Programação
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ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEMERM0106 - Políticas e Organização dos Serviços de Saúde - (2017 - Bacharelado)
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RECADO!!!!
As reuniões do Conselho Municipal de Saúde (CMS) foram suspensas por um período de 60 dias, para que sejam feitas eleições gerais novamente. Isso ocorreu devido a um processo contra a comissão eleitoral, no qual o Ministério Público entendeu que as eleições foram irregulares.
Daremos noticias sobre o retorno das atividades do CMS.
Prezados Estudantes, sejam bem vindos!
Esta disciplina pretende proporcionar a vocês oportunidades de aprendizado que potencializem o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) que possibilitem compreender o cenário sócio–político-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde; conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil; identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade; conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
Desejamos muito sucesso nesta etapa de trabalho e estudos!
Profs. Pedro Palha, Aline Monroe e Tiemi Arakawa.
Alunos PAE: Fernanda Bergamini e Pedro Bossonário.
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Nessa aula daremos início a Unidade I da disciplina.
Os objetivos desse encontro serão:
- Explicar o funcionamento geral da disciplina;
- Identificar aspectos do contexto social que influenciam as condições de vida dos indivíduos;
- Sensibilizar-se acerca das questões políticas e sociais que envolvem alguns grupos sociais.Para isso, a aula será dividida em três partes:
1° PARTE
- Apresentação da disciplina - atividades de avaliação, conteúdos e o cronograma de trabalho;
- Dinâmica de trabalho: constituição de 08 grupos (10 alunos cada) que serão os mesmos do início ao final da disciplina;
- Orientação sobre as atividades a serem realizadas como requisitos para a avaliação da disciplina.
2° PARTE
Documentário: Meninas
- Apresentação do Documentário: “Meninas” – 70 min
- Durante o filme os alunos deverão levantar os aspectos principais presentes ao longo da história.
3ª PARTE
- Discussão em grupos sobre o documentário – produção de cartaz (50min) – apresentação para a sala (5min/grupo);
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Os objetivos dessa aula serão:
- Identificar aspectos culturais e sociais que podem interferir no cuidado em saúde;
- Diferenciar assistência à saúde de cuidado em saúde;
- Identificar como a postura do profissional de saúde pode influenciar no cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social;
- Apreender sobre as diversidades, riscos e vulnerabilidades sociais.Para isso, faremos a leitura dirigida dos seguintes textos:
Bibliografia Básica:
Todos: A Saúde e seus Determinantes Sociais - Paulo M. Buss e Alberto Pellegrini Filho
Grupo 1- O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde (o Caso da Dona Violeta) - José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Grupo 2- O Direito à Saúde (Sueli Gandolf Dallari)
Grupo 3 – “Estado e políticas de equidade em saúde: democracia participativa?” (pag. 49 a 62) (Kátia Maria Barreto Souto, Ana Gabriela Nascimento Sena, Vinicius Oliveira de Moura Pereira, Lia Maria dos Santos) e “Insistir na Democracia” (Carta Capital)
Grupo 4- “Sete considerações sobre saúde e cultura” (Gastão Wagner de Souza Campos) e “Um arbitrário cultural” (Maria Alice Nogueira; Claúdio Marques M. Nogueira)
Grupo 5- "O que é cidadania" (livro - Maria de Lourdes Manzini-Couvre - páginas 7 a 35)
Grupo 6 – Saúde Cidadania e democracia (José Gomes Temporão, Liliane Mendes Penello) e Saúde, Cidadania e Desenvolvimento (Amélia Cohn)
Grupo 7 – Risco ou vulnerabilidade social? (Rosane Janczura)
Grupo 8 – “Diferença e interseccionalidade: notas para pensar práticas em saúde” (Luiz Mello; Eliane Gonçalves) e “De uma branca para outra” (Eliane Brum)
Texto de apoio:
BERTOLLI FILHO, C. História da Saúde Pública no Brasil, São Paulo, 2001, 4º ed. Editora Ática. Páginas 5-48.
Todos os alunos deverão ler os textos, uma vez que subsidiarão a atividade que será realizada no próximo encontro.
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Nessa aula teremos como objetivo a apresentação da associação feita pelo grupo entre os aspectos do contexto social que podem influenciar a condição de vida de indivíduos e o papel do trabalhador de saúde frente a essa realidade. Além disso, devem relacionar o texto a conhecimentos prévios, como a concepção de saúde-doença e o modelo de atenção à saúde.
As atividades dessa aula serão:
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre o documentário "Meninas" com o texto lido pelo grupo até dia 25/08/2017.
Obs.: Lembrem-se que todos os relatórios devem ser postados em Word, com a fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas.
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
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Nessa aula daremos início a Unidade II da disciplina.
Os objetivos da aula de hoje serão:
- Escolher uma população em situação de vulnerabilidade social para trabalhar durante a disciplina;
- Apresentar os motivos que levaram a escolha da população;
- Identificar os aspetos que tornam essa população vulnerável.A aula será dividida em quatro momentos:
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
- Os grupos devem descrever o que entendem sabem sobra a população escolhida e o que moveu o grupo na escolha dessa população;
- Posteriormente, os grupos devem realizar uma busca de artigos ou textos e justificar sua escolha com base na literatura.
- Cada Grupo deve apresentar (oral) a população escolhida e a justificativa para a escolha dessa temática;
- Sugestão de população:
· Pessoas em situação de rua;
· Pessoas privadas de liberdade;
· População LGBTQIA;
· População negra;
· Profissionais do sexo;
· População rural;
· Populações de periferia;
· População usuária de drogas;
· População que vive com HIV;
· Pessoas com deficiência;
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
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Nesta aula teremos como objetivo:
- Relacionar os princípios e diretrizes do SUS ao cuidado da população escolhida pelo grupo.Para isso, serão feitas as seguintes leituras dirigidas:
Bibliografia básica:
Todos - BRASIL. Constituição Federal. Capítulo 2: da Seguridade Social. 1988.
Grupo 1 - Atenção primária à saúde e a organização de redes regionais de atenção à saúde no Brasil (Carmen Lavras)
Grupo 2 - Universalidade, integralidade, equidade e SUS. (Jairnilson Silva Paim e Lígia Maria Vieira da Silva_ - p. 109 a 114
Grupo 3 - Perspectivas e desafios da gestão pública no SUS. (José Dínio Vaz Mendes, Olímpio J. Nogueira V. Bittar)
Grupo 4 - Operacionalizando as categorias acesso e descentralização na análise de sistemas de saúde. (Virginia Alonso Hortale; Manoela Pedroza; Maria Luiza Garcia Rosa);
Grupo 5 - Iniquidade e saúde: a determinação social do processo saúde-doença (Rita Barradas Barata);
Grupo 6 – O SUS na Carta Capital;
Grupo 7 – O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. (Jairnilson Paim, Claudia Travassos, Celia Almeida, Ligia Bahia, James Macinko);
Grupo 8 – A cadeia do cuidado em saúde (Laura Camargo Macruz Feuerwerker)
Bibliografia complementar:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional, de Assistência à Saúde. ABC do SUS: doutrinas e princípios. Brasília, 1990. 10p
- MATTA, Gustavo Corrêa. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde. In: MATTA, Gustavo Corrêa. Políticas de saúde: organização e operacionalização do sistema único de saúde. / Organizado por Gustavo Corrêa Matta e Ana Lúcia de Moura Pontes. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007,61 – 80.
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Nessa aula teremos como objetivos:
- Apresentar a associação entre os princípios e diretrizes do SUS e a sua influência sobre o cuidado em saúde da população escolhida;
- Associar as possíveis necessidades em saúde da população escolhida e o papel do trabalhador de saúde (enquanto trabalhador do SUS).As atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios do SUS e a população escolhida pelo grupo.
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
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Nessa aula daremos início a Unidade III da disciplina.
Os objetivos da aula de hoje serão:
- Identificar, nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS, as propostas do governo para a população escolhida;
- Identificar se os princípios e diretrizes do SUS estão sendo contemplados nos instrumentos de planejamento e gestão, em relação a população escolhida.
- Apreender sobre a existência de políticas públicas voltadas para determinados grupos sociais.Para isso, vocês deverão buscar nas políticas públicas de saúde municipais as questões relacionadas aos princípios do SUS que fazem interface com a população escolhida pelo grupo. Além disso, busquem as diretrizes e políticas públicas de saúde nacionais e estaduais referente ao cuidado/assistência da população escolhida.
Bibliografia Básica (para todos):
- Plano Municipal de Saúde (2014-2017);
- Programações Anuais de Saúde: 2015 e 2016;
- Relatórios Anuais de Gestão: 2015 e 2016.
- Pautas e Atas do Conselho Municipal de Saúde – Pesquisar: de acordo com a população escolhida – se abordada ou não durante as reuniões do Conselho Municipal de Saúde.
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Os objetivos dessa aula serão:
- Apresentar as propostas do governo, identificadas nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS, para a população escolhida;
- Apresentar os princípios e diretrizes do SUS que foram contemplados e aqueles que não foram considerados nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS, em relação à população escolhida;
- Apresentar as diretrizes e políticas públicas de saúde (nacional e estadual) encontradas pelo grupo para a população escolhida;
- Apresentar três propostas do grupo para serem inseridas no planejamento do SUS, em relação à população escolhida.
As atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade III: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios e diretrizes do SUS, as políticas públicas de saúde (nacional e estadual) encontradas e a análise das propostas do governo para a população escolhida contidas no material disponibilizado na plataforma (Plano Municipal de Saúde, Programações Anuais e Relatórios de Gestão). Enviei também as três proposta elaboradas pelo grupo para a população escolhida, para serem inseridas no planejamento de saúde. (3 laudas)
- Apresentação de trabalho referente a Unidade III: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
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Nessa aula daremos início a Unidade IV da disciplina.
Os objetivos da aula de hoje serão:
- Identificar os espaços de participação social no SUS;
- Relacionar a participação social no SUS e a possibilidade de propor políticas públicas de saúde para a população escolhida.
Para isso, vocês farão a leitura dirigida dos seguintes textos sobre Participação Social:
Bibliografia básica:
- Grupo 1 - Representação e representatividade no espaço de participação cidadã (Lizandra Serafim e Agnaldo dos Santos);
- Grupo 2 - O conselho de saúde. In: Orientações para conselheiros de saúde / Tribunal de Contas da União. – Brasília: TCU, 4ª Secretaria de Controle Externo, 2010. p.18-34.
- Grupo 3 - Conselhos de Saúde - Espaços de participação social. RADIS, n.81, 2001.
- Grupo 4 – A participação da sociedade Civil na Democratização do setor saúde no Brasil. (Claudio Valdivino e Silva)
- Grupo 5 - Guerreiro do SUS, comunicai-vos! RADIS, n42, 2006.
- Grupo 6 – As vozes do Brasil. RADIS, n 144, p. 10-17, 2014.
- Grupo 7 – A saúde não cabe em uma caixa. 2015.
- Grupo 8 – Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa
Bibliografia complementar:
- BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
Sugestão de vídeo:
PenseSUS | Conferências de Saúde | Lígia Bahia
**Lembrem-se que temos um texto que deve ser lido para a próxima aula (13/10/2017) - "Democracia Participativa e Controle Social na Saúde", páginas 7 a 11 e 34 a 52. **
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Os objetivos para essa aula serão:
- Vivenciar alguns aspectos relacionados à participação social no SUS;
- Pontuar aspectos teóricos relacionados à construção do SUS e a importância da participação social;
- Relacionar a participação social no SUS e a possibilidade de propor políticas públicas de saúde para a população escolhida.
Para isso, faremos uma atividade em sala de aula, em formato de oficina de Participação social e Representatividade.
Lembrem-se que todos devem ter lido o texto da bibliografia básica antes de vir para a aula.
- Democracia Participativa e controle social em saúde (Ana Maria Costa e Natalia Vieira) - Páginas 7-11 e 34-52.
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Os objetivos dessa aula serão:
- Apresentar o papel da participação social na construção de políticas públicas para a saúde;
- Apresentar a associação entre a participação social da população escolhida e a construção das políticas públicas de saúde voltadas para esse grupo de pessoas;
- Apresentar o papel que o trabalhador de saúde poderia ter frente à construção de políticas públicas para a população escolhida.Para isso, as atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade IV: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios do SUS, a importância da participação social na saúde e a proposição de políticas públicas que tenham como alvo a população escolhida pelo grupo (3 laudas).
- Apresentação de trabalho referente a Unidade IV: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
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Os objetivos desse encontro serão:
- Avaliar como a disciplina contribuiu para sua formação como enfermeiro;
- Avaliar como aconteceu o processo de construção do conhecimento de acordo com os temas e metodologias utilizadas durante as aulas.Para isso, serão feitas:
- Avaliação da disciplina;
- Avaliação individual da disciplina.