O Audi e-tron GT é um Gran Turismo totalmente
elétrico, orientado para o condutor e de alto desempenho. Com seu design
expressivo, tem o potencial de se tornar um verdadeiro clássico, casando a
condução de desempenho com praticidade do dia a dia. A tração100% elétrica nas
quatro rodas, a vetorização de torque e a direção nas quatro rodas proporcionam
novos tipos de condução dinâmica e excelente aderência para o melhor manuseio e
segurança. O carregamento de alta potência com até 270 kW a 800V permite
paradas curtas para carregamento. A gestão térmica inteligente assegura um
desempenho de carregamento permanentemente elevado durante todo o processo de
carregamento. O Audi e-tron GT possui um centro de gravidade baixo com um
aspecto esportivo e apresenta um excelente comportamento dinâmico. A
aerodinâmica ativa sofisticada com entradas de ar controláveis na frente não
parece apenas eficaz: eles são a base para mais alcance em velocidades mais
altas, juntamente com excelente acústica aerodinâmica para uma condução
confortável.
Aerodinâmica
O veículo está equipado com
características aerodinâmicas, como entradas de ar controláveis, cortinas de
ar, rodas aerodinâmicas, acabamento completo na parte inferior da carroceria,
fluxo de ar direcionado em torno dos freios e pneus, juntamente com um spoiler
traseiro variável para controlar a resistência do ar e downforce na parte
traseira de acordo com a situação. Estes ajudam a alcançar um bom coeficiente
de arrasto e desempenham um papel importante no fornecimento de bom alcance
elétrico e desempenho de condução.
Drive e sistema de alta tensão
Os motores síncronos
permanentemente excitados garantem um poderoso acionamento, e o sistema
elétrico de 800V permite o carregamento DC com até 270 kW para que o veículo
possa ser carregado para um alcance de aproximadamente 100 km em cerca de cinco
minutos.
Câmbio e transmissão de potência
Com a suspensão pneumática de
três câmaras opcional, a unidade de transmissão traseira de duas velocidades e a
vetorização de torque no eixo traseiro, o e-tron GT entrega um excelente
balanço entre a condução confortável e esportiva.
Especificações
Tipo de aplicação: Veículo
multipessoal
Tipo de veículo: Battery
Electric Vehicle – BEV
Tipo de combustível: Não
aplicável
Peso: 2254kg
Peso máximo: 2.840kg
Ocupantes: 5 pessoas
Tipo de tração: 4x4
Potência máxima combinada 350kW
(475cv)
Potência máxima eixo dianteiro: 175kW
(238cv)
Potência máxima eixo traseiro:
335 kW (455cv)
Potência combinada Overboost: 390kW (530cv)
Velocidade máxima à frente:
245km/h
Aceleração de 0 a 100km/h: 4,1s
Baterias
figura 2 - Distribuição dos módulos da bateria
Tecnologia das baterias: Li-Ion
Tensão das baterias: 726V
Tipo de arranjo: 33 módulos no
arranjo 6s-2p, resultando no arranjo 198s-2p
Temperatura mínima: -30°C
Temperatura máxima: 50°C
Tipo de arrefecimento: O
circuito de refrigeração para a bateria de alta tensão fornece refrigeração
para a bateria. Os módulos da bateria liberam calor para a carcaça da bateria
através de uma camada de graxa térmica. O refrigerante no circuito de
refrigeração para a bateria de alta tensão flui através de dissipadores de
calor que são ligados à caixa da bateria com adesivo condutor térmico.
Energia total armazenada: 93kWh,
83,7kWh (útil)
Potência de carga: 22kW em AC e 270kW em DC
Tipo de carregador para o pack: Ao
carregar com corrente alternada, a tensão de carga do Audi e-tron GT precisa
primeiro ser convertida em tensão de corrente contínua (DC). A bateria de alta
tensão não pode receber tensão AC. Isso é feito usando o carregador de alta
tensão, que tem uma potência nominal de 11 kW (versão padrão). O número
refere-se à potência de entrada elétrica do carregador de alta tensão. O
carregador de alta tensão também contém o sistema de gerenciamento de
carregamento.
Tipo de tomada: As tomadas de carregamento para carregar a bateria
de alta tensão estão localizadas atrás das tampas da tomada de carregamento. As
tomadas de carregamento estão instaladas no painel do paralamas do lado do
condutor e do lado do passageiro. Ambas as tomadas de carregamento são
instaladas como equipamento padrão. A tomada de carregamento CA está localizada
no lado do motorista; a tomada de carregamento CCS ou DC (dependendo da versão
do país) está localizada no lado do passageiro.
Peso do pacote das baterias:
650kg
Tipo de distribuição dos
módulos: agrupadas em dois volumes, um no centro do veículo, e outro na parte
traseira.
figura 3 - Motores elétricos
Motores elétricos
Quantidade de motores: 2 motores
Onde estão instalados: motores
instalados um em cada eixo
Tipo: AC trifásico de 4 pólos
Topologia: Motor síncrono com
imãs permanentes
Velocidade máxima: 16000RPM
Torque máximo motor dianteiro: 300Nm
Torque máximo motor
traseiro: 550Nm
Potência máxima motor dianteiro: 175kW (238cv)
Potência máxima motor
traseiro: 335kW (455cv)
Tipo de refrigeração: O líquido refrigerante flui
através dos motores de acionamento elétrico nos eixos dianteiro e traseiro.
Eles são integrados no circuito de refrigeração para o trem de força elétrico.
A eletrônica de potência também está integrada neste circuito de refrigeração.
O refrigerante primeiramente é direcionado para a eletrônica de potência
para dissipar os altos níveis de calor nos módulos de potência. O líquido
refrigerante flui então através do revestimento refrigerando o estator. No
eixo traseiro, o refrigerante é adicionalmente encaminhado através da unidade
de transmissão de 2 velocidades, antes de sair do motor de acionamento
elétrico. No Audi e-tron GT, só deve ser utilizado refrigerante G12evo.
figura 4 - Transmissão de potência
Conversores eletrônicos de potência para tração e
acionamento dos motores elétricos
Provimento das tensões de
sistemas acessórios: conversor para prover, a partir da bateria de
aproximadamente 800V para 400V (ar-condicionado), e para 12V (sistemas
eletrônicos de baixa tensão)
Informações de topologia: A unidade de controle de
acionamento elétrico para eixo dianteiro converte a tensão contínua da
bateria em tensão alternada trifásica para os motores de acionamento elétrico.
A tensão contínua entra na eletrônica de potência através de contatos de plugue.
O filtro de compatibilidade eletromagnética garante que nenhuma interferência
dos impulsos de comutação possa ser transmitida para o sistema como um todo.
Segue-se um grupo de vários capacitores de circuito intermediário que fornecem
uma quantidade uniforme de energia para os IGBTs (transistores bipolares de
porta isolada). Durante a recuperação, os condensadores também suavizam a
tensão usada para carregar a bateria. A tensão convertida entra no motor
através dos IGBTs. Os sensores de corrente monitoram a corrente do motor no
lado da corrente alternada e corrente contínua.
Tipo de semicondutor: IGBTs
Tensão de entrada DC: 800V
Câmbio: Sistema planetário
automático 2 marchas
Consumo de eletricidade (ciclo WLTP):
19,6 - 21,6kWh/100 km
Autonomia (ciclo WLTP): Em conjunto com o
sistema de recuperação, foi determinada uma autonomia de até 501 km.
Autonomia (ciclo Inmetro): 308km
Sistemas auxiliares
Direção: assistida elétrica
Frenagem: assistida
hidráulica com recuperação.
Ar-condicionado elétrico: 400V, 700RPM a 8500RPM, 3,9kW