Programação
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ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEMERM0107 - Políticas e Organização dos Serviços de Saúde - (2017 - Licenciatura)
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Prezados Estudantes, sejam bem vindos!
Esta disciplina pretende proporcionar a vocês oportunidades de aprendizado que potencializem o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) que possibilitem compreender o cenário sócio–político-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde; conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil; identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade; conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
Desejamos muito sucesso nesta etapa de trabalho e estudos!
Profs. Pedro Palha, Aline Monroe e Maria Eugênia Brunello.
Alunos PAE: Fernanda Bergamini e Pedro Bossonário.
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Nessa aula daremos início a Unidade I da disciplina.
Os objetivos desse encontro serão:
- Explicar o funcionamento geral da disciplina;
- Identificar aspectos do contexto social que influenciam as condições de vida dos indivíduos;
- Sensibilizar-se acerca das questões políticas e sociais que envolvem alguns grupos sociais.Para isso, a aula será dividida em três partes:
1° PARTE
- Apresentação da disciplina - atividades de avaliação, conteúdos e o cronograma de trabalho;
- Dinâmica de trabalho: constituição de 04 grupos com 10 alunos e 1 grupo com 9 aluno, que serão os mesmos do início ao final da disciplina;
- Orientação sobre as atividades a serem realizadas como requisitos para a avaliação da disciplina.
2° PARTE
Documentário: Meninas
- Apresentação do Documentário: “Meninas” – 70 min
- Durante o filme os alunos deverão levantar os aspectos principais presentes nas histórias de vidas das protagonistas presentes no documentário.
3ª PARTE
- Discussão em grande grupo sobre o documentário.
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Objetivos dessa aula serão:
- Identificar aspectos culturais e sociais que podem interferir no cuidado em saúde;
- Diferenciar assistência à saúde de cuidado em saúde;
- Identificar como a postura do profissional de saúde pode influenciar no cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social;
- Apreender sobre as diversidades, riscos e vulnerabilidades sociais.Para isso, faremos a leitura dirigida dos seguintes textos:
Bibliografia Básica:
Todos - "A Saúde e Seus Determinantes Sociais" - Paulo Marchiori Buss e Alberto Pellegrini Filho
Grupo 1- "O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde (o Caso da Dona Violeta)" - José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Grupo 2- "Diferença e interseccionalidade: notas para pensar práticas em saúde" - Luiz Mello; Eliane Gonçalves e "De uma branca para outra" - Eliane Brum
Grupo 3 – “Estado e políticas de equidade em saúde: democracia participativa?” (pag. 49 a 62) - Kátia Maria Barreto Souto, Ana Gabriela Nascimento Sena, Vinicius Oliveira de Moura Pereira, Lia Maria dos Santos e “Insistir na democracia" - Marco Aurélio Ribeiro
Grupo 4- “Sete considerações sobre saúde e cultura” - Gastão Wagner de Souza Campos e “Um arbitrário cultural” - Maria Alice Nogueira; Claúdio Marques M. Nogueira
Grupo 5- "O que é cidadania" (páginas 7 a 35) - Maria de Lourdes Manzini-Couvre
Todos os alunos deverão ler os textos, uma vez que subsidiarão a atividade que será realizada no próximo encontro.
Texto de apoio:
BERTOLLI FILHO, C. História da Saúde Pública no Brasil, São Paulo, 2001, 4º ed. Editora Ática.
Obs.: Utilizem os roteiros disponíveis para elaboração da apresentação e relatório.
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Nessa aula teremos como objetivo:
Apresentar a associação feita pelo grupo entre os aspectos do contexto social que podem influenciar a condição de vida de indivíduos e o papel do trabalhador de saúde frente a essa realidade;
Relacionar o texto a conhecimentos prévios, como a concepção de saúde-doença e o modelo de atenção à saúde.
As atividades dessa aula serão:
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10
minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta
para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 20
minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 30 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório (máximo 2 laudas) com a relação feita entre o documentário "Meninas" com o texto lido pelo grupo até dia 25/08/2017.
Obs.: Utilizem os roteiros disponíveis para elaboração da apresentação e relatório.
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10
minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta
para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 20
minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 30 minutos;
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Nessa aula daremos início a Unidade II.
Os objetivos da aula de hoje serão:
- Escolher uma população em situação de vulnerabilidade social para trabalhar durante a disciplina;
- Apresentar os motivos que levaram a escolha da população;
- Identificar os aspectos que tornam essa população vulnerável.A aula será dividida em quatro momentos:
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
- Os grupos devem descrever o que entendem sobre a população escolhida e o que moveu o grupo na escolha dessa população;
- Posteriormente, os grupos devem realizar uma busca de artigos ou textos e justificar sua escolha com base na literatura;
- Cada Grupo deve apresentar de forma oral a população escolhida e a justificativa para a escolha dessa temática.
- Populações sugeridas:
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas privadas de liberdade;
- População LGBTQIA;
- População negra;
- Profissionais do sexo;
- População rural;
- Populações de periferia;
- População usuária de drogas;
- População que vive com HIV;
- Pessoas com deficiência.
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
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Nesta aula teremos como objetivo:
- Relacionar os princípios e diretrizes do SUS ao cuidado da população escolhida pelo grupo.Para isso, serão feitas as seguintes leituras dirigidas:
Bibliografia básica:
TODOS - BRASIL. Constituição Federal. Capítulo 2: da Seguridade Social. 1988 e "O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios" - Jairnilson Paim, Claudia Travassos, Celia Almeida, Ligia Bahia, James Macinko.
Grupo 1 - "Atenção primária à saúde e a organização de redes regionais de atenção à saúde no Brasil" - Carmen Lavras
Grupo 2 - "Universalidade, integralidade, equidade e SUS" - Jairnilson Silva Paim e Lígia Maria Vieira da Silva_ - p. 109 a 114
Grupo 3 - "Perspectivas e desafios da gestão pública no SUS" - José Dínio Vaz Mendes, Olímpio J. Nogueira V. Bittar
Grupo 4 - "Operacionalizando as categorias acesso e descentralização na análise de sistemas de saúde" -Virginia Alonso Hortale; Manoela Pedroza; Maria Luiza Garcia Rosa
Grupo 5 - "Iniquidade e saúde: a determinação social do processo saúde-doença" - Rita Barradas Barata
Bibliografia complementar:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional, de
Assistência à Saúde. ABC do SUS: doutrinas e princípios. Brasília, 1990.
10p
- MATTA, Gustavo Corrêa. Princípios e Diretrizes
do Sistema Único de Saúde. In: MATTA, Gustavo Corrêa. Políticas de saúde:
organização e operacionalização do sistema único de saúde. / Organizado por
Gustavo Corrêa Matta e Ana Lúcia de Moura Pontes. Rio de Janeiro: EPSJV /
Fiocruz, 2007,61 – 80
- O SUS na Carta Capital
- FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. A cadeia do cuidado em saúde. Marins JJ, organizador. Educação, Saúde e Gestão. Rio de Janeiro, São Paulo: ABEM, Hucitec, p. 99-113, 2011
Obs.: Utilizem os roteiros disponíveis para elaboração da apresentação e relatório.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional, de
Assistência à Saúde. ABC do SUS: doutrinas e princípios. Brasília, 1990.
10p
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Nessa aula teremos como objetivos:
- Apresentar a associação entre os princípios e diretrizes do SUS e a sua influência sobre o cuidado em saúde da população escolhida;
- Associar as possíveis necessidades em saúde da população escolhida e o papel do trabalhador de saúde (enquanto trabalhador do SUS).As atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 20 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 30 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios do SUS e a população escolhida pelo grupo.
Obs.: Utilizem os roteiros disponíveis para elaboração da apresentação e relatório.
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 20 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 30 minutos;
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Nessa aula daremos início a Unidade III da disciplina.
Os objetivos da aula de hoje serão:
- Identificar, nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS, as propostas do governo para a população escolhida;
- Identificar se os princípios e diretrizes do SUS estão sendo contemplados nos instrumentos de planejamento e gestão, em relação a população escolhida.
- Apreender sobre a existência de políticas públicas voltadas para determinados grupos sociais.Para isso, vocês deverão buscar nas políticas públicas de saúde municipais as questões relacionadas aos princípios do SUS que fazem interface com a população escolhida pelo grupo. Além disso, busquem as diretrizes e políticas públicas de saúde nacionais e estaduais referente ao cuidado/assistência da população escolhida.
Bibliografia Básica (para todos):
- Plano Municipal de Saúde (2014-2017);
- Programações Anuais de Saúde: 2015 e 2016;
- Relatórios Anuais de Gestão: 2015 e 2016.
- Pautas e Atas do Conselho Municipal de Saúde – Pesquisar: de acordo com a população escolhida – se abordada ou não durante as reuniões do Conselho Municipal de Saúde.
Obs.: Utilizem o roteiro disponível para elaboração do relatório.
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Objetivos da aula:
- Vivenciar alguns aspectos relacionados à participação social no SUS;
- Identificar os espaços de participação social no SUS;
- Pontuar aspectos teóricos relacionados à construção do SUS e a importância da participação social.
- Relacionar a participação social no SUS e a possibilidade de propor políticas públicas de saúde para a população escolhida.Atividade realizada em sala de aula: Oficina de Participação social e representatividade na saúde (Conselho Municipal de Saúde);
- Bibliografia básica:
- Representação e representatividade no espaços de participação cidadã - Lizandra Serafim e Agnaldo dos Santos
- Participação popular e o controle social
como diretriz do SUS: uma revisão narrativa.
Bibliografia Complementar
- BRASIL. O
conselho de saúde. In: Orientações para conselheiros de saúde / Tribunal de
Contas da União. – Brasília: TCU, 4ª Secretaria de Controle Externo, 2010.
p.18-34.
- BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e
técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São
Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221. –
- RADIS. Conselhos de Saúde - Espaços de participação
social. n.81, p. 4-5, p.11, 2001. www.ensp.fiocruz.br/radis.
- RADIS. Comunicação em Saúde. Controle Social. n.144,
p.10-20, 2014. www.ensp.fiocruz.br/radis.
- RADIS. As vozes do Brasil. n 144, p. 10-17, 2014.
www.ensp.fiocruz.br/radis.
- Região e Redes. A saúde não cabe em uma caixa. 2015.
http://www.resbr.net.br/asaudenaocabeemumacaixa/
Sugestão de vídeo:
O que faz o Conselho Municipal de saúde: https://www.youtube.com/watch?v=vGEh5kV39Ok
PenseSUS | Conferências de Saúde | Lígia Bahia: https://www.youtube.com/watch?v=w_F-zFmdSVg
Obs.: Utilizem o roteiro disponível para elaboração do relatório.
- Representação e representatividade no espaços de participação cidadã - Lizandra Serafim e Agnaldo dos Santos
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Os objetivos desse encontro serão:
- Avaliar como a disciplina contribuiu para sua formação como enfermeiro;
- Avaliar como aconteceu o processo de construção do conhecimento de acordo com os temas e metodologias utilizadas durante as aulas.Para isso, serão feitas:
- Avaliação da disciplina;
- Avaliação individual da disciplina.
Obs: A disciplina não conta com avaliação cognitiva dos conteúdos abordados em sala de aula.