Cauda poli-A

A cauda poli(A) é uma sequência de até 250 nucleotídeos de ácido poliadenílico na ponta 3′ do RNAm eucariótico após a transcrição. Nessa cauda estão presentes cerca de 200 A’s, que se enrolam ao redor de várias cópias de uma proteína ligadora. Essa cauda tem a função de atuar como acentuadora da tradução, proteger o mRNA da digestão por nucleases presentes no meio e proporcionar uma maior estabilidade à molécula.


 Imagem: Poliadenilação - ligação da cauda poliA ao mRNA 

Explicação da imagem enviada: 

A maioria dos mRNAs possui uma sequência de resíduos de adenina na sua extremidade 3’ que é chamada de cauda poli-A (aproximadamente 200 A) e é adicionada à molécula após a transcrição pela enzima poliA polimerase.

Quando se reconhece a sequência AAUAAA, altamente conservada localizada 10 a 30 nucleotídeos “upstream” ao sítio de polimerização, é um sinal que a molécula está terminando e que deve ser adicionada a cauda poliA à extremidade da mesma.

Fonte imagem: https://www.slideserve.com/fleur/como-a-vida-funciona-o-processo-de-transcri-o 

Referências bibliográficas:

CELCO. Análise da dinâmica da cauda poli(A) (Poliadenilação) - Cellco . Disponível em:<https://www.cellco.com.br/click-chemistry/reagentes-click-por-uso/em-rna/analise-da-dinamica-da-cauda-poli-a-poliadenilacao> . Acesso em: 10 maio. 2024.





» Glossário - Termos de Genética