3,0
3) Trabalho sintetizando o aprendizado (em grupo)
4,0
Nota Final
10,0
Prazo Máximo de Entrega:
Resenhas: 25/11/2022
- Trabalho em grupo: 09/12/2022
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Perguntas que foram respondidas presencialmente como participação:
1. Qual ideia tem sobre grupos e processos grupais?
2. Expectativas em relação à disciplina e ao estágio:
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Aula Profa. Maria Inês
Texto:
FERNANDES, M.I.A e SCARCELLI, I.R A queda do Hifen: História, Política e Clínica. In: Silva Jr, N. e Zangari, W. Psicologia Social e A Questão do Hífen, SP Blucher, 2017, p.103
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Aula com a convidada Profa. Lisette Weismann
WEISMANN. Armando a Família. In: GOMES, I.C.; WEISMANN,L. Atendimento Psicanalítico da Família. São Paulo: Zagodoni, 2014.
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PICHON-RIVIÈRE, E. Contribuições à Didática da Psicologia Social. IN: O Processo Grupal. (pp. 237-248)
Perguntas reflexivas opcionais (para ajudar a dialogar com os textos e o programa da disciplina):
1. Como você definiria, com sua própria combinação de palavras, o conceito de vínculo? Após elaborar essa combinação leve-a para conversar com as explicações e exemplos que os textos propostos até então partilharam conosco.
2. Após esse diálogo organize com a maior nitidez possível suas reflexões e se se sentir confortável compartilhe em nosso encontro de aula na sexta: como você entendeu que o vínculo contribui para os processos de formação e de desenvolvimento dos grupos?
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Aula 5 - PROCESSOS GRUPAIS, VÍNCULO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PSÍQUICO - continuação - 23/09/2022 (MÓDULO 2)
Aula Profa. Maria Inês
Texto:
FERNANDES, M.I.A. A subjetividade à luz de uma teoria de grupos. IN. Revista Psicologia USP, 199.
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Relato de experiência:
Políticas e práticas de saúde mental no SUS - Limites e possibilidades para atuação em Psicologia
Palestrante: Elias Rodrigues Santana - Supervisão Técnica de Saúde M'Boi Mirim:
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Palestra – relato de experiência
Convidado: Raul Araujo
A instituição de outras infância – dispositivos político/jurídicos.
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Aula Profa. Ianni
Texto:
SCARCELLI, I.R. Construindo um caminho com Enrique Pichon-Rivière. In: Psicologia Social e Políticas Públicas: Pontes e interfaces no campo da saúde. São Paulo: Zagodoni, 2017, pp.157-200
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Profa Maria Inês
BLEGER, J. O Grupo como Instituição e o Grupo nas Instituições. IN. Bleger,J. Temas de Psicologia.SP.M.Fontes,1998
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Aula profa. Ianni
Texto:
SCARCELLI, I.R. Ressonâncias da questão social nas práticas psicológicas: Algumas perguntas. In: CABRAL, B.E.B (org). Práticas em Pesquisa e Pesquisa como Prática: Experimentações em Psicologia. Curitiba: CRV, 2019, p.157-170.
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Apresentações de sínteses dos grupos:
Grupo 7 às 9h15 Grupo 6 às 10h Grupo 4 às 10h45 -
Apresentações das sínteses dos grupos:
Obs: PRAZO DE ENTREGA DAS RESENHASGrupo 1 às 9h15 Grupo 2 às 10h Grupo 5 às 10h45 Grupo 3 às 11h30 -
PRAZO DE ENTREGA TRABALHOS FINAIS: 09/12/2022
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- Cada grupo deverá entregar o relato da experiência relativa a cada visita contendo os seguintes tópicos:
- Cabeçalho: nome dos estagiários, nº da visita, data e horário da visita, nome da organização;
- Descrição das atividades realizadas pelos estagiários;
- Apresentação dos principais aspectos que chamaram atenção do grupo de estagiários e formulação de hipótese, quando possível;
- Impressões dos membros do grupo.
• Relatório Final, como descrito acima que deverá ser entregue apenas às docentes e monitora da disciplina. Se houver solicitação de relatório por parte da instituição, será produzido um texto sintético com esse fim específico que será considerado como uma das atividades do estágio. Aspectos formais deverão ser considerados:
- Capa;
- Índice;
- Numeração de páginas;
- Anexos: relatórios quinzenais, documentos e folhetos da instituição (quando fornecidos), relatório entregue à Instituição, outros (fotos, reportagens etc.) se considerados relevantes.