Enf Materno-infantil e Saúde Pública
1. Levar os alunos a conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo, os indicadores de saúde e os fundamentos do processo saúde-doença, tendo por base o método epidemiológico.
2. Introduzir os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica utilizando metodologia proposta por Duncan & Schimidt.
3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica, esperando-se, ao final do curso, que os alunos estejam aptos a reconhecer e aplicar os pressupostos inerentes à Epidemiologia Descritiva.
- Docente: Luana Seles Alves
- Docente: Ricardo Alexandre Arcencio
- Docente: Thaís Zamboni
- Docente: Tiemi Arakawa
1. Levar os alunos a conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo, os indicadores de saúde e os fundamentos do processo saúde-doença, tendo por base o método epidemiológico.
2. Introduzir os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica utilizando metodologia proposta por Duncan & Schimidt.
3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica, esperando-se, ao final do curso, que os alunos estejam aptos a reconhecer e aplicar os pressupostos inerentes à Epidemiologia Descritiva.
- Docente: Luana Seles Alves
- Docente: Ricardo Alexandre Arcencio
- Docente: Thaís Zamboni
- Docente: Tiemi Arakawa
1. Analisar a partir da teoria do trabalho de Karl Marx a suficiência atual de seu paradigma na compreensão dos distintos formatos dos processos produtivos.
2. Discutir os paradigmas que têm permitido compreender os processos de trabalho em saúde em suas possibilidades tecnológicas de transformação no cotidiano dos serviços.
3. Conhecer a atual produção das teorias gerenciais como possibilidades de introduzir novos elementos analíticos.
- Docente: Cinira Magali Fortuna
- Docente: Silvana Martins Mishima
- Docente: Silvia Matumoto