O GMC Hummer EV, também conhecido como Hummer EV ou
HEV, é uma linha de veículos elétricos a bateria, classificado como Medium-Duty
e produzido pela General Motors sob a marca GMC. Foi introduzido pela primeira
vez em outubro de 2020 com o lançamento do modelo de picape truck (SUT),
seguido pelo modelo SUV em abril de 2021. No terceiro trimestre de 2022, cerca
de 783 unidades foram entregues aos clientes. Os motores elétricos do Hummer EV
são capazes de rebocar trailers de até 3,4 toneladas, e o veículo incorpora
várias tecnologias, como câmeras para fornecer uma visão 360º sob o veículo
além de vários recursos de assistência ao motorista. Uma característica
particular e interessante que torna este veículo adequado a trafegar em
terrenos irregulares é a questão de possuir as quatro rodas tracionadas e direcionáveis (crabwalk).
Dimensões (C x L x A):
5,51 x 2,37 x 2,00 metros
Entre eixos: 3,44
metros
Peso Bruto: 4,1 t
Peso Bruto Total:
4,7 t
Peso conjunto de
baterias: 1,4 t
Capacidade do porta-malas frontal: 320 litros
Tipo de aplicação: Transporte para até 5 passageiros e off-road
Tipo de tração: 4x4 (All-Wheels
drive)
Body e Chassis
O Hummer EV possui
plataforma elétrica similar à MEB (Modular Electric Drive Matrix) que foi
lançada pela montadora VW em 2019. A estrutura consiste basicamente em um
conjunto de baterias montadas sob o piso rígido do veículo, que contribui na
resistência à torção. Sua suspensão é mecânica e do tipo Duplo A, composta por
molas pneumáticas. A direção, também mecânica, possui um arranjo duplo que
permite direção nas quatro rodas já aplicada em outros modelos de veículos além
da maneira particular através do sistema crabwalk, que esterça todas as
rodas na mesma direção em velocidades baixas permitindo que o veículo trafegue
diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada.
Motores e Unidades
de acionamento
O veículo possui um
total de 3 motores elétricos, sendo dois deles motores AC de imã permanente
acoplados de maneira independente nas rodas do eixo traseiro, e o terceiro
motor alimentando ambas as rodas do eixo dianteiro. Cada motor possui uma
potência de 250kW, totalizando 750kW, que correspondem a mais de 1.000cv de potência
e 15,6Nm de torque de roda, formando assim um sistema e4WD. Os motores
traseiros possuem uma redução de 10,5:1 enquanto para o dianteiro é de 13,3:1.
O motor frontal
conta com um diferencial servindo como uma forma de o motor único conduzir
ambas as rodas dianteiras em velocidades diferentes para uma operação suave nas
curvas. Esse diferencial não é apenas capaz de variar a potência do motor entre
as rodas dianteiras, mas também possui uma função de travamento eletrônico para
garantir que as rodas dianteiras girem na mesma velocidade.
Baterias e
Tecnologia de carregamento
O conjunto de
baterias do Hummer EV está entre as maiores instaladas entre os veículos
atualmente disponíveis no mercado. O conjunto consiste em duas camadas
empilhadas de 12 módulos com cada camada contendo duas linhas de seis módulos. Dentro
de cada módulo há 24 células constituídas de Níquel, Cobalto, Manganês e
Alumínio (NCMA) de bolsa retangular orientadas verticalmente desenvolvidas pela
GM e pela LG Chem. O conjunto completo possui uma tensão de 400V e mais de
200kWh, que são restringidos pela montadora de forma a garantir a longevidade
da bateria, mas que são suficientes para dar ao Hummer EV uma das
classificações de capacidade mais altas do mundo. Esse conjunto todo oferece
autonomia de cerca de 560km.
Quanto ao
carregamento, o Hummer EV pode usar carregadores rápidos DC de 350kW graças a
interruptores inteligentes em sua bateria que colocam a pilha superior de
módulos - que normalmente opera em paralelo com a inferior - em série com a
inferior. Isso eleva a tensão geral do pacote de 400V para 800V.
Recursos extras
Por ser um veículo
criado especialmente para aplicação off-road, o Hummer EV dispõe de diversas
características particulares que fazem com que este veículo se destaque e diferencia
perante os demais disponíveis no mercado. Abaixo são listados alguns destes recursos.
“Modo de Extração” que
a GM descreve como um recurso que “permite que a altura da suspensão seja
aumentada em aproximadamente 15 centímetros, a fim de ajudar o HUMMER EV a
lidar com situações off-road extremas, como limpar pedregulhos e vadear
águas mais profundas.
Pneus Goodyear
Wragler para terrenos irregulares de 89cm, mais de 40cm de distância ao
solo com ângulo de aproximação de 49,7 graus e ângulo de saída de 38,4 graus.
Proteção inferior
da carroceria composta de cinco placas antiderrapantes e duas proteções da
parte inferior da carroceria para proteger a bateria e as unidades de
acionamento.
Câmeras UltraVision
que incluem câmeras dianteiras, traseiras e na região inferior do veículo, com
visualizações de “observador virtual” ao vivo para ajudar os motoristas a
navegar pelos obstáculos e colocar as rodas dentro e fora da trilha. As câmeras
da parte inferior da carroceria são embaladas especialmente para ajudar a
proteger contra danos e equipadas com uma função de lavagem para ajudar a
remover detritos.
Modo de condução Terrain
que oferece configurações distintas do pedal do acelerador e frenagem,
promovendo maior controle de um pedal em baixa velocidade para dirigir em
terrenos fora de estrada e com obstáculos.
Modo Crabwalk,
já mencionado anteriormente, que permite que o veículo trafegue diagonalmente,
auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada. Vale ressaltar que
este é o único veículo disponível no mercado com esta função.
Em contrapartida, o Hummer EV não foi criado apenas
pensando na aplicação off-Road. O veículo possui ainda recursos de
veículo esportivo para quem deseja potência e aceleração, como o modo Watts to
Freedom (WTF), um nome peculiar que habilita a função de potência máxima dos
motores e faz com que o veículo possa atingir 0-100km/h em apenas 3 segundos.
Além disso, conta com a função Super Cruise, que é um recurso de
assistência ao motorista que, entre muitas outras coisas, permite dirigir com
as mãos livres e ainda traz um recurso de mudança automática de faixa que determina
quando uma mudança de faixa é ideal e inicia a manobra, seguindo os protocolos
de sinalização.
Curiosidades
Faróis dianteiros
no sistema Full size que aprimoram a estética do veículo e acendem automaticamente
ao detectar a chave presencial.
Nível de bateria
indicado pelas lanternas dianteiras laterais.
Tetos de vidro removíveis
que podem ser armazenados no porta-malas dianteiro.
Tomada 220V no
compartimento traseiro que permite a carga de dispositivos e eletrodomésticos.
CUSTO
Vendido nos EUA por
USD 110.000.
Em seu lançamento
em 2022, o modelo teve todas suas unidades anuais vendidas em um curto período
de apenas 10 minutos.