Autoria: GABRIEL GOMES DE CARVALHO PEREIRA -14725832
Figura 1: Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é o primeiro modelo da marca de alta
performance 100% elétrico à venda no Brasil
Versão escolhida para o mercado brasileiro tem potência de 658 cv e
autonomia de até 580 km com uma carga de bateria
Inovador MBUX Hyperscreen revoluciona o design interior e amplia a
interatividade a bordo
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança no mercado brasileiro o
novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo de produção AMG totalmente
elétrico e que complementa a estratégia elétrica da marca. O sedã de luxo foi
refinado em Affalterbach em todas as áreas relacionadas a alta performance.
O exterior do EQS Sedan.
Detalhes como a grade do radiador característica da AMG, a traseira
robusta com spoiler AMG, bem como as generosas rodas de liga leve AMG com
sistema de freios AMG e pinças de freio pintadas não deixam nenhuma dúvida
quanto a qual família de performance pertence este divisor de águas.
Com suas linhas únicas de design, o AMG EQS 53 4MATIC+ é claramente
distinguível de veículos com motores de combustão à primeira vista. A filosofia
de design é refletida em superfícies amplas e linhas dinâmicas e precisas. O
design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere
para a era totalmente elétrica. Os resultados incluem uma aparência
inconfundível, típica da marca, combinada com a máxima eficiência aerodinâmica.
A vista frontal com faróis DIGITAL LIGHT é caracterizada pela grade frontal
preta específica AMG com barras verticais cromadas, a estrela Mercedes
integrada e inscrição "AMG". A linguagem de design distinta continua
no para-choques dianteiro, pintado na cor do veículo. Isso é contrastado pelo
para-choque dianteiro com o design típico AMG A-Wing, pintado em preto
brilhante e com acabamento cromado.
Figura 2: Lateral da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+.
Figura 3: Frente da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+
Máxima eficiência aerodinâmica com um valor de Cd de 0,23
O EQS 53 4MATIC+ atinge um valor de resistência ao vento de 0,23. Para
atingir isso, os especialistas aerodinâmicos da AMG realizaram um grande número
de testes de fluxo e túnel de vento e otimizaram tanto a forma básica quanto
alguns recursos de design como difusores, aletas e um spoiler traseiro maior,
além rodas de AMG de 21 polegadas em design otimizado aerodinamicamente:
AMG Performance. Totalmente elétrico
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+: consumo de energia elétrica em kWh/100 km
(combinado): 22 – 19,6 kWh/100 km; emissões de CO₂ em g/km (combinadas): 0.
Interior do EQS Sedan.
Exigência esportiva e futurista: o volante AMG Performance em couro
napa, com parte inferior plana reforça o caráter dinâmico do EQS. Sofisticados
bancos esportivos com padrão gráfico característico da AMG aumentam o prazer de
dirigir com seu ótimo apoio lateral. O impressionante MBUX Hyperscreen completa
a estética futurista do interior Mercedes-AMG, com três telas integradas que
revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de
processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade.
Esta unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três
telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única. Com
software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece
sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto
e do veículo. Com a chamada camada zero, os aplicativos mais importantes são sempre
exibidos no nível superior do campo de visão. O conteúdo dinâmico também é
permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem
mais agradável e divertida, permitindo também a criação de até sete diferentes
perfis de usuários.
Combinadas, as 64
cores da iluminação ambiente criam fascinantes universos cromáticos que se
alternam dinamicamente. Combine cores, ajuste o brilho dos LEDs e as zonas de
escurecimento para atender às suas preferências.
Além disso, existem
inúmeras outras características que sublinham o estilo distinto do interior:
Painel de instrumentos e linhas de cintura em couro ARTICO
Painéis centrais das portas e também console central para o painel em
microfibra MICROCUT preta com pesponto vermelho
Volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior achatada,
perfurado na área do punho com “borboletas” em alumínio para ajuste dos níveis
de recuperação, além das teclas tradicionais do volante AMG
Pedais esportivos AMG
Tapetes e frisos das soleiras das portas com a inscrição "AMG"
Figura 4: Interior da Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+
MG SOUND
EXPERIENCE: experiência de som única
O AMG SOUND
EXPERIENCE é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de
condução elétrica. Assim como os modos de condução, a composição acústica tem
uma ampla largura de banda: na versão "Authentic", o cliente pode
regular o som potente e sonoro e sua intensidade dependendo do estado de
condução e do modo de condução selecionado. Os sons de condução típicos da AMG
são gerados com a ajuda de hardware adicional. Isso inclui alto-falantes
especiais, um atuador de graves e um gerador de som.
Outra opção para ainda mais individualidade: usando as teclas do volante AMG ou o display central, o motorista pode selecionar as características de som "Balanced", "Sport" e "Powerful" em qualquer modo de condução. Durante o RACE START, o veículo produz um som único para combinar com a aceleração dinâmica.
Tração integral AMG
Performance 4MATIC+ totalmente variável
A potência dos
motores movidos a bateria é trazida para a estrada pelo sistema de tração
integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ de série. O sistema
distribui continuamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro,
dependendo da situação de condução: em comparação com um sistema de tração
integral mecânica, o sistema eletro-específico garante uma resposta
significativamente mais rápida. O torque é verificado 160 vezes por segundo e
ajustado se necessário. A distribuição de torque depende do modo de condução
selecionado: no modo "Comfort" o foco está na eficiência máxima,
enquanto em "Sport" e "Sport+" o torque é mais direcionado
para eixo traseiro em prol de uma maior dinâmica de condução
Eixo traseiro
direcionável
O Mercedes-AMG EQS
53 4MATIC+ está equipado com um eixo traseiro direcional. O ângulo de até dez
graus aumenta consideravelmente o a dinâmica em curvas ou em manobras de
estacionamento. O raio de viragem é de 11,5 metros – este é o nível de veículos
compactos.
A interação entre a
direção do eixo dianteiro e do eixo traseiro foi projetada para obter respostas
ágeis com pouco esforço ao dirigir na cidade ou em estradas. Em velocidades
abaixo de 60 km/h, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas
dianteiras, tornando o veículo altamente manobrável, leve e ágil. O efeito é
particularmente positivo tanto ao mudar de direção rapidamente ou manobrar
lentamente.
A partir de uma
velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras giram na mesma direção das
rodas dianteiras. A distância entre eixos virtualmente estendida oferece maior
estabilidade e segurança de condução em altas velocidades e durante mudanças
rápidas de pista ou manobras evasivas repentinas.
Modos de condução
AMG DYNAMIC SELECT
As características
de condução do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ podem ser alteradas pelo condutor
graças aos cinco modos de condução AMG DYNAMIC SELECT: "Slippery",
"Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual".
Parâmetros importantes como características de condução e desempenho,
configurações de suspensão, direção, AMG Dynamics e AMG SOUND EXPERIENCE
(opcional) são modificados para se adequar ao modo de condução selecionado. A
potência máxima de tração pode ser acessada no modo de condução Sport+ (ou com
kick-down).
O condutor também pode
pré-selecionar a configuração básica da suspensão através dos modos de condução
AMG DYNAMIC SELECT: o comportamento de condução varia da dinâmica máxima no
modo "Sport+" ao suave na configuração "Comfort", por exemplo.
Além disso, a afinação pode ser ajustada em três etapas, independentemente dos
modos de condução, por meio de uma tecla dedicada.
Tipo de combustível usado em
abastecimento: Energia
Elétrica.
Capacidade dos tanques de
armazenamento: 108,4
kWh.
Peso: 3.225 kg Peso Bruto do
Veículo
Capacidade máxima de carga: 525 kg Carga útil permitida.
Quantidade de ocupantes: 5 Número de Assentos.
Tipo de tração (4x2, 2x1,
1x1, 4x4, 6x4, etc.): AWD, tração integral permanente 4x4. Tais
sistemas conseguem variar o envio de torque de uma roda para a outra ou
até de um eixo para o outro, aumentando a estabilidade e a aderência do
veículo
Potência: 484 KW (658 HP)
Relação peso potência: 4.1 kg/hp
Desempenho:
- Velocidade máxima
à frente: 220 km/h (Velocidade Máxima) pode ir para 250 km/h;
- Aceleração: 3,8 s (Aceleração 0-62 mph ou 0-100km / h)
Baterias tipo: Lithium-ion. O material
ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de
8:1:1.
Tensão das baterias: 400 Volts
Consumo médio de energia
WLTP: 21.4 kWh / 100 Km (0.34 kWh
/ mile)
Energia total armazenada em
kWh: 108,4
kWh.
Tempo de Carga: 12h (lento), Rápido: 30 min
Potência máxima de carga: 200 kW DC kW
Tensões possíveis de recarga
(AC, DC, em que níveis de tensão e corrente): 70 Ah. A bateria pode
ser carregada com até 200 kW em estações de carregamento rápido com
corrente contínua (DC). pode ser carregado comodamente em casa ou em
estações de carregamento públicas com até 11 kW de corrente alternada
(AC).
Tipo de distribuição no veículo
(concentrada num único pacote, em múltiplos pacotes espalhados em volumes
distintos do veículo, etc): único pacote.
Tempo de vida esperado,
possui garantia específica para a bateria pelo fabricante: A bateria de alta tensão tem
garantia válida por dez anos ou até 250.000 quilômetros.
Figura 5: Powertrain do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+.
Motores elétricos:
Quantidade de motores: 2 motores.
- Onde estão instalados: eixo
dianteiro e traseiro.
- Tipo (AC, DC, número de fases,
número de pólos): AC
Topologia do motor (PMSM,
BLCD, SRM, e detalhes se possível): Permanent magnet AC synchronous motor.
Velocidade máxima em RPM: 220 km/h
Torque máximo: 950 Nm.
Potência máxima: 658 PS / 649 HP / 484 kW
Tipo de refrigeração (ativa,
passiva, ar, ou por fluído): Fluído.
Câmbio (se existir, sistema
planetário, CVT): 1 marchas Auto CVT
Autonomia em km ou km/l em
ciclo urbano e ciclo de estrada: 513 – 571 km
Sistemas auxiliares (direção
elétrica ou hidráulica, frenagem servoassistida hidráulica, elétrica ou
regenerativa, ar condicionado elétrico): O carro estabelece padrões
não apenas com a entrega de potência ao acelerar, mas também com a
recuperação eficiente de energia ao frear. A saída de recuperação é de até
300 kW. O motorista pode ajustar o nível de recuperação em três estágios
por meio de teclas no volante e receber suporte relacionado ao modo ECO
Assistant. A frenagem combinada pode ocorrer até a parada total.
Suspensão da Frente: Independent Double
Wishbones. Air Suspension. Anti-roll bar.
Suspensão de Trás : Multilink. Air Suspension.
Anti-roll bar.