Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
Diferenciar e analisar as diferentes concepções pedagógicas que marcaram o século XX e as tendências dos paradigmas didático-pedagógicas do Século XXI, considerando os aspectos históricos e sociais, bem como as escolas de ensino fundamental e médio. Analisar o quadro conceitual, marco-teórico, relacionado à Educação e à Saúde, tendo em vista a função educativa do enfermeiro no ensino, pesquisa e a na extensão, destacando o significado desses conceitos na teoria e na prática profissional do enfermeiro docente.
Propiciar ao futuro enfermeiro professor identificar problemas de educação para a saúde dentro de uma perspectiva progressista, crítico-social junto aos escolares de Ensino Básico, favorecendo o desenvolvimento do processo educativo tendo em vista a prática docente e a implicação de tecnologias/estratégias e recursos didáticos aplicados no cotidiano escolar.
Proporcionar ao aluno o contato com diferentes opções de abordagens para a coleta de dados qualitativos no âmbito da saúde e da saúde mental Refletir sobre as interfaces entre as técnicas de coleta de dados qualitativos e respectivos referenciais teóricos Aprofundar os estudos acerca da pesquisa qualitativa em saúde e sua adequação às questões do campo simbólico humano e à dimensão psicossocial. Discutir as propostas para a coleta e análise dos dados qualitativos de acordo com os objetos de estudo dos projetos de pesquisa dos alunos da Pós-Graduação
Promover o estudo e o debate acerca da construção histórico-social do conceito de loucura, doença mental, saúde mental e sofrimento psíquico Estudar a constituição de saberes e práticas de apreensão da loucura Identificar através do estudo teórico, dos seminários e discussões processos de exclusão social Aprofundar os estudos acerca dos instrumentos/saberes incorporados pelos serviços e pelo ensino no contexto da reforma psiquiátrica Refletir sobre as atuais políticas de saúde mental e seus desdobramentos no contexto da prática: atenção básica de saúde, serviços comunitários de saúde mental e atenção integral em álcool e outras drogas.
Trabalhar com os alunos de graduação, o processo em saúde preparando-os para o desenvolvimento da função educativa do enfermeiro, tendo em vista, a importância desse processo na sua formação, seja no ensino, na pesquisa e na extensão, nos três níveis de atenção, voltado a todas às fases do ciclo vital.
Favorecer a compreensão do processo de elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola de educação profissional em enfermagem.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.

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