Programação
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ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEMERM0110 - Processo Saúde-doença: Modelos de Interpretação e Intervenção - 2017
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Leitura do texto para apoio às entrevistas.
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Realização das Entrevistas e preparação do material para apresentação
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Apresentação das entrevistas pelos subgrupos (5 minutos para cada grupo)
Síntese das discussões
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8h-9h30: aula sobre Modelos de Interpretação Unicausal
Leitura de apoio: (os alunos deverão vir com a leitura realizada)
THORWALD, Jurgeh. O século dos cirurgiões. – p. 223 – 246 (Mãos sujas)
Leitura Complementar:
SCLIAR, M. Do mágico ao social. A trajetória da Saúde Pública. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo, 2002.
BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica. In: FONSECA, A.F.; CORBO, A.M.D. (orgs) O território e o processo saúde doença. Rio de Janeiro. Escola Politécnica de Saúde João Venâncio. FIOCRUZ, 2007. p. 25-50.
10h-11h30 - Exercício em sala em grupos de 4 alunos: Roteiro para discussão em sala sobre o PSD sob a perspectiva unicausal
Síntese do texto indicado para ser entregue em 11/04/2017 (roteiro para leitura direcionada)BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica. In: FONSECA, A.F.; CORBO, A.M.D. (orgs) O território e o processo saúde doença. Rio de Janeiro. Escola Politécnica de Saúde João Venâncio. FIOCRUZ, 2007. p. 25-50
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8h-9h30 - Aula sobre o Modelo da História Natural das doenças e Níveis de Prevenção
Leitura de Apoio: os alunos deverão vir com a leitura realizada
LEAVELL, H.; CLARK, E.G. Medicina Preventiva. São Paulo, McGrawHill do Brasil: Rio de Janeiro, 1977.
10h-11h20 - Exercício em sala sobre febre amarela - Roteiro a ser trabalhado em sala - Grupo de 4 alunos
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8h às 9h30 - Filme Ilha das Flores - Discussão do filme - elaboração e entrega da síntese individual do filme
10h às 11h30 - Aula Modelo de Determinação Social do Processo Saúde- Doença
Material de Apoio:
Filme: A velha e a morte
COMISSÃO NACIONAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. 220 p.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/causas_sociais_iniquidades.pdf
BARATA, R. B. Desigualdades sociais e saúde. In: CAMPOS, G. W. S.; MINAYO, M. C. S.; AKERMAN, M.; DRUMOND JÚNIOR, M.; CARVALHO, Y. M. Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec/Editora Fiocruz, 2006. p. 457-486.
http://pt.scribd.com/doc/77957318/tratado-de-saude-coletiva
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8h - 9h - Aula: Modelo da Determinação Social - Sistema Único de Saúde e Atenção Primária em Saúde - bases histórico-conceituais e princípios
9h30 às 11h - Desenvolvimento de Exercício em sala de aula (grupos de 4 alunos) -
Realizar leitura do caso Dona Filomena, pg. 23 a 27 da referência abaixo e responder as questões anexas na sequência. Apresentação e discussão em sala e entrega do material produzido.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão da Educação na Saúde. Curso de Formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem - trabalho e relações na produção do cuidado em saúde. Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde/FIOCRUZ, 2005. Texto 1: Saúde e Doença: dois fenômenos da vida. p. 23-36. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/curso_facilitadores_unidade_trabalho.pdf11h as 11h20 - Orientação para preparação dos seminários sobre APS.
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8h às 10h - Seminários sobre a APS – bases conceituais e atributos da APS
Organização em 8 grupos de 10 alunos.
Cada grupo deverá selecionar um dos princípios da APS (primeiro contato, longitudinalidade, integridade, coordenação da atenção, focalização na família, orientação comunitária) e com o material de apoio organizar um seminário com a duração de no máximo 15 minutos trazendo o conceito que envolve o princípio/atributo da APS.
Dinâmica: apresentação de um atributo (ou princípio) da Atenção Primária em Saúde com base na leitura dos seguintes capítulos do livro "Atenção Primária - equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia" de Barbara Starfield.
Cada grupo terá 10 minutos para apresentar o atributo e os outros grupos identificam o atributo apresentado. A forma de apresentação fica a critério de cada grupo (pode ser dramatização, telejornal, apresentação de slides, dentre outras).Referência: STARFIELD, B. Atenção Primária à Saúde. Brasília, UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. Capítulos 1, 7,8,9,10,11.
10h as 11h20 - Estudo de caso sobre atributos da APS
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8h-10h- Avaliação de conteúdo da disciplina
10h-11h20 - Avaliação da disciplina