Programação
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Boas Vindas!
Antes de mais nada, sejam tod@s bem-vind@s!
Este curso tem por objetivo Identificar e compreender: o conceito de gênero aplicado ao campo da saúde; os diferenciais de gênero na assistência à saúde; a sexualidade enquanto dimensão da saúde; o campo da saúde reprodutiva em suas expressões epidemiológicas, assistenciais e educativas. Identificar e compreender os conceitos de raça e etnia aplicados ao campo da saúde; os diferenciais de raça e etnia na assistência à saúde; e a questão do racismo em suas expressões epidemiológicas, assistenciais e educativas.
Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula, bem como as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual será utilizado como importante apoio pedagógico ao permitir, dentre algumas de suas funcionalidades, a interação entre professores, estagiários e alunos, e o fomento e/ou continuação de debates iniciados em classe.
Esperamos que esta experiência seja proveitosa e participativa a tod@s nós!
Professores Responsáveis: Simone G. Diniz e Cristiane S. Cabral
Estagiárias PAE: Nataly Sousa (nsousa@usp.br), Yárita Crys (yaritacrys@usp.br), Thais França (thaisfrancadarocha@usp.br). -
CONTEÚDO
Parte 1: Introdução ao curso: apresentação dos alunos, da disciplina, bibliografia e avaliação , levantamento de temas esperados.
Parte 2: Feminismo e Saúde Coletiva: um debate intergeracional (Aula Aberta)
https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/34221
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
Simone e Cristiane.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar)
SARTI, C. O feminismo brasileiro desde os anos 70. Estudos Feministas, 12 (2): 264, mai/ago 2004. -
CONTEÚDO
- Construção do genograma, e o contexto da pandemia
- Sexo e Gênero: definindo conceitos.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS
Simone e Cristiane.
VÍDEOS COMPLEMENTARES
(Des)Igualdade de Gênero:
- https://www.youtube.com/watch?v=74eofUlyx5o (2’)
- https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc (5’)
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)
PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: Almeida, H.B. & Szwako, J. (org.), Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis editores, 2009.
RAGO, M. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos PAGU (11) 1998: 89-98.
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CONTEÚDO
- Debate sobre o documentário: She´s beautiful when she´s angry
- Saúde das mulheres: exemplificando o uso do conceito de gênero na Saúde Coletiva
- Interseccionalidade nas ciências de dados
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Simone
Documentário: She´s beautiful when she´s angry: https://www.youtube.com/watch?v=5FlVqxinrwo
Roteiro para a discussão do documentário
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)
D'OLIVEIRA, Ana Flávia P. Lucas. Saúde e educação: a discussão das relações de poder na atenção à saúde da mulher. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 3, p. 105-122, 1999.
DINIZ, S.G. (2009). Gênero, saúde materna e o paradoxo perinatal. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 19(2), 313-326.
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CONTEÚDO
Corpo e sexualidade.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
Simone e Cristiane
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)
WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, GL (org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 (3ª. Ed.).
HEILBORN, ML. Gênero, sexualidade e saúde. In: SILVA, DPM. (org). Saúde, sexualidade e reprodução: compartilhando responsabilidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1997.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar):
RUBIN, G. Pensando o Sexo: Notas para uma Teoria Radical das Políticas da Sexualidade. (mimeo) Texto Original: Thinking Sex: Notes for a Radical Theory of the Politics of Sexuality. Culture, Society and Sexuality, 2006, Routledge, 1st Edition. 38 p.
FAUSTO-STERLING, ANNE. The five sexes. Why male and female are not enough. The Sciences, March/April 1993.
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CONTEÚDO
Racismo, gênero e saúde.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
Luis Eduardo BatistaBIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula):
BATISTA LE, PROENÇA A, SILVA A. Covid-19 e a população negra. Interface (Botucatu). 2021; 25: e210470 https://doi.org/10.1590/interface.210470
SANTOS, R. et al. Cabem recomendações para usos de “raça” nas publicações em saúde? Um enfático “sim”, inclusive pelas implicações para as práticas antirracistas. Cad. Saúde Pública 2022; 38(3):e00021922.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar):
MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. Revista de Estudos Avançados da USP, n. 18 (50), 2004 p. 51-56.LOPES, F. Para além da barreira dos números: desigualdades raciais e saúde. Cadernos de Saúde Pública v.21 n.5. p.1596-1601, Rio de Janeiro 2005.
Filme: Olhos azuis. -
CONTEÚDO
Diversidade sexual e saúde
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Diego Madias
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)
PELUCIO, L.; MISKOLCI, R. “A prevenção do desvio: o dispositivo da aids e a repatologização das sexualidades dissidentes”. Sexualidad, Salud y Sociedad n. 1 pp. 125-157, 2009.
PELUCIO, L. “Marcadores sociais da diferença nas experiências travestis de enfrentamento à aids”. Saúde e Sociedade v. 20 n. 1 pp. 76-85, 2011.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar)
CAVALCANTI, C.; BARBOSA, R.B.; BICALHO, P.. Os Tentáculos da Tarântula: Abjeção e Necropolítica em Operações Policiais a Travestis no Brasil Pós-redemocratização. Psicol. cienc. prof. [online]. 2018, vol.38, n.spe2 [citado 2020-01-16], pp.175-191.
REFERÊNCIAS INDICADAS DURANTE A AULAPRECIADO, P. B. “Multitudes queer : notes pour une politiques des 'anormaux'”. Multitudes v. 12 n. 2 pp. 17-25, 2003. [O ARQUIVO ADICIONADO ESTÁ EM PORTUGUÊS]
DINIZ, Carmen Simone Grilo et al. A vagina-escola: seminário interdisciplinar sobre violência contra a mulher no ensino das profissões de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 253-259. ISSN 1807-5762.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2006.
https://sites.google.com/usp.br/ciclosdevidatrans/
VÍDEO UTILIZADO EM AULA
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CONTEÚDO
Interseccionalidade e saúde.
PROFESSOR RESPONSÁVEL
José Miguel.
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)
Couto, M. T. et al. La perspectiva feminista de la interseccionalidad en el campo de la salud pública: revisión narrativa de las producciones teórico-metodológicas. Salud Colectiva [online]. v. 15 [Accedido 9 Mayo 2022] , e1994. Disponible en: <https://doi.org/10.18294/sc.2019.1994>. ISSN 1851-8265. https://doi.org/10.18294/sc.2019.1994.
Marques, A. L. M. et al. O impacto da Covid-19 em grupos marginalizados: contribuições da interseccionalidade como perspectiva teórico-política. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2021, v. 25, suppl 1 [Acessado 11 Maio 2022] , e200712. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/Interface.200712>. Epub 17 Maio 2021. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/Interface.200712.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar)
PISCITELLI, A. 2008. “Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras”. In: Sociedade e Cultura. v. 11, n. 2, jul/dez, pp. 263-274.
BRAH, Avtar. 2006. “Diferença, diversidade, diferenciação”. Cadernos pagu (26), janeiro-junho: pp.329-376.
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CONTEÚDO
Violência de gênero: história, conceitos e o papel da formação
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
Elisabeth Meloni
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)
D’Oliveira, AFPL, Schraiber, LB, Hanada, H., Duran, J. Atenção Integral À Saúde De Mulheres Em Situação De Violência De Gênero – Uma Alternativa Para A Atenção Primária Em Saúde. Ciência E Saúde Coletiva, 14 (4) 1037-1050, 2009.
Vieira, E.M.; Ford, N.J.; Ferrante, F.G.; Almeida, A.M.; Daltoso, D.; Santos, M.A. The Response To Gender Violence Among Brazilian Health Care Professionals. Ciência E Saúde Coletiva, V.18, P.681 - 690, 2013.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar)
Brasil. Ministério Da Justiça, Ministério Da Saúde, Secretaria De Políticas Para As Mulheres. Norma Técnica. Atenção Humanizada Às Pessoas Em Situação De Violência Sexual. Brasília, 2015.
Brasil. Ministério Da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria De Assuntos Administrativos. Assédio Moral : Conhecer, Prevenir, Cuidar / Ministério Da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria De Assuntos Administrativos. – Brasília : Ministério Da Saúde, 2015.
Defensoria Pública Do Estado De São Paulo. Cartilha Lei Maria Da Penha. (Sem Data)
Hasse M.,Vieira, E. M. Como Os Profissionais De Saúde Atendem Mulheres Em Situação De Violência? Uma Análise Triangulada De Dados. Saúde Em Debate, V.38, P.482 - 493, 2014.
Maito, Deíse Camargo; Pinto, Maria Paula Panuncio; Vieira, Elisabeth Meloni . Percepções de Gestores Sobre Violência baseada em gênero na Universidade. Research, Society And Development, V. 11, P. E1611527815, 2022.
Maito, DC; Panuncio-Pinto, M.P.; VIEIRA, EM. Violence Against Women At The University: Sexual Violence Highlighted. JSM Sexual Med 5(1): 1068.. Journal Of Sexual Medicine, V. 5, P. 1068, 2021. -
CONTEÚDO
Racismo, gênero e saúde
PROFESSORA RESPONSÁVEL
Emanuelle Góes
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar)
BATISTA, Luís Eduardo; ESCUDER, Maria Mercedes e PEREIRA, Julio César R. A cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo, 1999 a 2001. Revista de Saúde Pública, 2004; 38, p. 630-6.
REFERÊNCIAS INDICADAS DURANTE A AULA
MANICA, D. T. A arte de enganar a natureza: contracepção, aborto e infanticídio no início do século XX. Tematicas, Campinas, SP, v. 14, n. 27, p. 203–205, 2006. DOI: 10.20396/tematicas.v14i27/28.13639. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13639. Acesso em: 27 maio. 2022.
Filme “Kinsey: vamos falar de sexo”. Direção: Bill Condom.
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CONTEÚDO
Interculturalidade e Saúde Indígena.
PROFESSORA RESPONSÁVEL
Sandra Bomfim.
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)GRUNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Toré e jurema: emblemas indígenas no nordeste do Brasil. Cienc. Cult., São Paulo , v. 60, n. 4, p. 43-45, Oct. 2008 . http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000400018
SILVA, Hilton P.; MIRANDA, Júlia C. T. de; LIMA, Vitor N. de. Desafios às políticas de saúde para populações tradicionais em áreas urbanas: o caso dos indígenas Warao em Belém do Pará. In: HEUFEMANN, Nicolás Esteban Castro et al. (org.). Saúde indígena: educação, gestão e trabalho. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2020. p. 178-197. (Coleção Saúde e Amazônia, v.10). ISBN: 978-65-87180-14-4.https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/894.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar)MOTA, Sara Emanuela de Carvalho e NUNES, Mônica. Por uma atenção diferenciada e menos desigual: o caso do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia. Saúde e Sociedade [online]. 2018, v. 27, n.1 [Acessado 27 Maio 2022] , pp. 11-25. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902018170890>. ISSN 1984-0470. https://doi.org/10.1590/S0104-12902018170890.
LANGDON, J. E. Uma avaliação crítica da atenção diferenciada e a colaboração entre antropologia e profissionais de saúde. In: LANGDON, E. J.;GARNELO, L. (Org.). Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/Associação Brasileira de Antropologia, 2004, p. 33-52.
RECOMENDAÇÕES DURANTE A AULA
Filme: A última Floresta
Livro: Bordelands, La fronteira- Gloria Anzaldúa:
https://monoskop.org/images/2/25/Anzaldua_Gloria_Borderlands_La_Frontera_The_New_Mestiza_1987.pdf
Conceito de cuidado diferenciado (Menedez, 1992)
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Aula 11 - 09/06/2022 - Direitos humanos, respostas institucionais e políticas públicas: exemplos, limites e alcances
CONTEÚDO
Direitos humanos, respostas institucionais e políticas públicas: exemplos, limites e alcances.
PROFESSORA RESPONSÁVEL
Ivan França Jr.
BIBLIOGRAFIA INDICADA (leitura obrigatória antes da aula)França Júnior, Ivan; Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Saúde pública e direitos humanos / Public health and human rights. In: Fortes, Paulo Antônio de Carvalho; Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone. Bioética e saúde pública. São Paulo, Centro Universitário São Camilo, 2003. p.63-69.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA (leitura complementar)SANTOS, S. B. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 48, jun. 1997.
LEITURA INDICADA DURANTE A AULAGeneral comment No. 22 (2016) on the right to sexual and eproductive health (article 12 of the International Covenant on Economic, Social and Cultural Rights)
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Outras referências:
AQUINO, Estela M. L.; MENEZES, G. M. S.; ARAÚJO, Thália Velho Barreto de; MARINHO, L. F. B.. Epidemiologia, sexualidade e reprodução. In: Naomar de Almeida Filho; Mauricio Lima Barreto. (Org.). Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos e Aplicações. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. 1, p. 581-592.
BARROS, S.; BATISTA, L.E.; DELLOSI, M.E.; ESCUDER, M.M.L. Censo psicossocial dos moradores em hospitais psiquiátricos do estado de São Paulo: um olhar sob a perspectiva racial, Saúde Soc. São Paulo, v.23, n.4, p.1235-1247, 2014.
BERQUÓ, E.; WALDVOGEL, B.C.; GARCIA, S.; FERREIRA, C.E.D.; LAGO, T.G.; BATISTA, L.E. Reprodução após os 30 anos no estado de São Paulo, Novos Estudos, 100, novembro 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Saúde Brasil 2013: uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/28/saude-brasil-2013-analise-situacao-saude.pdf
CABRAL, C.S.; HEILBORN, M.L. Avaliação das políticas públicas sobre educação sexual e juventude: da Conferência do Cairo aos dias atuais. In: Rumos para Cairo + 20: compromissos do governo brasileiro com a plataforma da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento. Brasília: Cidade Gráfica, 2010. v. 1. p. 1-189.
DIAS, Sónia e GONÇALVES, Migração e Saúde, Revista Migrações - Número Temático Imigração e Saúde, Setembro 2007, n.º 1, Lisboa: ACIDI, pp. 15-26.
DINIZ SG, D'OLIVEIRA AF, LANSKY S. Equity and women's health services for contraception, abortion and childbirth in Brazil. Reprod Health Matters. 2012 Dec; 20(40):94-101
DINIZ, S.; CHACHAM, A. O “corte por cima” e o “corte por baixo”: o abuso de cesáreas e episiotomias em São Paulo, Questões de Saúde Reprodutiva 2006; I(1):80-91.
LAURENTI R; MELLO JORGE MHP; LEBRÃO ML; GOTLIEB SLD. Estatísticas de Saúde, São Paulo:2005.
LEAL, MC, GAMA, SGN, CUNHA, CB. Desigualdades raciais, sociodemográficas e na assistência ao pré-natal e ao parto, 1999-2001. Revista Saúde Pública v.39 n1 São Paulo 2004.
MARTES, A.C.B.; FALEIROS, S.M. Acesso dos imigrantes bolivianos aos serviços públicos de saúde na cidade de São Paulo, Saúde Soc., v.22, n.2, p.351-364, 2013.
MATTAR, Laura Davis, & DINIZ, Carmen Simone Grilo. (2012). Hierarquias reprodutivas: maternidade e desigualdades no exercício de direitos humanos pelas mulheres. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 16(40), 107-120.
PAIM, Jairnilson Silva; SILVA, Ligia Maria Vieira. Universalidade, integralidade, equidade e SUS. Boletim do Instituto de Saúde, v. 12, n.2, ago. 2010.p. 109-114.
RIAL, C.; LAGO, M.C.; GROSSI, M. Relações sociais de sexo e relações de gênero: entrevista com Michelle Ferrand. Revista Estudos Feministas, vol. 13 (3), Florianópolis, set/dez 2005.
RIPSA (Rede Interagencial de Saúde) - Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: conceitos e aplicações. OPAS /Ministério da Saúde, Brasília, 2ª edição 2008. Disponível em: http://www.ripsa.org.br/php/level.php?lang=pt&component=68&item=20.
SCHRAIBER LB, VILLASBÔAS ALQ, NEMES MIB. Programação em saúde e organização das práticas: possibilidades de integração entre ações individuais e coletivas no Sistema Único de Saúde In: PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Orgs.). Saúde coletiva: teoria e prática.1 ed.Rio de Janeiro - RJ : MedBook, 2014, v.1, p. 83-93.
SCHRAIBER, L. B.; NEMES, M.I.B.; & MENDES-GONÇALVES, R.B. (org.) Saúde do Adulto - Programas e Ações na Unidade Básica. São Paulo, Ed. Hucitec, 1996.
TROCCOLI TF. Sistemas de Informação. In: Ibañez N, Elias PEM, Seixas PHD. Política e Gestão Pública em Saúde. São Paulo: Hucitec Editora: Cealag, 2011.
VICTORA CG, AQUINO EML, Leal MC, MONTEIRO CA, BARROS FC, SZWARCWALD CL. Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios. http://download.thelancet.com/flatcontentassets/pdfs/brazil/brazilpor2.pdf
WALDMAN, Tatiana Chang. Movimentos migratórios sob a perspectiva do direito à saúde: imigrantes bolivianas em São Paulo, Revista de Direito Sanitário, São Paulo v. 12, n. 1 p. 90-114 Mar./Jun. 2011.
Vídeos e filmes recomendados:
“Acorda, Raimundo...Acorda!”
Minha vida de João
Filme “Simone de Beauvoir – Uma mulher atual”
Filme Tomates verdes fritos
A pele que habito. 2011. Direção: Pedro Almodóvar.
http://www.verfilmesonlinebr.net/2012/03/a-pele-que-habito-dublado-ver-filme-online.html
http://alfafilmesonline.com/assistir-a-pele-que-habito-2011-online/
http://www.megafilmesxhd.net/a-pele-que-habito-dublado/