Sequência conservada

Sequências conservadas são regiões de DNA, RNA ou proteínas que permanecem relativamente inalteradas ao longo do tempo em diferentes espécies ou indivíduos relacionados. Essas sequências são consideradas conservadas porque sofrem poucas mudanças ou mutações, o que sugere que desempenham funções importantes e são mantidas pela seleção natural ao longo da evolução.

Em termos genômicos, sequências conservadas são regiões onde as letras do DNA são semelhantes entre diferentes organismos ou entre diferentes cópias do mesmo gene em um organismo. Essas regiões geralmente correspondem a partes críticas do genoma, como regiões codificadoras de proteínas, elementos regulatórios ou regiões funcionais de RNA.

A conservação dessas sequências ao longo do tempo sugere que elas desempenham funções vitais para o organismo e são essenciais para sua sobrevivência e adaptação ao ambiente. Portanto, as sequências conservadas são frequentemente alvo de estudos para entender melhor suas funções biológicas e seu papel na saúde e na doença.

Um alinhamento de sequências múltiplo de cinco proteínas histona H1 de mamíferos:

Sequência conservada – Wikipédia, a enciclopédia livre

» Glossário - Termos de Genética