|
Proposta de Avaliação da Disciplina |
|
|
Ementa atualizada |
|
|
Aula 1 - 17/03/2022: Introdução |
SARTI, C. O feminismo brasileiro desde os anos 70. Estudos Feministas, 12 (2) 264, maiago 2004. |
|
|
2022 Perguntas norteadoras sobre o filme “She´s beautiful when she’s angry” |
2022 Perguntas
norteadoras sobre o filme “She´s beautiful when she’s angry”
|
|
Aula 2 - 24/03/22 Sexo e gênero: definindo conceitos |
Igualdade de Gênero |
|
|
Desigualdade de Gênero |
|
|
PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: Almeida, H.B. & Szwako, J. (org.), Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis editores, 2009 |
|
|
RAGO, M. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos PAGU (11) 1998: 89-98. |
|
|
Perguntas norteadoras sobre o filme “She´s beautiful when she’s angry” |
Perguntas
norteadoras sobre o filme “She´s beautiful when she’s angry”
|
|
Aula 3 - 31/03/22 |
Documentário: She´s beautiful when she´s angry |
|
|
Perguntas norteadoras sobre o filme "She's beautiful..." |
Perguntas norteadoras sobre o filme "She's beautiful..."
|
|
D'OLIVEIRA, Ana Flávia P. Lucas. Saúde e educação: a discussão das relações de poder na atenção à saúde da mulher. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 3, p. 105-122, 1999. |
|
|
DINIZ, S.G. (2009). Gênero, saúde materna e o paradoxo perinatal. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 19(2), 313-326. |
|
|
2022 Aula bônus sobre Gênero e Saúde Materna |
2022 Aula bônus sobre Gênero e Saúde Materna
|
|
Leituras recomendadas durante a aula |
Segue, aos interessados, algumas leituras mencionadas durante a aula. |
|
Filmografias recomendadas |
|
|
Aula 4 -07/04/22: Corpo e sexualidade |
WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, GL (org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 (3ª. Ed.). |
O texto que deve ser lido é "O corpo e a sexualidade", de Jeffrey Weeks, página 35. |
|
HEILBORN, ML. Gênero, sexualidade e saúde. In: SILVA, DPM. (org). Saúde, sexualidade e reprodução: compartilhando responsabilidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1997. |
|
|
RUBIN, G. Pensando o Sexo: Notas para uma Teoria Radical das Políticas da Sexualidade. (mimeo) Texto Original: Thinking Sex: Notes for a Radical Theory of the Politics of Sexuality. Culture, Society and Sexuality, 2006, Routledge, 1st Edition. 38 p. |
|
|
The five sexes. Why male and female are not enough |
|
|
Filmografias recomendadas |
|
|
Aula 5 - 28/04/2022: Definindo conceitos: raça, etnia, cor da pele. |
Covid-19 e a população negra. |
|
|
SANTOS, R. et al. Cabem recomendações para usos de “raça” nas publicações em saúde? |
|
|
MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. Revista de Estudos Avançados da USP, n. 18 (50), 2004 p. 51-56. |
|
|
LOPES, F. Para além da barreira dos números: desigualdades raciais e saúde. Cadernos de Saúde Pública v.21 n.5. p.1596-1601, Rio de Janeiro 2005 |
|
|
Documentário Olhos Azuis |
|
|
leituras recomendadas durante a aula |
|
|
Aula 6 - 05/05/2022: Diversidade sexual e saúde |
PELUCIO, L.; MISKOLCI, R. “A prevenção do desvio: o dispositivo da aids e a repatologização das sexualidades dissidentes”. Sexualidad, Salud y Sociedad n. 1 pp. 125-157, 2009. |
|
|
PELUCIO, L. “Marcadores sociais da diferença nas experiências travestis de enfrentamento à aids”. Saúde e Sociedade v. 20 n. 1 pp. 76-85, 2011. |
|
|
CAVALCANTI, C.; BARBOSA, R.B.; BICALHO, P.. Os Tentáculos da Tarântula: Abjeção e Necropolítica em Operações Policiais a Travestis no Brasil Pós-redemocratização. Psicol. cienc. prof. [online]. 2018, vol.38, n.spe2 [citado 2020-01-16], pp.175-191 |
|
|
PRECIADO, P. B. “Multitudes queer : notes pour une politiques des 'anormaux'”. Multitudes v. 12 n. 2 pp. 17-25, 2003 |
|
|
Leitura recomendada durante a aula_O normal e o patológico |
|
|
Leitura recomendada durante a aula_Vagina-escola |
|
|
Aula 7 - 12/05/2022 - Interseccionalidade e saúde |
La perspectiva feminista de la interseccionalidad en el campo de la salud pública: revisión narrativa de las producciones teórico-metodológicas |
|
|
O impacto da Covid-19 em grupos marginalizados: contribuições da interseccionalidade como perspectiva teórico-política. |
|
|
PISCITELLI, A. 2008. “Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras” |
|
|
BRAH, Avtar. 2006. “Diferença, diversidade, diferenciação”. Cadernos pagu (26), janeiro-junho: pp.329-376. |
|
|
Leitura recomendada durante a aula_COLLINS, PH. Intersectionality’s Definitional Dilemmas |
|
|
Aula 8 - 19/05/2022: Violência de gênero: história, conceitos e o papel da formação |
The response to gender violence among Brazilian health care professionals |
|
|
Norma Técnica. Atenção Humanizada Às Pessoas Em Situação De Violência Sexual |
|
|
Assédio Moral : Conhecer, Prevenir, Cuidar |
|
|
Como os profissionais de saúde atendem mulheres em situação de violência? Uma análise triangulada de dados |
|
|
Percepções de gestores sobre violência baseada em gênero na universidade |
|
|
Cartilha Lei Maria Da Penha |
|
|
Violence Against Women At The University: Sexual Violence Highlighted |
|
|
Gravação da aula 8 (19/05) |
|
|
Atenção integral à saúde de mulheres em situação de violência de gênero – uma alternativa para a atenção primária em saúde |
|
|
Aula 9 - 26/05/2022: Racismo, gênero e saúde |
Vulnerabilidade racial e barreiras individuais de mulheres em busca do primeiro atendimento pós-aborto |
|
|
Cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo |
|
|
Leitura recomendada durante a aula_A arte de enganar a natureza |
|
|
Filme indicado durante a aula_Filme “Kinsey: vamos falar de sexo”. Direção: Bill Condom |
|
|
AULA 10 - 02/06/2022: Interculturalidade e Saúde Indígena |
Toré e jurema: emblemas indígenas no nordeste do Brasil |
|
|
Desafios às políticas de saúde para populações tradicionais em áreas urbanas: o caso dos indígenas Warao em Belém do Pará |
|
|
Por uma atenção diferenciada e menos desigual: o caso do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia |
|
|
LANGDON, J. E. Uma avaliação crítica da atenção diferenciada e a colaboração entre antropologia e profissionais de saúde |
|
|
Power Point 10 - 02/06/2022: Interculturalidade e Saúde Indígena |
|
|
Gravação da aula 10 (02/06) |
|
|
Aula 11 - 09/06/2022 - Direitos humanos, respostas institucionais e políticas públicas: exemplos, limites e alcances |
Saúde pública e direitos humanos |
|
|
Por uma concepção multicultural de direitos humanos |
|
|
Gravação da aula 11 (09/06) |
|
|
General comment No. 22 (2016) on the right to sexual and reproductive health (article 12 of the International Covenant on Economic, Social and Cultural Rights) |
|
|
SLIDES DA AULA Direitos humanos, respostas institucionais e políticas públicas: exemplos, limites e alcances |
|
|
Outras Referências |
Link para Avaliação da Disciplina |
|