Narração de histórias de vida e pesquisa-formação, Marie-Christine Josso
Marie-Christine Josso é socióloga e antropóloga, doutora em Ciências da Educação, professora
da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de
Genebra. Trabalha com as experiências e histórias de vida em especial no campo da educação, trazendo uma proposta para formação de jovens e adultos e também para a formação continuada de professores.
Desenvolve suas pesquisas com foco na abordagem da experiência
formativa, tecendo a pesquisa-formação. Seus trabalhos tem forte influência das teorias voltadas às histórias de vida e e à autobiografia. No Brasil, estabelecemos relação entre suas pesquisas e a proposta de educação libertadora de Paulo Freire, que a pesquisadora dialoga e referencia diretamente. É interessante para pensar o lugar da memória e das histórias de vida nessa interface com o campo da educação, dos processos formativos.
"A transformação de si a partir a partir da narração de histórias de vida", Marie-Christine Josso Resumo – As narrações centradas na formação ao longo da vida revelam formas e
sentidos múltiplos de existencialidade singular-plural, criativa e inventiva do pensar,
do agir e do viver junto. Um trabalho transformador de si, ligado à narração das histórias
de vida e a partir delas, torna-se indispensável a uma Educação Continuada digna
desse nome. Palavras-chave – Formação e transformação; existencialidade; narração de histórias de vida;
construção da identidade (identidade evolutiva); invenção de si.
"Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais", Marie-Christine Josso Resumo - Este texto apresenta uma tentativa de delimitar os contornos atuais
e as possíveis aberturas do uso da (auto)biografia nos campos da
educação, formação, saúde, social, recursos humanos em empresas,
seja quais forem as formas metodológicas e as maneiras de dar a ver
(as artes incluídas) que serão proporcionadas por pesquisadores,
autores, professores e formadores. As funções construídas referem-se às premissas de uma epistemologia meta-disciplinar do sujeito
de cognição que ainda precisa ser construído pelas novas gerações.
Palavras-chave - (Auto)biografia. Epistemologia meta-disciplinar. Sujeito de conhecimento.