Programação
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Gente eu entrei, é super simples, nem precisa do vpn da USP.
"Breve vídeo explicando como acessar o site do Portal de Periódicos Capes usando suas credenciais institucionais de alguma Instituição de Ensino e Pesquisa cadastrada no Acesso CAFe. Este acesso permite que de qualquer parte do mundo você possa baixar artigos científicos de revistas assinadas pela CAPES e também fazer consultas à bases de dados como Web of Science e Scopus".
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APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE TRABALHO
Formação de Grupos de Trabalho
Aula expositiva:
Serviço de Referência e Serviços aos usuários: fundamentos; origem; atividades e evolução; práticas e questões contemporâneas nos estudos de usuários. A prática do Serviço de Referência - Interação bibliotecário e usuário; bibliotecas de pesquisa no contexto dos recursos digitais.
Para discussão foram selecionados textos clássicos e outros atuais que servirão de referência para a disciplina
MACEDO, Neusa Dias. Princípios e reflexões sobre o SRI. Rev. Bras. de Bibl.e Doc., São Paulo, v.23, n.1/4, p. 9-37, jan./dez.1990.
GROGAN, Denis Joseph. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. Capítulo 2.
O’CONNOR, Steve. Leaderhip for future libraries. Library Management. v. 35 no.1/2, 2014. pp.78-87.
MACEVICIUTE, Elena. Research libraries in a modern enviroment. Journal of Documentation. Vol. 70 No.2, 2014. pp. 282-302.
OBS1 : Os slides apresentam os principais aspectos dos textos que serviram de referência, para servirem de diretriz para as próximas discussões da disciplina -
Aula expositiva : Formação de Usuários e Serviços aos Usuários
Tópicos para discussão: O usuário potencial. Reflexões sobre novas propostas de estudo de usuários. Educação e formação de usuários nos Dispositivos de informação e cultura (presenciais e virtuais)
ARAUJO, Carlos Alberto Avila. Imaginação e sociabilidade: novos conceitos para o estudo de usuários da informação, In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2015. Disponível em <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2981> Acesso em : 16 jan. 2016.
MARTA, M.L.da; ALCARA, A. R. Análise das práticas educacionais das bibliotecas universitárias com enfoque na educação de usuários e na competência em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, João Pessoa. Anais... Salvador: UFBA, 2016.
DAMIAN,I.P.M.; CASTRO FILHO, C.M. de. Dimensões do serviço de referência virtual: uma análise do ponto de vista dos usuários. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.14, n.1, 2018. Disponível em < https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/487>
OBS: Os slides apresentam principais aspectos abordados nos textos utilizados como referência na aula
Maceviciute: contextualiza atuais bibliotecas como espaços de PESQUISA e, nesse sentido, é importante considerar as novas forma de condução da pesquisa e a infraestrutura de informação necessária para apoio à pesquisa.
Araújo: nova proposta de estudo para compreensão do usuário em sua DIMENSÃO HUMANA, sua noção de mundo (experiências)
Marta e Alcara: práticas tradicionais de educação de usuário e a necessidade de compreender o usuário atual para pensar na sua FORMAÇÃO.
Damian e Castro: estudo da literatura sobre serviços de informação virtuais
OBS: Questões para reflexão da classe no final da apresentação!
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Atividade 1 - Comentários sobre o conteúdo do dia 18 de março: Formação de Usuários e Serviços aos Usuários
Tópicos para discussão: O usuário potencial. Reflexões sobre novas propostas de estudo de usuários. Educação e formação de usuários nos Dispositivos de informação e cultura (presenciais e virtuais)
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Aula expositiva: Ética e Sociedade da Informação. Ética Intercultural da Informação.Transparência e acesso à informação.
Tópicos para discussão: Conflitos e dilemas éticos em Serviços de Informação. Responsabilidades do profissional bibliotecário.
ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Informação pública: paradoxos e desafios. Informação & Informação, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 79-87, dez. 2003. ISSN 1981- 8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1714/1465. Acesso em: 12 dez. 2017.
CAPURRO, R. Ética intercultural de la información. In: GOMES, Henriette F.; BOTTENTUIT, Aldinar M.; OLIVEIRA, Maria O. E. de (org.). A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional: o olhar da Filosofia, da Sociologia, da Ciência da Informação e da Formação e do Exercício Profissional do Bibliotecário no Brasil. Brasília, DF: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2009. p. 43-64. Disponível em: http://www.capurro.de/reforma.html. Acesso em: 05 fev. 2019.
GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Desclassification in knowledge organization: a postepistemological essay. TransInformação. Campinas, v. 23, n. 1, p. 5-14, jan./abr., 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862011000100001. Acesso em: 05 fev. 2019
GUIMARÃES, José Augusto Chaves; MILANI, Suellen Oliveira; PINHO, Fabio Assis. Aspectos éticos em organização e representação do conhecimento (ORC): uma análise preliminar de valores e problemas a partir da literatura internacional da área. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 13, n. 25, p. 124-135, jan. 2008. ISSN 1518-2924. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n25p124/883. Acesso em: 05 fev. 2020
OBS: Questões para reflexão ao final da apresentação!
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Atividade 2 - Comentários sobre o conteúdo do dia 25 de março: Ética e Sociedade da Informação. Ética Intercultural da Informação.Transparência e acesso à informação
Tópicos para discussão: Conflitos e dilemas éticos em Serviços de Informação. Responsabilidades do profissional bibliotecário
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Seminário 1 - Lei de acesso à informação
MATUTINO - Integrantes: Samayra Moraes Paz , Caio L. N. de Almeida; Cícera G. dos Santos de Jesus
NOTURNO - Integrantes: Bruna E. L. Santos; Raphael Vicente O. de Oliveira
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Semana Santa - não haverá aula
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Aula expositiva : SRI em bibliotecas de pesquisa e a internet. Mediação em Serviços de Informação
FINNEMANN, Niels Ole. Research libraries and the internet. On the transformative dynamic between institutions and digital media. Journal of Documentation, v. 70, n.2, 2014, p. 202-220.
GOMES, H.F.; SANTOS, R.do R. Bibliotecas universitárias e a mediação da informação no ambiente virtual: informações, atividades e recursos de comunicação disponíveis em sites . X ENANCIB (GT3), João Pessoa, PB, 2009.
JESUS, D.L.; CUNHA, M.B. Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas. Perspec. cienc. inf., v.17, n.1, p.110-133, jan./mar. 2012.
MARCONDES, C. H. Publicando e interligando acervos digitais na Web através das tecnologias de dados abertos interligados. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp. CBBD 2017, 2135-2163, 2017.
NOVELLI, V.; HOFFMANN, W.A.M.; GRACIOSO, L.S. Mediação da Informação em websites de Bibliotecas Universitárias Brasileiras: Referencial Teórico. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n.3, p. 142-166, 2011.
OBS: Questões para reflexão ao final da apresentação!
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Seminário 2 - Curadoria digital e novos usuários
MATUTINO - Integrantes: Amanda Lumi Sugimoto; Gabriela Brancaglion Alfonso e Nathália Zaneratto Rosa
NOTURNO - Integrantes: Meire Prates de Souza e e José Guilherme de Souza Oliver
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Discussão sobre trabalhos: apresentação do estado atual
O trabalho final poderá ser feito individualmente ou em grupo de até três pessoas.
Seguem orientações para o trabalho final, abaixo, vocês deverão anexar um 'relatório' informando o estado atual do trabalho.
Com o isolamento social, imagino que será difícil realizarem visitas presenciais a dispositivos de informação.
Sugiro que optem por algum serviço de informação virtual ou eletrônico, ou ainda alguma biblioteca que preste serviços de atendimento on line. Mas, caso necessitem fazer perguntas via email, tomem o cuidado de não se identificarem como alunos USP, muito menos como alunos de Biblioteconomia, pois o objetivo na 1a etapa é se colocarem como usuários "anônimos" para poderem avaliar a resposta recebida, ok?
Trabalho Final: A ser desenvolvido em quatro etapas a partir da escolha de um Serviço de Informação (presencial ou virtual) de qualquer tipologia;
Etapa 1: Observação e relatório do ponto de vista de um usuário anônimo;
Etapa 2: Definição do problema de pesquisa e coleta de dados (entrevista ou questionário) com o bibliotecário de referência ou gestor da unidade de informação para obter informações sobre produtos /serviços oferecidos. - Apresentação do relatório das etapas iniciais – ver cronograma.
Etapa 3: Análise e reflexão sobre o serviço na perspectiva do usuário.
Etapa 4: Elaboração de possíveis alterações/adequações/soluções e serviços aos usuários a partir do observado nas etapas anteriores, na perspectiva do gestor e ou bibliotecário de referência deste serviço.
O trabalho final deve apresentar:
- Contexto (serviço analisado);
- Objetivo; Justificativa;
- Orientação metodológica;
- Universo e/ou corpus da pesquisa;
- Procedimentos e instrumentos de coleta de dados;
- análise e interpretação dos dados e
- proposta final.
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Seminário 3 - Serviços ao Usuário: ética profissional, autoria intelectual e direitos autorais em midias digitais, fake news
MATUTINO - Integrantes: Gabriela N. Dias Silva; Patricia Simone F. Manoel; João Afonso Mota Andrade
NOTURNO - Integrantes: Ana Rebecca Bartelt da Silva e a Ting Yu Peng
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Aula expositiva: Estudos e métodos para avaliação de sistemas de informação. Qualidade da Informação. Informação para MBE-Medicina Baseada em Evidência
OBERHOFFER, C.A. Conceitos e princípios para avaliação de sistemas de informação. Ciência da Informação, Brasília, v .12, n. 1, p. 45-51, jan./jun. 1983.
LANCASTER, F.W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
PAIM, Isis; NEHMY, Rosa Maria Quadros. Questões sobre a avaliação da informação: uma abordagem inspirada em Giddens. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 81-95, jul./dez., 1998. Disponível em : https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_b0bdbd1a0d_0012662.pdf. Acesso em : 16 jan. 2020.
CIOL, Renata; MARÃO BERAQUET, Vera Silvia. Evidência e informação: desafios da Medicina para a próxima década. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 3, p. 221-230, dez. 2009. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/775. Acesso em: 26 mar. 2020.
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Seminário 4 - Acessibilidade e Inclusão em Serviços de Informação
MATUTINO - Integrantes: Erick Akira Uesugui; Irma Fernanda Moreira Brito; Jéssica Mendes Dornelas
NOTURNO - Integrantes: Carlos Henrique Almeida Anis Silva e Maxwell Teodoro Marianek Alves
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Aula expositiva: Competências e papéis do profissional da informação/Função educativa dos bibliotecários
DUDZIAK, E.A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasilia, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 16 jan. 2020.
FERREIRA, Danielle Thiago. As novas competências do profissional da informação bibliotecário: reflexões e práticas. In: IPEA. Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016. p. 79-90.
VITORINO, Elizete; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasilia, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez., 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652009000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 jan. 2020.
VITORINO, Elizete; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, Brasilia, v. 40 n. 1, p. 99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328/1507. Acesso em: 16 jan. 2020.
SOUSA, Margarida Maria de; FUJINO, Asa. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios perspectivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ENANCIB, 2009. p.1780- 1798. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/268. Acesso em: 20 fev. 2020.
SOUSA, Margarida Maria de; FUJINO, Asa. A função educativa do bibliotecário no século XXI: visão brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ENANCIB, 2014. p.2760- 2779. Disponível em: http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt6. Acesso em: 20 fev. 2020.
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Seminário 5: Bibliotecas Virtuais e os desafios do Serviço de Referência
MATUTINO - Integrantes: Fernando Azambuja; Mariana Vieira; Tainá Ferreira
NOTURNO - Integrantes: Raphaela Nascimento S. de Campos
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Aula expositiva - Serviço de Referência e as relações com Ensino e Pesquisa. Mensuração da informação. Avaliação da produção científica. Edição certificada.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; KOBASHI, Nair; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo Dos. A lógica econômica da edição científica certificada. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, p. 119-131, jul. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p119/397. Acesso em: 13 jun. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p119.
BUFREM, Leilah; PRATES, Yara. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, v. 34, n. 2, p. 9-25, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28551. Acesso em : 16 jan. 2020.
CUNHA, Murilo Bastos. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGamaZero: revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14869. Acesso em: 16 jan. 2020.
DUDZIAK, E.A. Ferramentas de gestão de pesquisa disponíveis para os pesquisadores. Disponível em: http://www.aguia.usp.br/noticias/ferramentas-gestao-pesquisa-gratuitas-disponiveis-pesquisadores/. Acesso em: 13 jun. 2020.
GOMES, Sandra Lúcia Rebel. Biblioteca virtual um novo território para a pesquisa científica no Brasil. DataGamaZero: revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 6, p. 1-13, 2004. Disponível em: http://www.dgz.org.br/dez04/Art_05.htm. Acesso em: 16 jan. 2020.
NASCIMENTO, Andrea Gonçalves do. Altmetria para bibliotecários: Guia prático de métricas alternativas para avaliação da produção científica. Porto Alegre: Revolução eBook, 2016. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgb/arquivo/andrea-goncalves-do-nascimento-produto. Acesso em: 13 jun. 2020.
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Seminário 6 - Bibliotecas e Infraestrutura para estudos métricos
MATUTINO - Integrantes: Helio Ohmaye
NOTURNO - Integrantes: Suely Lucena Canha; Maura Cristina S. Santos
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Caros alunos,
A aula do dia 24 foi prevista como atividade coletiva para apresentarem o andamento do trabalho e tirarem dúvidas antes da entrega do trabalho final.
Com as atividades à distância e os prazos prorrogados, a Profa. Asa avisa que, caso não tenham dúvidas, não precisam postar nada. Mas, os que estiverem em dúvida, por favor, entrem em contato conosco pra podermos dar suporte.
A entrega do trabalho deve ser feita no moodle até a data limite estabelecida.
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Apresentação e entrega do trabalho final
Trabalho Final: A ser desenvolvido em quatro etapas a partir da escolha de um Serviço de Informação (presencial ou virtual) de qualquer tipologia;
Etapa 1: Observação e relatório do ponto de vista de um usuário anônimo;
Etapa 2: Definição do problema de pesquisa e coleta de dados (entrevista ou questionário) com o bibliotecário de referência ou gestor da unidade de informação para obter informações sobre produtos /serviços oferecidos.
Etapa 3: Análise e reflexão sobre o serviço na perspectiva do usuário.
Etapa 4: Elaboração de possíveis alterações/adequações/soluções e serviços aos usuários a partir do observado nas etapas anteriores, na perspectiva do gestor e ou bibliotecário de referência deste serviço.
O trabalho final deve apresentar:
- Contexto (serviço analisado);
- Objetivo; Justificativa;
- Orientação metodológica;
- Universo e/ou corpus da pesquisa;
- Procedimentos e instrumentos de coleta de dados;
- análise e interpretação dos dados e
- proposta final.
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Subir tudo em um arquivo. Bom semestre!
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ACCART, J.P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.
ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2011. Disponível em: http://valentim.pro.br/ensino/pgui/Almeida_Planejamento_Bibliotecas_Unidades_Informacao.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
AMARAL, S. A. Promoção: o marketing visível da informação. Brasília: Brasília Jurídica, 2001.
ARAUJO, C. A. A. Imaginação e sociabilidade: novos conceitos para o estudo de usuários da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2981/1045 Acesso em: 13 mar. 2020.
BASTOS, G. G.; ALMEIDA; M. A.; ROMÃO, L. M. S. Bibliotecas comunitárias: mapeando conceitos e analisando discursos. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 21, n. 3, p. 87-100, set./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10822/6998. Acesso em: 13 mar. 2020.
BATISTA, C. L. Informação pública: entre o acesso e a apropriação social. 2010. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-05112010-110124/pt-br.php. Acesso em: 13 mar. 2020.
BELL, S. J. Staying true to the core: Designing the future academic library experience. portal: Libraries and the Academy, v. 14, n. 3, p. 369-382, 2014. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/549198/summary. Acesso em: 13 mar. 2020.
BELLUZO, R. C. B.; MACEDO, N. D. Da educação de usuários ao treinamento do bibliotecário. Rev. Bras. Bibl.e Doc., São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 78-111, jan./dez. 1990. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/viewFile/392/366#page=82. Acesso em: 13 mar. 2020.
BORGES, M. E. N. O essencial para a gestão de produtos e serviços de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 5, n. 1, p. 115- 128, jul./dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2007. Acesso em: 13 mar. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados - Lei nº12.527, de 18 de novembro de 2011. Lei de Acesso à Informação. Regula o acesso as informações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 13 mar. 2020.
CUNHA, M. F. V. da. O papel social do bibliotecário. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 41-46, jan. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p41/5234. Acesso em: 13 mar. 2020.
CUNHA, M. B.; AMARAL, S. A.; DANTAS, E. B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.
FIGUEIREDO, N. M. de. Estudo de uso e usuários de informação. Brasília: IBICT, 1994. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/452/1/Estudos%20de%20uso%20e%20usu%C3%A1rio.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
FIGUEIREDO, N. M. de. Metodologias para a promoção do uso da informação: técnicas aplicadas particularmente em bibliotecas universitárias e especializadas. São Paulo: Nobel, 1991.
FOSKETT, D. J. Serviço de Informação em Bibliotecas. São Paulo: Polígono, 1969.
GONZÁLEZ TERUEL, A. Los estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Trea, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/31836984_Los_estudios_de_necesidades_y_usos_de_la_informacion_fundamentos_y_perspectivas_actuales. Acesso em: 13 mar. 2020.
IDEO. Design thinking for libraries: a toolkit for patron-centered design. [S.I.]: IDEO, 2015. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/18FN76ofJLHvRMpwqZQ1nMuV-AeGPvsZK. Acesso em: 13 mar. 2020.
IBICT. Manifesto Brasileiro de Apoio ao Aceso Livre à Informação Científica. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/Manifesto.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
MARCHIORI, P. Z. " Ciberteca" ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação. Ciência da Informação, v. 26, n. 2, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651997000200002&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 20 mar. 2020.
MELNIK, D. Princípios de referência: fuentes y servicios de consulta. 2. ed. Buenos Aires: Alfagrama, 2006.
REIS, G. A. Centrando a Arquitetura de Informação no Usuário. 2007. 250f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-23042007-141926/publico/GuilhermoReisCentrandoArquiteturadeInformacaonousuario.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
ROLIM, E. A.; CENDÓN, B. V. Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. DataGramaZero–Revista de Ciência da Informação, v. 14, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/03/pdf_8fb04031af_0000011781.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
SARACEVIC, T. How were digital libraries evaluated? In: DELOS WP7 Workshop on the Evaluation of Digital Libraries, 2004, Padova. Disponível em: https://tefkos.comminfo.rutgers.edu/DL_evaluation_LIDA.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
SILVA, F. C. C. da. A atuação do bibliotecário médico e sua interação com os profissionais da saúde para busca e seleção de informação especializada. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 3, n. 1, p. 131-151, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2057. Acesso em: 20 mar. 2020.
SILVA, P. M. O Comportamento dos usuários de bibliotecas em sistemas de informação. Transinformação, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 255-263, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=5605. Acesso em: 20 mar. 2020.
SPINAK, E. Indicadores cienciometricos. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, oct. 1998. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/795/826. Acesso em: 13 mar. 2020.
TAMMARO, A. M.; SALARELLI, A. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
VERGUEIRO, W. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.