Programação
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Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina.
Discussão do tema Desenvolvimento sustentável. (Slides 1)
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Em atendimento às orientações da Universidade, a aula de hoje será não presencial, e utilizará apoio do Sistema Moodle USP.
O tema de hoje: “Saneamento ambiental – Resíduos Eletroeletrônicos. Impactos, gerenciamento e desafios.”
Esta aula abordará a questão dos resíduos sólidos, com foco nos resíduos eletroeletrônicos. Para fomentar a reflexão dos alunos sobre padrão de consumo e produção e geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”.
Além do video, será utilizado um PODCAST e texto base para leitura. Mas claro, o aluno deve também buscar material de leitura complementar, para contribuir no desenvolvimento do relatório do dia.Também teremos o Fórum do dia para discussão de aspectos gerais e dúvidas.Atividades de hoje: As atividades são individuais, e todos devem fazer o upload do relatório no sistema Moodle.
O prazo limite para entrega da tarefa foi prorrogado para 13 de abril.
1- Assistir ao Vídeo: “A história das coisas”. Acesso no site https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw2. Leitura do texto (páginas 33 a 44; em anexo) : RAISSA SILVA DE CARVALHO PEREIRA. LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS: PROPOSTA DE INDICADORES DE MONITORAMENTO PARA ÓRGÃOS AMBIENTAIS. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Saúde Pública da USP. 2018.
3. Ouvir o PODCAST do Jornal da USP: Descarte e reúso de resíduos eletrônico. O remanufaturamento desse “lixo” é uma questão de sustentabilidade (link: https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/descarte-e-reuso-de-residuos-eletronicos/)
4. Elaborar relatório sucinto, respondendo às seguintes perguntas: (a) Com relação ao vídeo e ao Texto da Dissertação (páginas indicadas) : (a) Como você vê as externalidades negativas que são geradas pelo consumo exagerado? Como isto se dá no contexto dos Resíduos Eletroeletrônicos? Qual o papel do governo e empresas para repensar este modelo de produção e consumo? Como isto reflete nas suas escolhas na vida profissional e individual? Explique. (b) Com relação ao PODCAST: Qual a sua opinião sobre a experiência do CEDIR - USP e as sugestões da Profa Tereza Cristina Carvalho, da Escola Politécnica da USP? Justifique. Como esta experiência pode ser ampliada para outras universidades? Justifique.
Ao final do Relatório, destacar o tempo total que vc levou para realizar a atividade completa (itens 1 a 4), para ajudar no adequado planejamento da disciplina.
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* Apresentação de slides: Empresas e Sustentabilidade
* Orientações para o projeto aplicado da disciplina
Utilizaremos o Google Meet:Link:https://meet.google.com/prc-dqyu-aptAtividade da aula do dia 31 de março de 2020
• Em relação ao Caso da Empresa Natura:1.Comente e justifique sobre o Programa Carbono Zero que a empresa vem desenvolvendo há mais de uma década. Caracterize as interfaces que o Programa apresenta para as dimensões ambientais, sociais e econômicas.2.O uso de painéis fotovoltaicos para geração de energia é uma solução adequada no longo prazo? Discuta esta questão pensando o ciclo de vida total (do berço ao túmulo) do “painel solar”. O que a empresa Natura pode e deve fazer em relação a esta questão?( tarefa individual a ser entregue até 9 de abril de 2020)- Video: Natura é a empresa sustentável do ano
- Video: case Natura Sou
- Video Natura Carbono Neutro
Links dos videos da Natura para apoio às atividades da aula:https://www.youtube.com/watch?v=WN-_4foe9bEhttps://www.youtube.com/watch?v=F5MaFipe8-E&feature=youtu.behttps://www.youtube.com/watch?v=Lm8REPMhSvcTarefa: atividade referente à aula do dia 31 de março está com prazo de entrega prorrogado para 13 de abril.
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Reunião de orientação dos grupos
(20 mins cada 2 grupos)
Grupos 1 e 2 - 16h20 - 16h40
Grupos 3 e 4 - 16h40 - 17h00
Grupos 5 e 6 - 17h00 - 17h20
Grupos 7 e 8 - 17h20 - 17h40
Grupos 9 e 10 - 17h40 - 18h00
Utilizaremos o Google Meet:Link:https://meet.google.com/prc-dqyu-aptGrupo 1 9806717 Alisson Lovatto 9313631 Francisco Ambrosio Garcia 9368848 Jaime Cuesta Junior 9313516 Larissa Magalhães Lima 9039312 Victor de Mattos Arzolla Grupo 2 10352072 Brenda Jacomelli 10377740 Lais Santos de Lima 10310846 Lucas Jose da Costa 10310770 Otavio Cunha da Silva 10311002 Sofia Gelio da Silva Grupo 3 10311041 Julia Reis Céu 10351985 Beatriz Yamamoto Teodoro 10310954 Rodrigo de Abreu Boni 9313180 Gabriel Nicolas Barros Leal 10310398 Luiz Gustavo Martins Grupo 4 9299615 Bianca Barateli 8121177 Gabriela Barbieri Alvarez 9807103 Karina Yumi da Cruz 9313270 Marcela Alves Módolo 9313815 Isadora Zuccolotto Poggi Corrêa Grupo 5 9021372 Cesar Yudi Kuramoto 10377604 Vítor dos Reis 10310825 Lucas Rosa Santos 10310620 Eduardo Reis Cavalcante de Farias 9866465 Rodrigo Takashi Imafuko Grupo 6 10845082 Fabiana Toon de Araújo 10310609 Guilherme Martins Pereira 5347416 Pedro Turati de Oliveira 9807419 Vinicius Adolfo Pereira da Silva 10311490 David Zink Grupo 7 10748201 Camila Hiromi Tanaka 10821057 Vanessa de Cássia Alves 10679570 Godfred Assan 9807110 André Cardoso Truchlaeff Grupo 8 9807152 Carolina Barbosa Amaro Dias 9807399 Daniela Miura Tamiya 11316524 Lucas Baldin Patroni 9897971 Lucas Yuichi Nakata Grupo 9 9368869 Gabriel Viana Barreto Silva 9313332 João Gabriel Ali Siqueira 9898029 Bruno Freitas Vieira 9807340 Mateus Martelini Souza 9806662 André Riesco de Ávila -
Exemplo de aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental
Reunião de orientação dos grupos (15 mins cada grupo)
Grupo 6 -
Grupo 7 -
Grupo 8 -
Grupo 9 -
Grupo 10 -
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Reunião de orientação dos grupos na terça feira - 26 de maio de 2020
(20 mins cada )
Grupo 1 - 16h30 - 16h50
Grupo 2 - 16h50 - 17h10
Grupo 3 - 17h10 - 17h30
Grupo 4 - 17h30 - 17h50
Grupo 5 - 17h50 - 18h10
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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Reunião de orientação dos grupos na terça feira - 9 de junho de 2020
(20 mins cada )
Grupo 6 - 16h20 - 16h40
Grupo 7 - 16h40 - 17h00
Grupo 8 - 17h00 - 17h20
Grupo 9 - 17h20 - 17h40
Grupo 10 - 17h40 - 18h00
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom -
Reunião de orientação dos grupos na terça feira - 23 de junho de 2020
(20 mins cada )
Grupo 1 - 16h30 - 16h50
Grupo 2 - 16h50 - 17h10
Grupo 3 - 17h10 - 17h30
Grupo 4 - 17h30 - 17h50
Grupo 5 - 17h50 - 18h10
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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Reunião de orientação dos grupos na terça feira - 30 de junho de 2020
(20 mins cada )
Grupo 6 - 16h20 - 16h40
Grupo 7 - 16h40 - 17h00
Grupo 8 - 17h00 - 17h20
Grupo 9 - 17h20 - 17h40
Grupo 10 - 17h40 - 18h00
link do googlemeet: https://meet.google.com/fko-nrnh-nom
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O Projeto da Disciplina
Ler o texto Anexo 1. O documento traz diretrizes aos alunos da disciplina SHS0416 – 2020 para elaborar uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e de responsabilidade social para a Fábrica de Aquecedores Solares de Baixo Custo, a ser construída e operada pela EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, na comunidade de Felizópolis. Assim, o produto final deste projeto da disciplina é um relatório contendo uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental, conforme descrito no Item 7. deste documento.
Contexto
O prefeito do município de Sempre Feliz anunciou na semana passada duas macroações voltadas para reduzir o impacto da pandemia do COVID-19 na comunidade Felizópolis: (1) distribuição de caixas-d’água para moradores da comunidade que ainda não tenham o reservatório em seu imóvel; (2) instalação de aquecedores solares nas residências.
Este conjunto de ações emergenciais ocorrem para reduzir o impacto da pandemia do coronavírus na rotina dos cidadãos e será realizado em Felizópolis em razão de sua característica socioeconômica. Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar até os imóveis. Além disto, o gasto das famílias com energia elétrica é elevado, e o consumo dos chuveiros representa parte significativa do consumo mensal das famílias, impactando, portanto, no orçamento mensal. É a maior comunidade de baixa renda no município de Sempre Feliz, com uma população estimada em quase 60 mil moradores. “São as famílias de menor renda, as mais prejudicadas pela crise econômica”, segundo o prefeito da cidade.
A utilização de aquecedores solares de água em habitações de interesse social (HIS) é um tema cada vez mais presente na agenda de órgãos públicos e grandes construtoras, assim como programas habitacionais de diversos governos, também estão optando pela utilização de sistemas de aquecimento solar de água, afinal, a energia do sol é limpa, gratuita e indispensável. O aquecedor solar de água pode proporcionar uma economia média de 40% na conta de luz mensal das famílias beneficiadas, conforme seus hábitos de consumo.
A medida contribui diretamente com a proteção do meio ambiente, pois pode reduzir a demanda por energia elétrica nos horários de pico e a necessidade de instalação de novas usinas de geração de energia no país, diminuindo demanda por novas áreas a serem inundadas, no caso das hidroelétricas, e a pegada carbônica causada pela queima de combustíveis fósseis e a poluição, no caso das termoelétricas. Além disso, o dinheiro economizado pelos usuários vai movimentar a economia local.
O convênio da Prefeitura com a empresa EESF - Engenharia Elétrica Sem Fronteiras, prevê a construção e instalação de 2.000 mil kits de aquecedores solares. Os equipamentos serão instalados nas casas desta comunidade, seguindo critério de prioridade social (renda familiar; número de moradores; idade do responsável pela habitação; idade dos filhos, entre outros). Os recursos financeiros para esta parceria foram levantados por meio de esforços da empresa EESF junto a empresários da região, que entenderam fundamental apoiar a comunidade de Felizópis como parte de seus projetos de responsabilidade social. E para garantir uma maior eficiência da aplicação destes recursos na comunidade, exigiram da EESF a apresentação de uma proposta de sistema simplificado de gestão ambiental e responsabilidade social para a construção e instalação dos ASBC.
O prazo para construção e instalação é de 6 meses, com previsão de início logo após a finalização do período de isolamento social da COVID-19.
A prefeitura disponibilizou um galpão coberto (de 30m x 40m), com piso, banheiros, cozinha, uma área de estacionamento e acesso de veículos de carga, dentro da própria comunidade para a implantação da linha de produção.